A importância dos livros na minha vida

Como a maioria dos alunos, eu não gostava muito de ler. Mas...

iStock

Minha história tem um começo tão comum quanto à de qualquer outro aluno de Administração. Sempre fui um estudante que cumpria com todos os deveres, não atrasava a entrega dos trabalhos, na maioria das vezes tirava boas notas e não costumava conversar muito. Porém, essa dedicação parava dentro da sala de aula.

Como a maioria dos alunos, eu não gostava muito de ler, principalmente se o assunto em questão se enquadrasse naquela parte dos planos de aula chamada de “leitura complementar”. Meu pensamento limitante era forte demais. Ler livros me dava sono, me entediava, aquela vida de letras miúdas definitivamente não era para mim.

Porém, as matérias foram passando e eu fui amadurecendo, ainda bem! Minha crença limitante de que a leitura era um mal necessário estava começando a perder força, eu só precisava de um empurrãozinho para começar a mudar minha mentalidade, e ele veio.

Certo dia, navegando na internet, li uma matéria em um portal de negócios que dizia que a maioria dos profissionais bem sucedidos da área de gestão possuía uma característica em comum. Pelo caminhar da história, não é muito difícil de imaginar qual é, não é mesmo? Ponto para quem pensou no hábito da leitura de livros.

A ficha finalmente caiu e já no outro dia eu estava na livraria pronto para comprar o meu primeiro exemplar: O monge e o executivo, de James Hunt. Livro fino, de leitura fácil e agradável, como todo livro para o público iniciante deve ser. Mesmo assim, ainda demorei muito para terminá-lo, cerca de 3 meses, mas pelo menos já era um começo.

Com o tempo, comecei a perceber que para ler muitos livros, além de ter disciplina, eu precisaria de um bom método. Dessa forma, eu mesmo resolvi desenvolver um. Ele funciona mais ou menos assim:

Número de páginas por dia

Se um livro de negócios possui em média 250 páginas, para conseguir ler 3 livros por mês, bastaria que eu me dedicasse a ler 25 por dia, o que tomaria cerca de 45 minutos do meu tempo, todos os dias. Em um ano, essa conta totalizaria 36 livros, ou seja, um número bem acima da média do leitor brasileiro, acostumado a ler de 4 a 5 livros por ano.

Impactos em sala

De volta ao assunto faculdade, no último ano do curso, agora com a bagagem de ter lido algumas dezenas de obras, eu percebi que estava participando mais das aulas, meus argumentos em discussões com os professores eram sempre embasados em teorias e citações, e os “achismos”, sem que eu percebesse, começaram a desaparecer do meu vocabulário.

Mas os benefícios da leitura intensiva não param por aí. Além do meu raciocínio dentro e fora das aulas ter ficado mais rápido, meu senso crítico também se desenvolveu. Hoje, por exemplo, consigo perceber de forma nítida quando um palestrante não sabe sobre o que está falando e, acreditem, não são poucos os que agem assim.

O engraçado nisso tudo é que passados alguns anos após me formar, me tornei professor, e a leitura tornou-se fundamental para que eu consiga exercer minha profissão da melhor maneira possível. Porém, mesmo que tivesse escolhido outro caminho profissional, creio que inevitavelmente minha paixão pelos livros seria a mesma.

Devido a minha exposição na rede, algumas pessoas costumam me perguntar se eu tenho algum conselho para dar a quem está iniciando o curso de Administração. Sim, eu tenho. Comece a adquirir o hábito de ler livros o mais cedo possível, porque quanto antes começar, maior será sua vantagem competitiva ao se formar.

Olhando para trás, hoje eu posso dizer que foi de texto em texto que consegui montar e manter um blog atualizado diariamente, e foi através dele que consegui fazer diversos contatos profissionais. Foi de resenha em resenha que consegui chegar à função de colunista do portal Administradores, o maior portal de Administração do Brasil. E é de livro em livro que venho tentando conquistar um futuro profissional melhor. Um passo de cada vez.

A todos que estão começando essa jornada, meu boa sorte, e se precisarem de dicas de livros, contem comigo!

Avalie este artigo:
(68)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: leitura, carreira, livros, administração, faculdade, curso

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração