Give Back - O que você está fazendo para melhorar a educação no Brasil?

Qualidade do ensino no Brasil e o que podemos fazer para melhorar tudo isso.

Quando comparamos o Brasil com outros países como a Coréia, constatamos que o nosso sistema de ensino é muito cruel e inviável para o pleno desenvolvimento e sucesso dos cidadãos e da empresa chamada Brasil. Para uma organização atingir o sucesso e se manter no topo, ela precisa de gente boa, gente qualificada. Como todos já sabem, vivemos um apagão da mão de obra há muitos anos no país. Desta forma, acredito que é preciso haver incentivo, motivação para as pessoas estudarem e investirem muito mais tempo e dinheiro nelas mesmas.

Na média, o brasileiro estuda e lê muito pouco. Se não bastasse só isso, falta também incentivos para os cidadãos desenvolverem a consciência da importância da educação em suas próprias vidas no presente e no futuro. Se com a educação já é desafiador, imagine sem ela? Não estou afirmando que as pessoas precisam obrigatoriamente fazer uma faculdade ou pós graduação, estou me referindo ao autoconhecimento. Precisamos nos conhecer melhor a cada dia, para também entendermos o outro e, com isso, desenvolver relacionamentos mais efetivos. Conforme frase do célebre Sun Tzu:

"Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas."

Na minha humilde opinião, sofremos da falta de consciência da "cultura de conhecimento", e como todos nós sabemos, mudar uma cultura é um grande desafio. Um país inteligente investe pesado na educação de seu povo. E quem é esse país, se não eu e você que lê este artigo neste momento? As iniciativas e investimentos do governo nunca serão 100% satisfatórias. Temos que agir com as próprias mãos e urgente!

Sim! Creio que precisamos doar um pouco mais, devolver a sociedade um pouco do que já aprendemos e conquistamos. Contribuir com o nosso olhar, com o nosso ponto de vista. Mesmo que não sejamos 100% perfeitos. Acredito que a boa intenção, de alguma forma, também é valiosa para impactar positivamente os indivíduos.

Precisamos mostrar para as pessoas que sim, elas são capazes, que através da educação, elas podem transformar suas próprias vidas, as vidas de seus familiares e de todos a sua volta. Não podemos mais ficar sentados em cima da nossa "sabedoria" fingindo que está tudo bem.

Se você é como eu e acredita num Brasil melhor, precisamos fazer a nossa parte como cidadãos conscientes da importância de motivar e incentivar os seres humanos a investirem cada dia mais dinheiro e, principalmente, tempo em sua própria educação. Neste sentido, eu creio que veremos um país mais justo e evoluído para a nossa e para as próximas gerações.

Acreditamos que o conhecimento transforma.

Grande abraço e até mais.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)