Mais comentada

Aprendendo a liderar com os super-heróis

O que será que os super-heróis podem nos ensinar sobre as características necessárias a um bom líder

As características de liderança nunca foram tão desejadas pelo mercado e empresas como hoje, mas infelizmente temos muito chefe pra pouco índio.

Eu particularmente acredito em liderança compartilhada sendo assim as pessoas não são lideres, mas estão lideres. Tornando assim a liderança num desafio diário.

Todos nós lidamos com situações que envolvem o desenvolvimento da equipe e dos seus indivíduos, isto não cabe apenas á liderança. Pense na equipe como um organismo vivo que precisa ser alimentado de conhecimento, educado para desenvolver novos talentos, crescer e ser direcionado ao seu objetivo sem isso a equipe corre o risco de morrer.

Basicamente o trabalho de um bom líder é desenvolver pessoas alinhadas a um objetivo em comum. Parece simples, mas não é fácil.

O que será que os super-heróis podem nos ensinar sobre as características necessárias a um bom líder:

1. Ter conhecimento sobre os seus colaboradores

O professor Xavier nos ensina a ser focado nos talentos e no desenvolvimento de cada membro da equipe sabendo das diversidades inerentes a cada individuo. Também se destaca por estar à disposição para auxiliar e ensinar a equipe através de uma comunicação clara e objetiva facilitando assim o feedback.

Conhece muito bem a sua equipe que até parece que pode ler o pensamento de cada um deles conseguindo assim assumir o papel de Coach que estimula o colaborador a buscar e implementar as soluções necessárias para alcançar os seus objetivos.

2. Saber formar e engajar a equipe

O Superman sem duvida é o membro mais poderoso em todos os sentidos na Liga da Justiça, talvez em todo o universo dos quadrinhos mesmo assim ele se uniu com outros heróis, delegou missões e fez da liga da justiça um dos times de super-heróis mais bem sucedidos.

Formar uma equipe de sucesso exige sensibilidade em colocar pessoas diferentes com talentos complementares trabalhando juntas para alcançar resultados excepcionais sem que haja conflitos pessoais intransponíveis.

Delegar tarefas é uma das tarefas mais estratégicas e difíceis na liderança, pois exige adequar a tarefa ao perfil comportamental de cada colaborador, ou seja, aquele que é mais rápido, o detalhista, o especialista, o técnico, mas não se esquecendo de sempre acompanhar a sua equipe com o andamento das tarefas, lhes dando suporte e treinamento para que sejam bem sucedidos na realização do que foi pedido. Lembre-se que ao delegar você está oportunizando ao individuo o desenvolvimento de determinada habilidade.

Ser líder tem a ver com gestão não em saber fazer todas as atividades melhor que os membros da equipe.

3. Ter força e energia para motivar a equipe.

O Hulk é o álter ego de Bruce Banner um gênio em física nuclear que atualmente consegue controlar o Hulk agindo com inteligência e assim fazendo melhor uso de suas habilidades e força.

Hulk é conhecido pela sua força descomunal que aumenta gradativamente e ilimitadamente, ou seja, quanto mais desafiado mais força e energia ele possui.

O líder deve ter essa energia de motivar a sua equipe quanto mais difícil estiver o cenário ao seu redor para atingir os resultados. O líder tem que se transformar num monstro de motivação contaminando os membros da sua equipe.

4. Ser bem humorado

Um grande líder não necessita ser carrancudo para ser respeitado. Pesquisas já comprovaram que trazer leveza ao ambiente de trabalho gera produtividade.

Ter alguém que anima a equipe como o Homem Aranha é sempre bom, você já percebeu que qualquer que seja o problema que esteja enfrentando ele sempre encontra uma situação para exercer o seu bom humor?

Encontrar boas palavras sempre que necessário ajuda a equipe a não se levar tão a serio e com isso aprender com seus erros sem traumatizar-se.

O bom humor recarrega as energias, diminui a tensão em momentos de conflitos fazendo com que as pessoas se desliguem por alguns momentos do problema oxigenando o cérebro criando assim novas rotas de criatividade.

Além disso, rir libera a endorfina que eleva a autoestima, reduz sintomas depressivos e diminui a ansiedade.

5. Ter um plano de ação definido

O líder deve saber planejar e traçar estratégias de gestão eficazes.

O Batman nunca estrou no covil de um vilão antes de ter um plano de ação definido.
Num dos seus embates com o Coringa a SWAT estava pronta para invadir um prédio com reféns, mas o Batman os impediu e descobrindo que o Coringa havia vestido os reféns de bandidos e os bandidos de reféns com isso ele evitou um banho de sangue além de acabar com o plano do seu arqui-inimigo.

Um bom líder consegue antecipar os problemas e obstáculos para que não seja pego de surpresa além de ser franco com a sua equipe quanto a sua estratégia.

6. Ser rápido

Velocidade, agilidade e foco são características desejáveis num líder. Ninguém melhor do que o Flash para falarmos sobre isso. O Flash é velocidade pura.

Um líder não deve postergar respostas ou relutar em resolver situações difíceis, pois isso pode se tornar uma “bola de neve”. O senso de urgência do líder faz uma enorme diferença em sua gestão.

Uma maneira rápida de melhorar a sua velocidade de liderança é analisar menos os detalhes e seguir mais a sua intuição.

Imagine a velocidade do pensamento do Flash, se ele pensasse como um ser humano comum sua velocidade de nada valeria então ele pensa tão rápido quanto corre.
Do mesmo modo um líder deve pensar tão rápido quanto o maior dos seus desafios.

7. Ser referência para a equipe.

O Capitão América é reconhecido pelos seus valores enraizados e pelo senso de justiça tanto que se tornou o líder dos Vingadores.

Fazer a coisa certa e manter seus valores diferencia um bom líder dos demais para isso ele deve conquistar o respeito das pessoas defendendo a justiça e os valores éticos a todo custo, mesmo que isso custe méritos na empresa, clientes ou membros da sua equipe.

Seguindo os seus valores morais o Capitão América entrou em conflito com o governo americano (sua empresa) e seus colegas liderados pelo Homem de ferro por ser contra "Acordo de Sokovia" uma lei para regulamentar a ação dos heróis com isso iniciando a Guerra Civil.

Ambas as equipes seja a do Capitão América: Falcão, soldado invernal, homem formiga, feiticeira escarlate e gavião arqueiro ou a do Homem de Ferro: Maquina de combate, visão, viúva negra, pantera negra e homem aranha acreditavam nos valores de seus líderes e por isso o seguiram para a batalha.

8. Possuir poder de recuperação

Ao falar sobre a lição de liderança de Wolverine seria muito mais logico falar o que não deve ser feito já que ele é o exemplo da rebeldia no universo X-men, um lobo solitário, mal humorado, impaciente, antissocial, avesso à hierarquia e ao trabalho em equipe.
Mas a sua grande lição para a liderança é o seu fator de cura que no ambiente corporativo podemos chamar de resiliência.

Todo o líder cedo ou tarde irá fracassar. Isto é um fato. Este com certeza será o momento em que podemos separar a jornada dos grandes lideres dos demais. Muito dos lideres que fracassam perdem parte da sua autoconfiança e não conseguem mais superar o fato.

Ao contrario dos grandes lideres que utilizam o seu poder de recuperação para enfrentar a situação transformando momentos difíceis de fracasso em oportunidades para aprender, crescer e mudar.

Saiba que não existem líderes perfeitos, todos têm pontos fortes e de melhoria e saber equilibrar estes pontos e alcançar os resultados é o que faz um líder ser bem sucedido.

Suce$$o

www.rrecinella.com.br

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(4)
Tags: carreira coaching gestão lider lideranca recinella