Diversidade: inclua mais perspectivas e molde o futuro da sua empresa

As empresas que contam com distintos pontos de vista, opiniões e referências, naturalmente ampliam a criatividade e ousadia dos indivíduos para acompanhar as tendências e olhar com determinação para o futuro.

iStock

A interpretação positiva da diversidade não está relacionada apenas com respeito à gêneros, cores ou orientações sexuais distintas, mas é também ligado ao desenvolvimento individual ao tomar contato com ideias, culturas e histórias de vida diferentes.

Temos no Brasil um terreno fértil em termos de multiplicidade cultural. Além dos cidadãos nativos, nossa malha populacional foi formada por distintas fontes de conhecimento, como por exemplo, europeus, africanos e asiáticos.

Trazendo esta perspectiva para dentro das organizações, ao investir na diversidade, o principal ganho é relacionado ao engajamento, algo que influencia diretamente a melhoria constante dos resultados. Uma empresa que o ambiente heterogêneo é reconhecido, tende a contar com colaboradores mais empenhados a irem além das suas responsabilidades em prol da coletividade. Além disso, um contexto corporativo essencialmente plural proporciona uma variedade de mecanismos para que os conflitos se tornem cada vez mais escassos e solucionados com agilidade.

As empresas que contam com distintos pontos de vista, opiniões e referências, naturalmente ampliam a criatividade e ousadia dos indivíduos para acompanhar as tendências e olhar com determinação para o futuro. Dentro deste pacote de características e conhecimentos, é impossível separá-los dos valores éticos e morais que tanto custaram para ser conquistados pela sociedade brasileira como um todo.

Portanto, diversidade nas organizações implica diretamente em ter um ambiente favorável para os públicos de relacionamento da empresa, que promova a boa convivência entre todos e uma maior troca de experiências. E por outra perspectiva, olhando para o indivíduo que integra esta engrenagem, ser respeitado e bem aceito engaja, motiva e remete ao conceito do orgulho em pertencer ao local que tanto se investe tempo.

As empresas que compreendem que a diversidade cria diferenciais e absorvem esta premissa em suas culturas internas, acabam crescendo de forma sólida, conquistam a admiração e respeito dos seus profissionais, e também da sociedade ao qual elas pertencem.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: Diversidade de gênero nas empresas multiplicidade cultural