Longevidade exige novos produtos e serviços

No Brasil de hoje, a geração 50+ já representa uma renda de 917 bilhões de reais, disponíveis para o consumo

Ao considerarmos que o aumento nos índices de longevidade é um dos novos desafios do século XXI, vale o registro de que nos campos mercadológico e publicitário o tema ainda anda à reboque das demandas emergentes.

O mundo das artes – cinema, teatro e TV – já descobriu a importância do assunto em suas várias abordagens. Basta ver alguns dos filmes que surgiram nos últimos anos, como “Hotel Marigold”, “Aquarius”, “A comunidade”, “Num lago dourado”, “O apartamento” “Lugares comuns” “A última lição”, etc.

Mas o registro que desejo fazer neste artigo é sobre as possibilidades de novos produtos e serviços para estes novos consumidores.

Ao fazer recentemente mais um cruzeiro de Volta ao mundo, com duração de 110 dias e passando por 28 países, foi possível constatar algo digno de registro.

A grande maioria dos passageiros – 2.200 de 32 nacionalidades distintas – eram pessoas acima dos 65 anos. Destes, aproximadamente 6% utilizavam recursos de apoio para sua mobilidade.

O curioso é que boa parte dos casais, nesta faixa etária, registrava, na média, mais de 80 cruzeiros, emendados um no outro.

É um novo estilo de moradia, que, em muitos casos, substitui a opção de um residencial para idosos. Não que estes casais tenham decidido morar nos navios, mas, com certeza, passam a maior parte de seus dias em alto mar, conhecendo lugares mundo afora.

E as razões para esta opção possuem várias justificativas, ou pontos favoráveis. A saber: menor custo/benefício; recursos que facilitam a mobilidade nos diferentes ambientes do navio; serviços disponíveis 24 horas; hotelaria de qualidade; alternativas de alimentação variada; entretenimento diversificado; excursões nas cidades de parada; interação com diferentes culturas; atendimento médico e ambulatorial e sistemas de comunicação virtual, permanente, com familiares e amigos distantes.

O alto nível de satisfação, da maioria, despertou minha curiosidade e interesse, para as múltiplas oportunidades que este segmento de mercado pode criar para novos empreendimentos.

Além desta abordagem e alternativa, vale registrar outros serviços e produtos como cuidadores de idosos; aplicativos para acompanhamento virtual; jogos para a memória; turismo; transporte; eventos; condomínios exclusivos; orientação preventiva para familiares e idosos; etc.

Este artigo é apenas um registro e provocação, tanto para familiares como empresas com produtos e serviços, para que olhem com especial atenção este mercado. Afinal, no Brasil de hoje, a geração 50+ já representa uma renda de 917 bilhões de reais, disponíveis para o consumo.

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