Criativos? Como mantê-los?

É um post para provocar a reflexão de táticas para fazer com que as pessoas criativas queiram ficar na companhia e produzir cada vez mais e com qualidade, leia Criativo? Como mantê-los e pense em possibilidades

Criativos! Como mantê-los? As ações de gestão de pessoas podem facilitar ou complicar a permanência de pessoas criativas no ambiente organizacional. Pensando nisto e inspirada no livro de Bushnell busquei apontar algumas estratégias  que possam facilitar a retenção das pessoas criativas no ambiente de trabalho e gerando resultados ultra positivos.

Mas antes de começar a falar sobre algumas táticas de retenção, vamos pensar por que reter os criativos se torna relevante para uma empresa.

SER CRIATIVO: DESAFIO

As pessoas criativas fazem a diferença no ambiente, criam instabilidades, fazem aquelas perguntas provocativas e por algumas vezes tiram o grupo da zona de conforto. Então, por quê ter uma pessoa desta na equipe? Justamente pelo desconforto que ela pode provocar e o ambiente fértil a geração de ideias e de ações que pode promover quando motivada e estimulada para ser a sua melhor versão.

É especialmente relevante: foi a criatividade que possibilitou o homem sobreviver ao longo dos tempos... Utilize o seu dom natural – de ser criativo – para unir palavras de maneira original e nova quando se fala e de buscar usos alternativos para objetos. O único limitador de sua criatividade é a crença de não poder, liberte-se dela e ouse ser criativo.

Então: vale a pena parar e pensar em estratégias para conquistar os criativos? Como mantê-los!

ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA RETER AS PESSOAS CRIATIVAS E AQUELAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

CRIE AMBIENTE QUE ESTIMULE A ANARQUIA
A primeira ação possível para manter criativos alegres e produtivos é manter um ambiente no qual a alegria esteja presente. Algumas ações possíveis para que isto se torne possível, você quer saber? Se sim então vamos lá.

FAÇA FESTA
Promova integração com pequenas festas, ou eventos descontraídos. Lembre-se: Muitas excelentes ideias surgem quando a pressão pela tarefa some. Relaxadas, as mentes criativas permitem que boas ideias que estavam sendo pensadas em paralelo, no inconsciente, "flutuem", surjam

TORNE O ORGANOGRAMA MAIS FLUIDO
Outra tética é de serenar o clima, isto é,  Horizontalização Organizacional. Pense um pouco: estruturas organizacionais rígidas, estilo comando-e-controle funciona para pessoas que quebram paradigmas, pensam fora da caixa? Bem, acredito que não. Se a ideia é manter os criativos produzindo e trazendo resultado então que tal pensar numa estrutura organizacional mais fluida e dinâmica - a horizontalização pode ser uma alternativa interessante.

DESPERTE O PROPÓSITO E A RELEVÂNCIA
Títulos não encantam criativos. Mas sim o propósito e relevância do seu trabalho, logo gostam do respeito e de respeitar com base na sua Relevância no trabalho ou tarefa.  Lembre-se que essa relevância é puramente circunstancial. Num projeto podem ser o 'bambambam'. Em outro é apenas o cara que traz café, faz as apresentações ou confere erros de digitação. Logo, saber conviver com esse poder circunstancial é básico no trato com os criativos. E se eles percebem que isso não acontece no ambiente (novamente a metáfora dos 'gatos'), abandonam o lugar.

PENSAR EM POSSIBILIDADES, CRIAR CAMINHOS

FAÇA PREVALECER A JUSTIÇA

O crédito deve ser dada a quem é de direito. Cuidado para não se ´hipócrita. Crie rituais nos quais as boas ideias sejam reconhecidas pelo resultado que trás para o negócio e não somente por ser uma boa ideia. Tenha cuidado: boa ideia sem ação e resultado é só sonho - o que precisamos no ambiente organizacional são resultados consistentes. A

VIBRE COM O FRACASSO
Você deve se lembrar que somos constantemente estimulados a criar história de sucesso - por isto somos estimulados para celebrar e assim fazer um registro em nossa memória dos momentos de vitória - pois assim volta para nós como possibilidades futuras.

Por outro lado também devemos fixar em nossa memória os momentos de insucesso inegáveis. Não pensando no resultado e sim nos aprendizados que se tira desta experiência fracassada. É importante criar um ambiente no qual o insucesso é reconhecido como uma possibilidade de aprendizado e não de punição. Assim, aquela ideia boba vai ser dita - pois não se tem no ambiente a ideia de retalhação e sim do aprendizado. 

TENHA MENTORES ÁGEIS E ENVOLVENTES
O mentor será para o criativo aquela pessoa que facilita o caminho das ideias e dos projetos da pessoa criativa pelos tramites necessários da empresa, é aquela pessoa que estará junto como o criativo para ajudá-lo a tirar as pedras do caminho e levar a cabo um ideia - facilitar a ação. 

FAÇA A SEMEADURA DE DESAFIOS
Crie um ambiente no qual os desafios sejam uma constante e não uma variável, faça das tarefas e os projetos algo que produza a sensação nas pessoas que algo deve ser superado, e assim o fazendo haverá uma recompensa. Resumindo: a recompensa pode ser outro desafio, um momento de descontração, ou uma validação. O ambiente ter projetos classificados como desafia gera energia propulsora para mais ideias, pensamentos divergentes, resultados empolgantes.

MANTENHA DISTÂNCIA OS PENSAMENTOS NEGATIVOS
É muito fácil dizer não para uma ideia de pronto, então antes de fazer isto, você como gestor deve pensar em possibilidades: será que é tão ruim assim esta ideia? Será que não podemos pensar juntos em mais possibilidades sem antes descartar? Vamos colocar em ação num piloto para testar, e se der certo, ampliar a atuação? Bem a ideia aqui é não rejeitar algo só por rejeitar, no entanto, pensar em possibilidades.

PARA FIXAR

Resumindo: o ambiente que gera as condições para os criativos surgirem. Então, cuide do ambiente - implemente estratégias, estimule o ambiente que os criativos vão surgir e os resultados não aparecer. Fazendo analogia com a plantação é o terroir que faz com que as boas sementes germine. De nada vale uma boa semente em uma terra ruim, mas faz toda a diferença boa terra com boas sementes - colheita tende a ser boa - se manter as condições para ela germinar, eclodir, crescer e se transformar naquilo que plantamos.

Pense nisto - arregace as mangas e faça a diferença no seu ambiente.

E para finalizar: o que você pode fazer agora para ter o ambiente de sua empresa para as grandes ideias se transforme em ação e tragam resultados fantásticos?

Compartilhe comigo a sua resposta, já estou curiosa para saber.

Gratidão e sucesso sempre.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: Criatividade Gestão de Pessoas Práticas de Retenção de Pessoas