EAD e cursos online - uma nova tendência para a educação

EAD e cursos online, uma nova tendência para a Educação e para o mercado de trabalho!

A Educação a distância vem crescendo de forma significativa, devido ao imenso uso dos smartphones, o que permite acesso mais rápido e econômico a todo tipo de informação. Os cursos de ensino a distancia vêm ganhando cada vez mais adeptos que procuram comodidade, flexibilidade e economia de tempo e dinheiro. A EAD em nosso país pode contar com o fator de crescimento econômico, que fez surgir à oportunidade de ascensão social; assim como o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, evoluindo para uma conciliação entre o estudo e o trabalho, portanto é a modalidade de ensino que mais cresce no país.

Os principais requisitos para realizar um curso EAD são: possuir um computador com internet, conhecimento básico em informática, para acessar as aulas online, navegar pelo ambiente e fazer downloads.Para o ingresso no Ensino a Distancia, é necessário realizar um vestibular agendado ou tradicional, assim como no ensino presencial. Após a aprovação é feita a matrícula e a faculdade libera o acesso ao curso requisitado.

Os cursos a distância não são totalmente virtuais. As faculdades podem permitir aos alunos uma interação entre os colegas e os professores, através de encontros presenciais periódicos, na faculdade ou um pólo de ensino. As provas finais sempre serão de forma presencial, o que é uma exigência do MEC - Ministério da Educação e da Cultura. Os alunos que concluírem a graduação e/ou a pós-graduação possuem o direito ao diploma reconhecido pelo MEC, no qual não especifica se a graduação foi de forma online ou presencial. As pessoas que procuram por este tipo de ensino possuem uma qualidade de vida melhor, pois não estão expostas aos desafios de freqüentar uma universidade de forma presencial, enfrentar o transito ou transporte publico deficitário e o horário muitas vezes difícil de ser cumprido. No entanto, estas pessoas precisam de um foco maior nos estudos, ajustes de tempo trabalho e vida social, evitar as redes sociais durante o tempo de estudo e concentração.

Os cursos online é uma modalidade que vem sendo tendência entre as pessoas que gostam de estudar determinados temas, assuntos específicos, sobre determinada profissão, especialização ou um curso bem especifico sobre determinada área, assim possibilita o auto aprendizado por meio de recursos didáticos, como vídeo aulas que o aluno assiste quando for mais conveniente, informações escritas, como apostilas ou PDF tudo por meio da INTERNET. Portanto, o aluno pode estudar ao seu ritmo e de acordo com os seus horários. Geralmente os professores ou o produtor do curso, São pessoas que as vezes nem tem uma formação profissional, mas como estudou muito sobre o assunto ou profissão, resolveu então criar o seu conteúdo e vende-lo pela internet em sites de cursos online ou mesmo em plataformas como Hotmart, Monetize ou Youtube. Contudo o Produtor ou Professor, fica disponível dando o suporte para os alunos em Redes Sócias restritas para não alunos e através de e-mail, porém os mesmo não são reconhecidos pelo MEC e nem todos possuem certificado.

As principais vantagens de um curso online são: maior acesso a educação, redução de custos, aumento da independência e autonomia do aluno, educação permanente e aplicação de recursos tecnológicos para o enriquecimento do aprendizado. Ainda que a maioria dos cursos preveja a elaboração de um trabalho, que são corrigidos pelos professores, assim com os fóruns de discussão e a possibilidade de ter algumas reuniões presenciais, os alunos sentem falta de um contato direto com colegas e professores. Os cursos online podem ser mais exigentes do ponto de vista da capacidade de organização e automotivação, visto que o aluno é responsável por gerir o seu tempo de estudo e o seu investimento.

Os cursos online é sem dúvida uma oportunidade de se especializar e cada vez mais as empresas estão reconhecendo essa maneira de estudar em casa, uma forma também de responder a famosa pergunta que os profissionais de RH fazem;

– O que você fez desde que saiu desta empresa? Ficou todo esse tempo parado?

Ou seja, um ponto positivo para você que não ficou ocioso e está em busca de aprimorar seus conhecimentos buscando através da tecnologia estudar e se especializar na sua área de interesse.

O melhor investimento é em educação!

Forte abraço!

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: consultoria Cursos online educacao, EAD, Cursos marketing digital

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração