Administração : profissional ou pessoal.

A administração vai além do seu conceito próprio. Pois ela está inserida indiretamente em tudo que fazemos, está relacionada ao contexto em que estamos inseridos em todos os momentos da nossa vida.

O que significa administrar? Esta seria uma resposta muito ampla, porém muito importante, administrar sua própria vida, ou seja, gerenciar as relações familiares, seus amigos, seus recursos finananceiros, seu convívio social e sua vida profissional,carreira, sucesso,crescimento, seu bem estar,e seus conflitos interiores, as emoções. Enfim equilibrar as responsabilidades impostas pela vida.

 

Para alguns fazer todas estas atividades é extremamente difícil, pois algumas pessoas não tem o perfil para gerenciar e controlar seus recursos e acabam passando por uma série de dificuldades no decorrer de suas vidas, outras porém, tiram de letra tal função, estas pessoas são bem sucedidas em suas vidas, têm progresso e carreiras brilhantes. Mas qual seria a relação entre a vida pessoal e a profissional?É simples. Pois administrar a vida é o mesmo que administrar uma empresa. E esta resposta deve ser levada em consideração pelas grandes empresas, que buscam cada vez mais contratar profissionais competentes, visionários. Uma pessoa que sabe administrar positivamente sua vida pessoal certamente será um excelente gestor em sua empresa, pois já possue as habilidades necessárias. Então você que contrata um gestor pense nisso quando for contratar alguém que vai ocupar um cargo de destaque. Assim sendo é fundamental invetigar os antecedentes do candidato. Saber como é sua vida pessoal, como foi seu desempenho nas empresas onde atuou, seu relacionamento com os colaboradores no geral.

Após averiguar os fatos, pode-se passar a responsabilidade de gerenciar uma organização. Para tanto é importante lembrar que, gerir uma empresa é ter que administrar o todo. E para que tal atividade seja executada é necessário que a pessoa encarregada tenha uma série de habilidades específicas que lhe possibilitam pôr em pratica as ferramentas utilizadas na administração como: analise de dados, planejamentos estratégicos, projeções dos resultados, equilíbrio operacional,etc. Ser gestor é liderar, é mostrar o caminho a ser seguido, ser proativo, suas atitudes determinam o sucesso da organização, porém, é através do seu comportamento no cotidiano da empresa, que se for positivo ele é visto como um modelo a ser seguido, do contrário é mal visto pelos subordinados, o que prejudica o rendimento geral da organização. Ele é responsável por fazer com que sua equipe seja produtiva e eficiênte para que os resultados sejam sempre positivos.

As relações humanas são de sua importância dentro de uma empresa, saber lidar com diferentes tipos de personalidades em harmonia, para construir uma relação de confiança profissioanal é um diferencial competitivo e é estimulante no âmbito geral.

Ao longo da vida, nós seres humanos temos que administrar situações de conflito, e procurar solucionar da melhor forma possível, assim como nas empresas. Onde o gestor atráves da sua visão empresarial administra os conflitos do dia a dia, para atingir as metas e os resultados.

Esta profissão é exercida nas empresas administrativas, porém, seus conceitos são aplicados nas demais profissões, como por exemplo:enenheiros,arquitetos,médicos, etc. Que tendem a gerenciar as circunstâncias que lhes são propostas através de suas escolhas. Assim como na vida.

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