Cenário atual e o mercado de trabalho para jovens, como identificar oportunidades e construir carreiras

No atual cenário, ao buscar por uma oportunidade e construir uma carreira, o jovem precisa pensar na história que pretende construir para sua carreira

Nos últimos anos, as relações do trabalho, assim como o mercado de trabalho vem sofrendo mudanças evidentes, sendo possível notar sinais claros de ruptura nas formas de trabalho, juntamente com o aumento e a incerteza e a fragilização das relações profissionais.

Assim, mediante este cenário adaptar-se, realizar um planejamento de carreira e se preparar a cada dia tornou-se indispensável. Claro, sabemos que hoje, quando falamos de mercado de trabalho para jovens, os jovens são muito ágeis, com rápido aprendizado e querendo desafios a todo instante, com isso mudam-se os métodos de seleção, mas e aí como identificar as oportunidades e construir uma carreira de sucesso?

O atual cenário tornou as organizações mais ágeis e flexíveis, vindo a necessidade de profissionais mais generalistas, e com visão ampliada. Diante disso, para identificar oportunidades e construir uma carreira de sucesso, é primordial que o jovem se prepare para o exercício de seu marketing pessoal desde a universidade, procurando mostrar sempre seu diferencial competitivo, destacando suas maiores habilidades e competências, buscando desenvolver comportamentos empreendedores e o autoconhecimento.

Ainda, é necessário que o jovem esteja aberto ao aprendizado, seja rápido e se adapte rapidamente com o ambiente, desenvolvendo visão sistêmica, além de saber trabalhar em equipe e amplitude perceptiva.

Neste contexto, ao buscar por uma oportunidade e construir uma carreira, o jovem precisa pensar na história que pretende construir para sua carreira, procurando construir junto a um Coach ou orientador de carreira um plano de carreira que gere um diferencial competitivo, comparando-o com seus pontos fortes e considerando aspectos como: autoconhecimento, desenvolvimento constante, etapa da carreira, entre outros, além de compreender o passado e olhar para o futuro, refletindo a cada passo, sem deixar se levar pelo acaso.

Portanto, veja o mundo a sua volta, amplie seus horizontes, coloque seus aprendizados em prática e atue como um multiplicador, busque trabalhos voluntários ou estágio para adquirir habilidades e competências, analise sua carreira como a “construção de uma casa”, construa filtros, realize um trabalho sistêmico identificando quais setores estão contratando jovens com seu perfil, saiba identificar seu perfil, mantenha seus olhos e mente abertos, e seja paciente, organizado e persistente. Você irá se surpreender com o que irá aparecer para você quando começar a olhar com novos olhos à sua volta! E lembre-se quanto mais de organizar e se desenvolver, mais oportunidades lhe saltarão!

O meu desejo a você é que você voe alto em sua carreira, acredite sempre em seu talento e se precisar conte com nosso canal nesta etapa!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: carreira coaching crise desenvolvimento emprego mercado oportunidade planejamento trabalho