Eu preciso de um diploma ?

De verdade, não sabemos se estamos mais perdidos quando entramos na faculdade ou quando saímos, o fato é que 80% dos calouros não fazem a mínima ideia do que é o curso que eles escolheram, mas será que isso importa?

O grande dilema, terminei minha faculdade e agora??

De verdade, não sabemos se estamos mais perdidos quando entramos na faculdade ou quando saímos, o fato é que 80% dos calouros não fazem a mínima ideia do que é o curso que eles escolheram, mas será que isso importa?

A Graduação é o desejo de quase todo jovem que sai do ensino médio, alguns tiram aquele ano sabático, outros já entram na faculdade de cara e outros nem sequer pensam nisso, sabe quem mais perde nisso tudo? ninguém!

Eu preciso de um diploma ?

O fato é que a graduação está virando um commodity, um dos grandes problemas é a quantidade de jovens saindo da faculdade e tentando ir para o mercado de trabalho sem o mínimo de noção do que de fato é o mercado, com um diploma na mão e o despreparo no mindset.

O que um diploma significa? o que um certificado significa? será que ele diz de fato quais são suas habilidades? será que o seu currículo diz se você é bom de verdade?

Skiils e conhecimento, não estão nem um pouco atrelados a um papel com o seu nome e a carga horária que você passou “aprendendo” alguma coisa.

A faculdade é uma ótima forma de obter conhecimento, isso é verdade, o fato é que se limitar a aprender somente o que está na ementa é um desperdício, na faculdade você pode ter acesso aos assuntos e conteúdos mais comentados da sua área, as principais tendências do mercado que você pretende atuar, enfim, pode se tornar um grande “norte” para a sua própria busca.
Modo > Learning

O modo learning ou “aprendendor” como eu costumo falar, é a pessoa que está sempre buscando conhecimento, sempre com sede de aprendizado, sempre curioso. E mais ainda, consiga linkar e aplicar todos os seu conhecimento para otimizar seu dia, seja ele no trabalho ou na vida pessoal.

Para aprender e ser bom de verdade em algo, você não precisa de um diploma ou certificado, você precisar ser bom, você precisa de verdade entender o funcionamento e os conceitos da profissão, saber hackear e mudar para melhor sempre que for necessários.

Autodidata

Pessoas que que conseguiram ou conseguem aprender algo por esforço próprio sem a ajuda de um professor ou um mestre. ( pela internet rsrs’ )

Esse sem dúvida é o modo mais difícil de aprender, mas pode ser o mais prazeroso, o grande desafio do autodidata é estar sempre se testando, sempre validando seu aprendizado.

Ele não tem a orientação de saber se o que ele está aprendendo é realmente usado, se as fontes que ele está buscando conhecimento são de fato confiáveis. Isso é uma grande aposta, mas se o autodidata obtém sucesso, é porque esse cara é bom.

Alguns exemplo tipos de estudos em que é muito comum encontrar um autodidata são:

Músicos
bilingues
Empreendedores
Mecânicos
Makers

Dropouts
Nada mais é do que pessoas que largaram a faculdade, escola, curso ou qualquer forma de ensino convencional e continuaram sua busca por aprendizado por conta própria, sempre buscando mentores, métodos e modelos de estudo não convencionais, como por exemplo Meetups e Workshops.

Esses perceberam que para eles o convencional não funciona, não significa que são pessoas superdotadas ou que não querem nada na vida, eles simplesmente foram em busca de um modelo que fizesse mais sentido para eles.

E como esse é um blog de empreendedorismo, vou citar alguns Dropouts que talvez vocês conheçam pelas cifras bilionárias que eles conseguiram fazer.

Bill Gates - Founder da Microsoft
Mark Zuckerberg - CEO e Founder do Facebook
Silvio Santos - Founder do SBT
Richard Branson - CEO e Founder da Virgin
Tallis Gomes - Founder da Easy Taxi

Pessoas que construíram um império bilionário sem um diploma, e nem por isso não sabem administrar seus negócios e suas fortunas.

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”
Lewis Carroll

O fato é que acha que só fazer uma graduação ou um MBA vai resolver todos os problemas da sua carreira profissional é muito arriscado, o importante é se manter sempre aprendendo, atualizado e o principal, aplicando o seu conhecimento em algo, se você sabe algo específico e não aplica, para nada serviu aquele seu aprendizado.

O importante é sugar e aprender de todos os lados, um livro, um jornal, youtube, uma revista, um passeio no quarteirão com o cachorro, tudo isso é forma de aprender, basta você conseguir ver com esses olhos.

 

* Artigo escrito para o Blog Adm.dascoisas por Lucas Gomes - Foounder *

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: aprender carreira criatividade educação empreendedorismo

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração