Como ser um profissional atualizado num mercado tão competitivo

No Brasil temos milhões de profissionais e a cada semestre novos profissionais ingressam no mercado de trabalho. A atualização é a chave para se destacar no mercado.

O Brasil é um país de dimensões continentais mais de 200 milhões de habitantes sendo que apenas 64 milhões deste está fora da chamada “força de trabalho”. E se analisarmos áreas de trabalho individuais vemos algumas como administração e principalmente direito, e é o que vou me atentar neste artigo, ilustrando um profissional e a sua importância de estar atualizado.

O direito é uma área ampla, pode envolver várias vertentes diferentes, e como uma área ampla, tem muitos profissionais também e este número aumenta todos os anos. Em 2016, segundo o Censo da Educação Superior feito pelo MEC, mais de 258.867 universitários ingressaram nas universidades no curso de direito e 95.701 concluíram, além disso, em 2016 o Brasil ultrapassou a marca de mais de 1 milhão de advogados. Imagine o tamanho dessa concorrência.

A importância de estar atualizado

Usando o exemplo do profissional do direito, imagine o quanto é difícil se manter atualizado. A quantidade de leis que têm que ser lidas, em geral os livros são livros densos e volumosos, sem contar a imensa quantidade de processos a serem estudados minuciosamente para evitar qualquer erro que pode prejudicar um cliente.

A pergunta é? E a atualização fica para quando?

A atualização, traz conhecimento, traz preparo, traz principalmente repertório principalmente para um profissional que tem que ser muitas vezes criativo para resolver um problema. E o profissional de direito vai poder usar todo esse conhecimento, para poder criar soluções para estes problemas. Nenhum cliente vai confiar em um advogado que não sabe o que faz, ou que tem somente um diploma na parede e nunca mais se atualizou.

Vou pegar aqui o exemplo de por exemplo o Novo Código de Processo Civil, o Novo CPC, que foi criado em 2015, atualizado por duas leis em 2016 e agora já existe um número razoável de decisões consolidando o início de uma jurisprudência baseada na nova codificação. Imagina para um advogado da área cível que está a dois anos sem se atualizar, o quanto ele já perdeu em termos de conhecimento e principalmente de clientes que podem ser ajudados.

Onde obter conhecimento

Hoje em dia, vivemos a era da informação e a Internet é vasta, porém muitas vezes desorganizadas, pois ali praticamente qualquer pessoa pode escrever qualquer coisa e publicar sem nenhuma revisão, mas ainda sim, existe muita gente boa que põe conteúdo de qualidade, muitas vezes até de graça.

Além da Internet, outra boa saída são os bons e velhos livros, o lado bom é que os livros trazem excelente conhecimento e consolidado, porém consomem bastante tempo para ler e às vezes é necessário ler mais de um livro para ter mais conhecimento.

Cursos de extensão e cursos de especialização, dados tanto por instituições, quanto por faculdades de direito, também são uma ótima opção, o conhecimento é mais rápido, pois você vai aprender com autoridades que vão te ensinar através das aulas, e também você tem a grande oportunidade de fazer networking, trocar ideias com outros advogados. O lado ruim é que consomem o tempo do deslocamento e costumam ser caros.

Por fim, uma excelente opção e que está crescendo bastante hoje em dia, são os cursos à distância, ou chamados EAD. Nestes incluem os cursos oferecidos por faculdades de direito e também os chamados cursos livres, que dão excelente conhecimento. Os cursos via EAD costumam ser mais baratos, você tem acesso a tirar dúvidas com os professores, e você tem a oportunidade estudar no horário que você achar melhor, sem gastar tempo com deslocamentos. E se você escolher um curso livre, vai poder pagar menos ainda, pois eles não têm vinculo com faculdades de direito, dando a oportunidade de acesso ao conhecimento a mais pessoas. Existem cursos livres que são ministrados por profissionais de extrema qualidade, garantindo assim bom aprendizado.

Conclusão

Se você quiser estar atualizado, estude, invista tempo para se aprimorar sempre, busque livros na sua área, busque por bons materiais na Internet e pesquise cursos livres pela Internet. Isso pode fazer a diferença em um mercado tão competitivo com tantos profissionais querendo se destacar, como é o de direito por exemplo, fazendo você se destacar e se tornar um profissional que trás excelentes resultados para seus clientes e para sua própria vida e família.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: atualizacao carreira direito profissional

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração