Gestão de Vendas: Dicas para superar os desafios na liderança de equipe de vendas

Os desafios encontrados na gestão de uma equipe de vendas vão além de, simplesmente, alcançar as metas. Compreender as melhores formas de ganhar a confiança dos colaboradores para mantê-los motivados é a principal chave de uma gestão de vendas bem sucedida.

(*) Por Pierre-Jean Quétant

Reavaliar constantemente seu papel como líder é uma das boas práticas para gerir com eficiência uma equipe de vendas.Os desafios encontrados na gestão de uma equipe de vendas vão além de, simplesmente, alcançar as metas. Compreender as melhores formas de ganhar a confiança dos colaboradores para mantê-los motivados é a principal chave de uma gestão de vendas bem sucedida. 

Veja, abaixo, algumas dicas e orientações para ter o melhor proveito dos esforços na gestão de uma equipe de vendas.

Principais tópicos de alerta na gestão de vendas
Os desafios encontrados na gestão de uma equipe de vendas vão além de, simplesmente, alcançar as metas. Compreender as melhores formas de dar sentido à missão dos colaboradores, para mantê-los motivados, é a principal chave de uma gestão de vendas bem sucedida.

• Individuais: o perfil geral de cada integrante da equipe, junto às necessidades e motivações. Como eles realizam suas funções individualmente, e como isso afeta, direta ou indiretamente, nos resultados;

• Coletivos: convivência entre funcionários com perfis distintos; aspectos positivos e pontos de melhoria no trabalho em equipe, a fim de que tudo funcione de forma harmoniosa e todos participem com esforços em prol de resultados positivos;

• Organizacionais: garantir que não faltem insumos à equipe; Trabalhar com a maior taxa de iniciativa dentro da sua competência, para que o desenvolvimento seja devidamente atingindo, junto com as expectativas de qualidade e motivação; Adequar a delegação dos setores, evitando sobrecarga e/ou canibalismo.

Quatro dicas para uma liderança de equipe de vendas mais harmoniosa
Gerenciar uma equipe de vendas e conduzi-la rumo às realizações de objetivos, de fato, não é uma tarefa simples. Para garantir que a direção do grupo seja feita com assertividade nas decisões e nos processos, listamos algumas dicas para auxiliar no desenvolvimento da maestria na gestão de vendas:

1. Liderança de aproximação e uma convivência mais humanizada
Não basta preparar os colaboradores para serem os melhores e mais capacitados profissionalmente. Um bom líder considera o potencial de cada um dos que fazem parte da mesma equipe em um projeto e trabalha o relacionamento interpessoal de maneira exemplar, com foco na humanização e na qualidade de vida dos colaboradores. Motivados, eles se sentem livres para oferecerem os seus melhores esforços por um resultado satisfatório.

2. Entenda os perfis de cada vendedor e os setores nos quais eles estão
Uma venda possui várias etapas, que vão desde a primeira prospecção até o suporte pós-vendas, quando o cliente já está fidelizado. Identifique quem são os melhores para cada etapa e deixe-os se dedicarem 100% a isso. Evite deixar um funcionário sobrecarregado ou realizando uma tarefa na qual ele não possui um bom aproveitamento.

3. Em vez de separar a produção do aprendizado, associe-os
Buscar eficiência na produtividade é importante, mas isso não deve comprometer o aprendizado dos colaboradores, que precisam aprimorar as suas capacidades para exercer a profissão com propriedade. No entanto, uma ausência de longo período, mesmo que seja para desenvolver os conhecimentos, pode deixar a equipe com problemas de atraso ou sobrecarga. A melhor forma de resolver isso é pensar em uma solução que ofereça o melhor treinamento com rapidez, o que é possível por meio do novo blended learning, ideal para preparar os colaboradores, no menor tempo possível, a lapidarem os seus conhecimentos e lidarem com situações muito próximas à realidade do trabalho diário.

4. Se possível, contrate pessoas pensando na variedade de perfis
Claro que é muito ter uma mentalidade voltada para o alcance e a superação das metas, mas é necessário tomar muito cuidado para que esse pensamento não passe a ser o grande vilão da equipe, com os colegas tentando sobrepujar uns aos outros. Todos precisam pensar no sucesso do time.

Por isso, é interessante pensar que uma equipe com individualidades diversas (alguns mais ambiciosos, outros mais assertivos ou conciliadores, por exemplo) forma algo que pode ser considerado uma grande força de vendas, cobrindo as lacunas necessárias para o sucesso de um empreendimento.

Agora que você já sabe de algumas soluções para elevar a produtividade da sua equipe de vendas, é importante pensar em como desenvolver o aprimoramento deles. Se precisar de ajuda, fale conosco.

(*) Pierre-Jean Quétant – Atua como Country Manager Learning Tribes Brasil. Formado como Administrador de empresas pela Grenoble Ecole de Management e como Tecnólogo em Eletrônica e Informática Industrial, pela Université Jean Monnet Saint-Etienne. Quetant já passou por empresas como Neurograff Eletromedicina Ltda, Smart Cursos, EGG CRM Brasil, Uneequip (fundador), Wheelabrator Allevard, AGOMEZ LTDA, Sony Music Entertainment, PAUL HARTMANN AG.

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Tags: equipe gestao liderança RH vendas