Atuação do gestor de pessoas x planejamento estrátegico

A Atuação do Gestor de Pessoas é muito importante para um planejamento estratégico bem elaborado e que com grande possibilidade de sucesso para uma empresa.

No universo administrativo empresarial, muito tem se falado sobre planejamento estratégico e as dificuldades enfrentadas para colocá-lo em prática. Por diversas vezes, lemos notícias que relatam o fracasso do planejamento de uma empresa ou a necessidade de uma mudança geral em seu desenvolvimento. Ao perguntarmos aos gestores destas empresas, o motivo do fracasso ou da necessidade da mudança, somos, na maioria das vezes, surpreendidos com respostas pouco fundamentadas, dadas por profissionais que não possuem o conhecimento adequado de sua própria equipe e que são inclusive, apontados como causadores do problema.

O fato é que, em grande parte das empresas, os gestores não conhecem a causa raiz que faz com que seus colaboradores não alcancem ou executem o planejamento estratégico previamente elaborado. Diante da reflexão acima exposta, iniciei uma análise sobre o papel do gestor de pessoas no planejamento estratégico da empresa, afinal é o gestor de pessoas que tem em mãos toda formação profissional de cada um dos colaboradores e se os mesmos estão preparados para pôr em pratica o planejamento elaborado.

A moderna Gestão de Pessoas é composta por várias atividades integradas, com a descrição e análise de cargos, planejamento de recursos humanos, recrutamento, seleção, orientação, motivação dos profissionais, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações com os sindicatos, segurança, saúde e bem-estar. Sendo assim, percebemos que o Gestor de Pessoas se torna a cada dia o participante importante no desenvolvimento das empresas, em seus planejamentos estratégicos e a estes gestores cabe, muitas ações que devem ser desenvolvidas com grande capacidade, principalmente no momento em que o mercado atual se encontra.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração