Mais comentada

Liderar equipes nos dias de hoje

Ser líder nos dias de hoje, pode ser um aprendizado diário, as equipes cada vez mais heterogênicas exigem que o líder tenha um equilíbrio entre as teorias do presente e do passado.

Para STONER "liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo". Diante dessa afirmativa, podemos dizer que ser líder é ser exemplo, ser o espelho para sua equipe, mas esta não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias de hoje, nos quais o acesso a informação está a apenas um clique dos seus olhos e as fontes para o conhecimento ao acesso de todos, por isso, liderar equipes que estão ligadas às novas tecnologias é um desafio hoje em dia.

Já é sabido que ser líder é diferente de ser chefe, se liderar hoje em dia é difícil, ser "chefe" é quase que inaceitável, logo, já está aí uma posição que nenhum líder deve assumir nos dias de hoje perante sua equipe, Desse modo, estar ao lado de seus liderados, ser referência e buscar pelos mesmos resultados deve ser o principal diferencial, além disso, estar sempre atendo às novas tecnologias, informações e, principalmente, às novas práticas que podem ser aplicadas na rotina de trabalho. Nesse sentido, o líder precisa saber conduzir sua equipe, estar antenado em tudo que for novidade, mas sem deixar para trás as suas essências, pois elas lhe trouxeram até aqui, e suas equipes podem ser heterogênicas, o que exigirá ainda mais do líder, uma vez que este deverá saber a hora e a medida certa para utilizar seus conhecimentos e técnicas, alinhando seus conhecimentos do passado com as novas técnicas do mercado.

Podemos então observar que, para desenvolver equipes de alto desempenho, o líder tem que estar sempre bem informado, ser resiliente é primordial para se liderar nos dias de hoje, se adaptar, reagir, aprender e compreender as mudanças que o mundo exige. É preciso repensar alguns conceitos, mas sem perder sua essência. Ser líder hoje em dia é ser resiliente, é acompanhar os mais jovens sem deixar para trás os mais velhos.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(1)
Tags: Gestão liderança pessoas