Mais comentada

A Síndrome do Vidro de Palmito

Como Líder, você sabe reconhecer o esforço da sua equipe? Ou sofre da Síndrome do Vidro de Palmito?

Domingo pela manhã, a avó vai começar a preparar aquela maionese para o almoço em família, e tenta abrir o vidro de palmito sem sucesso. Chama a filha, que faz uma força imensa e nada. Vem a neta, o marido, o cunhado, nada. A tia aparece com um pano de prato para enrolar e ajudar. Nada.

Aí chega o Tiago, sobrinho, com ares de marombado de academia, e em único movimento, abre o vidro. Ahhhh, alívio geral. Esse menino é forte mesmo hein? E Tiago estufa o peito, levando o crédito pelo feito excepcional – salvou o almoço de domingo.

Eu já vi isso acontecer em muitas equipes. O foco é só no resultado final, relevando o esforço coletivo para chegar à meta.

Ora, depois que cada pessoa fez uma parte do esforço, movimentando a tampa nem que fosse só um pouquinho, fica muito mais fácil para chegar alguém e “resolver o problema”, levando o crédito pelo resultado.

Trabalhar em equipe e obter o resultado desejado, demanda reconhecer o esforço de todos, ainda que a atividade não seja glamorosa e não apareça diretamente.  Temos muitos carregadores de piano trabalhando muito e bem, para que apenas alguns pianistas recebam os aplausos.

Como Líder, não caia na armadilha de dar o tapinha apenas nas costas do Tiago. A sua maionese pode desandar!

 

Celia Spangher é Headhunter e Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores

http://celiaspangher.com.br

https://www.facebook.com/spanghercelia

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: carreira esforço coletivo foco no resultado liderança reconhecimento trabalho em equipe