Mais comentada

Compartilhar conhecimento não te deixa para trás!

É comum encontrarmos, dentro das organizações onde trabalhamos, pessoas centralizadoras, que gostam de manter tudo sob seu controle, que não compartilham seus conhecimentos sobre os processos organizacionais que dominam e se isolam como se fossem uma ilha no meio do Oceano Atlântico, onde quase ninguém está autorizado a entrar com a desculpa de que desta maneira trabalham mais e melhor [oi?].

A nova ótima música do cantor colombiano Carlos Vives, com participação da também cantora colombiana Shakira (que além de ser uma das maiores cantoras do século XXI é empreendedora, ativista social, possui QI de 140 e é casada com o jogador de futebol Gerard Piqué [chora recalque]), traz em uma de suas estrofes os seguintes versos: “Posso ser feliz caminhando tranquila entre as pessoas. Eu te quero assim e eu gosto porque você é diferente”. Joseph, o que essa música tem a ver com administração, egoísmo e compartilhamento? TEM TUDO.
 
É comum encontrarmos, dentro das organizações onde trabalhamos, pessoas centralizadoras, que gostam de manter tudo sob seu controle, que não compartilham seus conhecimentos sobre os processos organizacionais que dominam e se isolam como se fossem uma ilha no meio do Oceano Atlântico, onde quase ninguém está autorizado a entrar com a desculpa de que desta maneira trabalham mais e melhor [oi?]. Acreditam que desta forma os seus empregos estão seguros e têm a sapiência que o seu trabalho se destacará sozinho em meio ao corpo da organização [#sqn]. Para esses indivíduos o “caminhar tranquila” que Shakira canta em “La Bicicleta” não faz sentido algum.
 
Precisamos entender que, quando somos bons no que fazemos, o reconhecimento virá independentemente do número de pessoas com o qual trabalhamos, pois o nosso sucesso ou fracasso é definido por nós mesmos. Você é o seu maior concorrente e não o seu colega que quer apenas fazer um trabalho bem feito. O nosso conhecimento não é limitado e o fato de ensinarmos o que sabemos a alguém não o diminui, muito pelo contrário, ele aumenta, pois a mão que ensina, recebe de volta um aperto carregado de gentileza e sabedoria.  
 
Quando o colaborador se isola em sua própria ilha, o seu rendimento começa a cair, até por que uma ilha só prospera se existir um porto nela para receber o que o mundo tem a oferecer. E o que o mundo nos oferece em abundância são inúmeras oportunidades de construir laços sociais e profissionais com uma diversidade maravilhosa de pessoas e cada uma delas tem ensinamentos valiosos a nos dar.
 
Quando analisamos funcionários egoístas, percebemos que os mesmos podem, em algum momento de suas vidas, ter passado por situações em que se sentiram traídos ou passados para trás, e depois de passar por tais situações, o meio que essas pessoas encontraram de se defender de situações parecidas no futuro foi o isolamento. Recado importante: cada pessoa que passa por sua vida é única. Não atribua às pessoas do seu futuro os erros das pessoas do seu passado.
 
Fernando Pessoa, grande escritor Português, diz que, com cada pedra no seu caminho, ele construiu um castelo. Eu tenho certeza de que ter um castelo deve ser maravilhoso, porém estar sozinho nele não deve ser nada bom. Não afaste do seu caminho quem pode lhe ajudar, quem pode lhe fazer crescer. Aprenda que a generosidade que oferecemos ao próximo volta como bênçãos para a nossa vida. Compartilhe o que sabe e aprenda muito mais do que você pode imaginar.
 
No final dos versos de “La bicicleta”, Shakira canta que gosta do outro porque ele é diferente. Já imaginou que as suas lacunas de falhas podem ser preenchidas com o concreto erudito que os seus pares organizacionais podem te oferecer? A pluralidade é exuberante e pode transformar a sua ilha ,que você insiste em manter no meio do nada, em uma maravilha do mundo que todos querem conhecer.
Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração