Faça o que este artigo diz e terá uma semana fantástica!

‎Não, o título não tem nada de pretensioso, foi testado com inúmeras pessoas e se você quiser, pode ter resultados surpreendentes. O segredo é...

Humildade. Mas não o conceito de humildade impregnado na mente da maioria das pessoas, mas o verdadeiro sentido da humildade.

Qual é o significado da palavra "humildade"?

Segundo o dicionário Michaelis, humildade significa: " Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza." Ouvi certa vez uma definição melhorada da mesma: "é a capacidade de reconhecer suas falhas e também suas virtudes". Ponto. Não tem nada a ver com ser fraco, não ter ambições e etc.

Não tem como falar de humildade sem falar de Jesus Cristo

Não tenho a intenção de escrever um artigo de cunho religioso, você é livre para crer nEle ou não, mas não pode negar que Seus ensinamentos sobre relacionamentos, administração e liderança são muito poderosos. Foi Ele quem ensinou aquele princípio que diz: "Se chegares a um evento, não sentes nas primeiras fileiras, evitando que alguém te peça para sair pois os assentos estariam ocupados. Antes, sentes nas últimas fileiras, para que aquele que te convidou possa te convidar a ocupar as primeiras fileiras". Que princípio fantástico! Qual é o mais honroso? Claro, a segunda opção.

Dale Carnegie também escreve sobre o assunto

Em seu livro Como fazer amigos e influenciar pessoas - no original How to win friends and influence people(1936), o grande Dale Carnegie ensina de diversas formas e em vários capítulos do livro, diversas faces da humildade. Gosto do título do primeiro capítulo do livro: "Se quer tirar mel, não espante a colméia". O autor ensina aqui o segredo para conquistar uma pessoa para a sua opinião, não faça críticas. É mais útil ressaltar as qualidades, dizer o quanto a pessoa é importante e essencial onde ela está e depois lance suas necessidades em relação a ela. Esta é uma face da humildade.

Onde aplico a humildade nos negócios e na minha carreira?

É simples! Nós como administradores precisamos uns dos outros, precisamos ter bons relacionamentos, precisamos ter uma equipe e acima de tudo, precisamos de amigos. Ninguém quer (nem você) pessoas ao redor que só te criticam, que querem sempre sair por cima, parecerem melhor. Controle sua necessidade de se reafirmar, de dizer o quanto você é bom. Com certeza você é bom no que faz, as pessoas sabem disso, não precisam ouvir de você. Agora, se em contrapartida você falar bem dos seus colegas, eles terão uma outra visão de você. Te garanto que se nessa semana você fizer um elogio sincero a algum parceiro seu, ou até alguém da equipe que você lidera, você se sentirá bem e criará um ótimo ambiente de trabalho.

Quando for fazer uma negociação, inicie apreciando aquele que negocia com você, faça um elogio, faça o se sentir maior que você. Acredite em mim, você não precisa parecer maior que ele, só precisa que ele seja flexível com você.

Em relação à liderança, não tem nada melhor que colocar seus liderados em posição de destaque, às vezes mais destaque que você mesmo! Talvez você tenha certo receio de que alguém da sua equipe descubra que é maior que você e tome seu lugar, mas vai por mim, se você os elogiar, os levantar e os colocar em alta estima, eles serão mais leais a você, e conseguirá o que quiser de sua equipe.

Humildade então tem várias faces, mas sempre a mesma essência, colocar o outro em posição maior à sua. Aplique isso e terá uma semana fantástica!

Avalie este artigo:
(6)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Administração amizade coaching Dale Carnegie Elogiar humildade inspiração Jesus liderança motivação negocios relacionamento sucesso

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração