Definindo sua carreira profissional

"Definir sua carreira profissional, irá te ajudar a seguir um caminho onde a felicidade pessoal e profissional estará."

É muito importante que você dentro do planejamento de carreira procure entender exatamente a sua área de atuação. Por exemplo: dentro do curso de administração você terá uma variedade de informações e inclusive áreas em que poderá atuar. Então você deve fazer a seguinte análise: “Que tipo de administrador eu pretendo ser? Em que área eu pretendo atuar?”.

Dentre as opções, você poderá trabalhar na área de recursos humanos, em marketing, produção, logística, contabilidade e diversas outras. Lembrando que eu não disse aqui que as outras áreas devem ser esquecidas. Até porque é extremamente importante que você entenda de tudo um pouco para que tu sejas um excelente profissional. As áreas estão ligadas umas às outras. Uma empresa que precisa contratar um novo profissional para o marketing, deverá comunicar e trabalhar junto com a área de recursos humanos que cuidará do processo de contratação e logo entrará também em contato com o financeiro para que seja feita a movimentação no capital da empresa referente a contratação de novos funcionários.

Quando se tem uma carreira bem definida, além de você criar uma vantagem competitiva em relação a demais candidatos num processo seletivo por exemplo, já que você irá apenas candidatar-se para vagas no seu perfil é provável que tu estejas mais preparado para tal vaga do que alguém que não sabe o que quer ou onde quer chegar. E você também possuirá vantagem na carreira profissional no geral. Por exemplo:
Ao decidir que você pretende atuar com recursos humanos, você pode fazer cursos, participar de eventos, criar um networking com base na sua decisão. Cursos voltados para área de rh, como: desenvolvimento de pessoas, recrutamento e seleção, departamento pessoal, chefia e liderança, entre outros. Serão bem mais aproveitados para sua carreira do que um de matemática financeira e logística.

Ou seja, jamais será perda de tempo utilizar alguns minutos ou algumas horas do seu dia para fazer essa análise de sua carreira, observe quais os requisitos hoje necessários para ser um bom profissional na área em que pretende atuar, faça bons contatos que podem te auxiliar nesse processo, tire suas dúvidas conversando com profissionais dentro da área escolhida. Se tu és estudante, você entra todos os dias em contato com diversas informações das mais variadas áreas do conhecimento, identifique aquela que mais lhe chama a atenção, pesquise, leia e estude bastante sobre o assunto, tenho absoluta certeza que seus resultados serão bem maiores quando você decidir aquilo que você quer fazer com a sua vida profissional.

É isso aí amigos, espero ter ajudado de alguma maneira no desenvolvimento de vocês, um grande abraço a todos e desejo sucesso profissional para todo mundo. Até logo...

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)