Mais comentada

Missão e Visão

Missão, Visão e Valores são instrumentos necessários para definir as estratégias que guiarão as ações da organização como um todo, bem como de cada membro em particular, fazendo com que haja uma convergência de metas e um direcionamento mais eficaz da força de trabalho e dos investimentos.

Prof. Carlos,

Missão e Visão
- Prof. Carlos Alberto Maroueli -

Há algum tempo elaboramos uma pequena enquete para verificar o nível de comprometimento do empresariado com os conceitos de “Missão”, “Visão Estratégica” e “Valores” de suas empresas.

A primeira pergunta da enquete era: Qual é a missão da sua empresa?

Aparentemente simples, a pergunta deveria direcionar a uma resposta igualmente simples, no entanto, a maioria dos gestores acabou gaguejando e demorou a encontrar uma resposta. E quando a encontrou, o resultado ficou bem longe daquilo que esperávamos.

Uma resposta bem frequente foi: “gerar lucro”.

A recorrência desta resposta foi, de certa forma, frustrante. Afinal, é obvio que qualquer empresa é criada para gerar lucro. Ou será que alguém abre um negócio com a finalidade de obter prejuízos?

Já na pergunta: Qual é a visão da sua empresa? A confusão foi ainda maior e chegamos a ouvir respostas do tipo: “Nossa visão é muito boa, a empresa está bem localizada, tem uma fachada bonita, amarela e com um luminoso grande na entrada, etc...”.

Na questão a respeito dos valores muitos pensaram tratar-se de algo relativo ao patrimônio da empresa, ou então aos preços praticados e surgiram respostas como esta: “temos os melhores valores do mercado e cobrimos qualquer oferta”

Diante de respostas tão esdrúxulas assim, logo percebemos que muitas empresas não têm uma missão e uma visão definidas ou, quando têm, elas não estão bem claras ou não são conhecidas por todos os membros da organização, o que no final das contas dá o mesmo resultado negativo.

Certamente tais gestores estão longe de entender o que é missão e visão estratégica, e nem de longe são capazes de entender o que são os valores da empresa. Se isso ocorre em nível gerencial, imagine então o que acontece nas posições inferiores do organograma.

O desconhecimento parece ser generalizado. O que é preocupante, já que definir a missão e declarar a visão são fatores cruciais para o sucesso de qualquer organização, seja ela uma microempresa ou uma multinacional.

A missão da empresa não é somente a geração de lucro, a visão não é o layout ou a sua fachada, e os valores nada tem a ver com o patrimônio financeiro da empresa.

Missão, Visão e Valores são instrumentos necessários para definir as estratégias que guiarão as ações da organização como um todo, bem como de cada membro em particular, fazendo com que haja uma convergência de metas e um direcionamento mais eficaz da força de trabalho e dos investimentos.

Por isso, além de ser um instrumento de busca da eficácia, podemos dizer que elas são também fatores de redução de custos para as empresas, uma vez que evitam a execução de ações que não estejam direcionadas aos reais objetivos da organização.

Para entendermos melhor o assunto, é preciso definir bem o que vem a ser missão e visão estratégica.

A Visão é composta pelos sonhos da empresa, ou seja, ela é a sua maior aspiração, é aonde ela pretende chegar, o que pretende ser. Ou ainda, a forma como quer ser reconhecida no seu nicho empresarial, no mercado ou na sociedade em que está inserida.

Já a Missão, pode ser entendida como o papel que a empresa terá perante a sociedade, enfim, quais são os benefícios que a sua atividade produtiva - seja ela industrial, comercial ou prestação de serviços - trará para a coletividade ou, pelo menos, aos seus clientes.

Missão é, portanto, a função social da atividade da empresa dentro de um contexto global.

Os Valores são formados pelo conjunto de preceitos morais, éticos e filosóficos que movem a organização na direção de seus objetivos, determinando a forma de proceder perante seu público interno e externo

Como já foi dito, todas as decisões estratégicas, todas as atividades, todos os pensamentos e ações da empresa e de seus colaboradores deverão ser norteados pela missão, visão e valores. Portanto, após definidos e declarados é imprescindível que todos os componentes da empresa, desde as funções mais altas de comando até o “chão de fábrica”, estejam perfeitamente cientes deles e, mais que isso, conscientes da importância de direcionar todos os seus esforços para a sua concretização.

Como exemplo do que é uma empresa com uma visão e uma missão bem definidas, mencionaremos a Unifev, que tem como visão “Consolidar-se como referência na educação, promovendo o desenvolvimento de talentos, a disseminação do saber, o uso competente da ciência e das inovações tecnológicas

Sua missão é: “Educar com excelência para o desenvolvimento pessoal e social”.

E os valores são: “Responsabilidade Social; Respeito aos direitos humanos; Conduta ética e moral; Desenvolvimento sustentável; Gestão participativa; Transparência nas ações; Relacionamento solidário e cordial; Atitudes inovadoras e criativas”.

Tudo isso não são simples palavras ou frases bonitas. São conceitos que devem se traduzir em ações práticas no dia a dia da organização. Assim, o trinômio Visão, Missão e Valores constitui a base referencial sobre a qual devem ser assentadas todas as diretrizes de condução estratégica da organização.

No Alcorão encontra-se um trecho de imensa sabedoria, que diz: “para uma nau sem direção, todo vento é contra”.

Se as organizações e, principalmente, seus colaboradores, não souberem exatamente para onde quer ir, como e porque pretende chegar lá, certamente enfrentará problemas.

Defina sua missão, guie-se pela sua visão e haja de acordo com seus valores.

Sucesso!

Mini Curriculo do Prof. Carlos Alberto Maroueli:

Graduado e pós-graduado em administração; Especialista em Gestão de Negócios c/ MBA em Gestão Empresarial; Consultor do Senai e Senac; Perito Judicial Administrador, Árbitro e Mediador Empresarial credenciado pela CBMAE, Diretor da Associação Riopretense dos Administradores e do Sindicato dos Administradores de São José do Rio Preto(ARPA/SIARP); Professor na UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga e FGV-Fundação Getúlio Vargas, nos cursos superiores de graduação em Administração, Gestão Comercial, Logística, Gestão Ambiental, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Turismo, Tecnologia em Recursos Humanos, onde ministra as disciplinas de: Empreendedorismo, ECR - Efficient Consumer Response, Gestão Financeira, CRM – Customer Relationship Management, Gestão de Custos, Gestão de Crédito e Vendas, Gestão de Equipes, Franquias, Legislação Comercial, Estudo de Tempos e Processos, Metodologia Científica, Comportamento Organizacional, Organização Básica do Trabalho; Ética e Cidadania, Técnicas e Práticas de Negociação, Gestão Financeira e Gestão da Cadeia de Suprimentos; O Prof. Maroueli é palestrante e conferencista, além de escritor colunista do Jornal O Independente, responsável pela coluna "Espaço Administrativo".

CONTATO: carlos.maroueli@ig.com.br

Leia outros artigos do Prof. Carlos Maroueli em:

www.administradores.com.br/maroueli

www.biblioteca.sebrae.com.br

www.portaldoadministrador.com.br

www.momento.com.br


Leia também o artigo "Não Basta Ser Eficiente" clicando abaixo:
http://www.administradores.com.br/artigos/nao_basta_ser_eficiente/21387/

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administracao empreendedorismo empresarial estrategica gestao missao visao

Vagas de trabalho