Mais comentada

A valorização do profissional de Administração

Os profissionais da área de Administração são muito importantes para a sociedade, mas acabam por não valorizar sua profissão. As faltas de oportunidades e o status de outros cursos faz da graduação em Administração, um curso desvalorizado. No entanto, os profissionais e estudantes desta área acabam esquecendo que, assim como em outros cursos, o mais importante é ser persistente para conseguir o que se almeja

Taila Ariana,

A Administração é a base de uma sociedade. O que seria das empresas sem um profissional que analisasse investimentos, que fizesse a gestão das compras, recursos humanos, logística, ...? Provavelmente, muitas empresas teriam resultados insatisfatórios ou mesmo, acabariam falindo.

O curso de Administração é conhecido como o curso que atrai alunos que tem vinculação com empresas familiares (normalmente os pais são os donos) ou que desconheçam sua vocação. Em alguns casos pode-se dizer que isso realmente acontece, mas não é possível generalizar.

O próprio estudante de Administração acaba por inferiorizar seu curso frente a outros que possuem maior status ou que apresentem mais chances de trabalho na área. E este comportamento acaba gerando uma situação negativa: a desvalorização deste curso superior.

Infelizmente as possibilidades de trabalho como Administrador de fato não são tão grandes quanto gostaríamos, principalmente quando se trata de pequenas cidades. Essa situação decorre, principalmente, da falta de obrigação da existência de um profissional da área para a gestão das empresas. Se esta situação mudasse, provavelmente, a demanda para este profissional seria muito maior.

Mas não podemos desanimar, pois em contraponto a falta de obrigatoriedade de um Administrador, se apresentam muitas outras oportunidades na coordenação e gestão de setores em pequenas ou grandes organizações. Assim como em qualquer outro curso, é necessário ter perseverança e persistência, além de atualizar-se constantemente.

Em suma, a valorização da profissão começa pelos próprios estudantes e profissionais, que devem acreditar e difundir esta ideia. Por exemplo, se fazermos propaganda negativa para uma empresa, qual será o resultado disso? Com certeza será ruim. O mesmo ocorre com as profissões, quanto mais desvalorizarmos a Administração, menos importância teremos na sociedade. Então, comece hoje, comece por você!

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.