Motivação e liderança: um estudo de caso na indústria Penalty em Itabaiana-PB

Francisco da Nóbrega,
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA PENALTY EM ITABAINA-PB.



Francisco da Nóbrega Medeiros Neto – dede.nobrega@hotmail.com - Graduando em Administração (UEPB)

Iury Rhuan de Oliveira França – iuryfranca@gmail.com – Graduando em Adminisração (UEPB)

RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de identificar qual o estilo de liderança exercido na Pênalty, uma industria calçadista, localizada em Itabaiana-pb, mas especificamente verificar os fatores que motivam os colaboradores no ambiente de trabalho, averiguar as características pessoais e caracterizar o estilo de liderança exercido na empresa. O instrumento de coleta de dados utilizados foi um questionário dividido em duas partes, a primeira leva em consideração o perfil dos colaboradores e é composta por 3 (três) questões; e a segunda parte, contendo 10 (dez) questões levanta a visão do colaborador quanto a liderança e o grau de motivação dos funcionários. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, constatou-se que o líder se mostra acessível, flexível, bem relacionando com os colaboradores e comprometido com o trabalho. Sabe motivar e satisfazer seus subordinados e sabe trabalhar em equipe. Usa apenas de sua autoridade para conseguir que as tarefas sejam cumpridas.


Palavras-Chave: Liderança. Motivação. Satisfação.

INTRODUÇÃO
Diante de um contexto globalizado, as empresas vivem atualmente momentos de muita tensão. Brigas acirradas por novas tecnologias, por maximização dos lucros através da implementação de novos processos, por desenvolvimento de pesquisas cientificas, pela conquista de novos clientes e da melhor parceria, enfim pela manutenção ou alcance da liderança de mercado. Estes são exemplos claros de quão agitados estão vivendo as organizações e os trabalhadores nos dias de hoje.
Para suportar essas pressões que surgem de todos os lados, as organizações precisam encontrar alternativas para permanecerem sobrevivendo e competindo no mercado. Para tanto tem na sua forma de liderar uma boa alternativa de motivar os funcionários para que eles se engajem no processo de trabalho organizacional, sendo assim mais fácil de alcançar os objetivos e as metas propostas pela organização.
A liderança tem sido tema recorrente no meio acadêmico, evidenciando que o seu conceito vem sendo estudado com intensidade e aprimorado ao longo do tempo, dado a importância no âmbito organizacional, através destes estudos foram constatadas transformações a esse respeito, uma vez que o papel do novo líder não e apenas dirigir, mas contentar as pessoas para com elas gerir e obter resultados esperados.
Na visão de Maximiano (2006, p.194), “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder”.
Fica claro então, o grande impacto que os líderes causam na vida nas novas organizações, pois, eles tem como função principal conduzir pessoas e organizações que sozinhas não conseguiriam.
Diante dessa perspectiva e tendo em vista a importância da liderança na motivação dos funcionários e para o resultado final da organização, buscou-se com a realização desta pesquisa analisar como a liderança da empresa do ramo calçadista Penalty Itabaiana-PB afeta positivamente no desempenho dos funcionários, bem como analisar o grau de motivação dos funcionários, quais as ações de melhoria por parte da nova líder, e identificar os pontos fortes e os pontos a melhorar na líder através da visão dos funcionários.

REFERENCIAL TEÓRICO

Liderança Organizacional
A liderança tem sido tema recorrente no meio acadêmico, evidenciando que o seu conceito vem sendo estudado com intensidade e aprimorado ao longo do tempo dado a importância do eu papel no âmbito organizacional.
“Liderança é uma influencia interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”. CHIAVENATO (1999, p. 558).
Assim como pode ser observado, o autor expõe a liderança como um fator influenciador das ações empreendidas na organização, estas de forma natural e espontânea através da interação líder/colaborador na organização. Como é confirmado na visão de SROUR(1998, p. 151) “[...] a liderança transcende cargos ou posições formais, não carece de institucionalização, decorre da sintonia ‘espontânea’ e informal estabelecida entre lideres e seguidores”.

Estilos de Liderança
“É importante entender que os estilos de liderança consiste nas atitudes de um líder com seus seguidores. Pensando desta maneira, diversos autores destacam três formas costumeiramente utilizadas pelos líderes nas situações mais variadas: ARAUJO (2006,p.341-342)

• Autocráticos (ou autoritários): o líder que se assume desta maneira tem o comportamento regido pela tradição não costumando ouvir seus seguidores. É adotado principalmente pelo sexo masculino nas fabricas, onde as pessoas que trabalham diretamente com as maquinas necessitam de precisão nas tarefas que executam, pois importante é que o produto final esteja pronto no prazo projetado.
• Democráticos (ou participativos) ao contrario do estilo autocrático o enfoque é as relações humanas e não a produção. Os seguidores participam do processo de tomar as decisões. Por conta disso, objetivos e estratégias são definidos tanto pelo líder, quanto pelos seguidores, de maneira democrática, característica presente em líderes femininas. Normalmente este estilo de liderança apresenta-se em organizações em que a grupos de pessoas melhor qualificadas. Pois, neste caso, o importante para estas pessoas é ter voz ativa no processo e mais agudamente nos processos críticos, aqueles que mais importam para os objetivos finais das organizações.
• Laissez-faire: chamados de líderes de rédea solta, contudo esta liberdade oferecida as pessoas pode passar a impressão de que a liderança não existe, pois não há um foco como nos dois estilos anteriormente vistos. Um exemplo deste estilo pode ser observado na área acadêmica, onde geralmente as pessoas tem tarefas predeterminadas, mas quem define o tempo necessário para o cumprimento das tais tarefas é a própria pessoa.
Note que nenhuma das formas apresentadas é excludente, ou seja, um líder pode ser autocrático em uma determinada situação e democrático em outra. Mas atenção: este fato não significa incoerência de atitudes, pelo contrario demonstra que o líder é capaz de adapta-se as necessidades da ambiente.

1.3 O Líder Sob a Óptica dos Sujeitos
O líder constrói em seu meio, laços de afinidade e reciprocidade com os indivíduos e deste ele tira toda a atenção possível para o cumprimento de sua missão.
E assim, o sentido do líder para o individuo, é construído a partir do equilíbrio entre a indagação e a argumentação, quando as necessidades provenientes de sua vida profissional e intima estão dispostas aos interesses e a resolução do líder, este irá de forma empática procurar suprir as necessidades e prover as lacunas existentes.
MAXIMIANO (2006, p. 201) “Em essência, o líder orientado para as pessoas acredita que deve procurar criar um clima em que as pessoas sintam-se confortáveis. O líder orientados para pessoas focaliza o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe, ouve e presta atenção e apóia os funcionários.


Conceito de Motivação

É difícil explicar o conceito de motivação, já que o seu significado parece modificar-se de acordo com o ponto de vista adotado e da carga de experiências vividas por cada indivíduo. A origem etimológica da palavra do termo motivação vem do verbo latino movere, que significa mover-se.Ela está ligada e confunde-se ,em cada indivíduo,com seus motivos,suas necessidades e objetivos.A motivação pode ser vista como o fator que provoca interesse,chama atenção e dá início á busca de adequações de cunho social,físico e psicológico,ou seja, a busca da satisfação de necessidades do individuo.Visa elevá-lo a um estado de espírito onde possa visualizar e particularizar uma meta ou tarefa,e/ou ainda um estímulo para satisfazer uma necessidade .

De acordo com Robbins(2000,p.342) a “ motivação é a disposição de exercitar um nível persistente e elevado de esforço na direção de metas organizacionais,condicionada com a capacidade do esforço de satisfazer certa necessidade individual.”

Existem várias teorias que explicam a motivação, cada uma com sua forma peculiar. Todas elas são a expressão de uma maneira especial de ver o ser humano. Todavia, um fator parece revestir-se de grande importância: é a qualidade da liderança exercida.
Segundo Kando(1994,apud Tachizawa,2001,p.245) os líderes devem ter um sonho ,uma visão capaz de motivar a si próprio e sua equipe.E Viana(1997,apud Tachizawa,2001,p.246) entende que o líder deve estar sempre procurando conhecer os fatos da motivação de sua equipe.Para tanto deve indagar das aspirações de seus colaboradores e verificar se a organização tem sido capaz de satisfazê-lo.DE fato ,é difícil imagina que alguém possa perseguir com afinco os objetivos de uma organização que não lhe dê condições de realizar seus sonhos e seus objetivos pessoais.E para compreendê-la no trabalho ,é necessário conhecer as causa pelas quais ela é ativada,bem como a forma de ação e direção da mesma.

Para Maximiano (1995,p.318) “ a motivação para o trabalho é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar um tarefa”. Sendo ela resultante de uma interação complexa entre motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.

METODOLOGIA
A metodologia segundo Gonçalves (2001, p.26) “significa o estudo dos caminhos a serem seguidos, incluindo-se os procedimentos escolhidos”. Analisando-se os conceitos de diversos autores, conclui-se que metodologia trata do estudo detalhado do caminho a ser seguido para atingir um objetivo.
Para a classificação da pesquisa, toma-se como base a taxionomia apresentada por Vergara (2007), que a qualifica em relação a dois aspectos: quanto aos meios e quanto aos fins. O tipo de pesquisa utilizado, quanto aos meios, é o estudo de caso, realizado na indústria Penalty, localizada em Itabaina-PB. Segundo Vergara (2007) “estudo de caso é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como pessoa, família, produto, empresa, órgão público, comunidade, ou mesmo país. Tem caráter de profundidade e detalhamento”. O procedimento utilizado na pesquisa quanto aos fins, foi a pesquisa descritiva, que vê como objetivo expor características de determinada população ou de um determinado fenômeno.
Foi aplicado um questionário de caráter qualitativo composto por três partes. A primeira parte do questionário teve como objetivo conhecer o perfil do colaborador. A segunda parte buscou obter a visão do colaborador quanto à forma de liderança exercida e como o modo de agir da líder influencia no desempenho dos funcionários. A terceira parte identificou o estilo de liderança exercido pela líder na visão do colaborador.
Com relação ao universo e amostra da pesquisa, RUDIO (1998) afirma que: “O universo na pesquisa cientifica designa a totalidade dos indivíduos que possuem as mesmas características, definidas para um determinado estudo”. Com base nisso, O universo de nossa pesquisa será de 190 funcionários todos residentes na cidade de Itabaiana-pb.
“A amostra para a pesquisa cientifica é uma parcela selecionada da população ou; é um subconjunto da população, selecionado de acordo com uma regra ou plano.”(RUDIO1998).
Assim sendo, nossa amostra utilizou um total de 60% do universo, onde os mesmos foram escolhidos de forma aleatória simples, por acessibilidade, totalizando 114 colaboradores, de diversos níveis hierárquicos da fabrica.

ANÁLISE DOS DADOS
Conforme observado na analise dos dados, pode-se ressaltar que quanto ao perfil dos funcionários da Penalty Itabaiana, verificou-se que a grande maioria dos colaboradores são mulheres, sendo 89 (oitenta e nove), ou 78,94% e 25 (vinte e cinco), ou 21,06% homens. Quanto a faixa etária, foi detectado que a maioria da população da empresa tem sua idade entre 26 e 35 anos, sendo 48 (quarenta e oito) ou 42,41% com idade entre 18 e 25 anos, 54 (cinquenta) ou 47,37% com idade entre 26 e 35 anos e 12 (doze) ou 10,53%, com idade entre 36 e 40 anos.
No que diz respeito aos fatores motivacionais relacionados ao ambiente de trabalho que motivam o funcionário. Verificamos que há um grau de reconhecimento satisfatório por parte da líder pelo trabalho bem feito de acordo com os colaboradores. Correspondendo assim a 101(cento e um) ou 89.47% Sim e 13 (treze) ou 10.53% Não. Quando perguntado se a empresa oferece possibilidade de crescimento eles responderam equivalendo a 90 (noventa) ou 78.95% Sim e 24 (vinte e quatro) ou 21.05% Não.
Sobre estilo de liderança, que analisa a líder quanto a sua forma de esclarecimento das responsabilidades individuais e a indicação das tarefas para pessoas especificas. Foi notado que 53 (cinquenta e três) ou 47,36% disseram que Sim e 61 (sessenta e um) ou 52,63% que Não. Foi possível verificar também que uma grande parcela dos colaboradores concorda que a líder insiste na necessidade de cumprir as metas e superar a concorrência ou o desempenho passado. Contabilizando 107 (cento e sete) ou 94.73% Sim e 7 (sete) ou 5.26% Não.
Ainda sobre estilo de liderança os funcionários afirmaram que o estilo de liderança é exercido de forma democrática assim como autoritária combinando-se em comportamentos diferentes. E foi possível notar que 83 (oitenta e três) ou 73.68% disseram que Sim, 18 (dezoito) ou 15.79% disseram que Não e 13 (treze) ou 10.52% não quiseram opinar.
Já sobre a pessoa da líder, quando perguntados sobre o desempenho da líder, como ela busca solução para um problema mostrando alternativas ao funcionário sem constrangê-lo. Verificamos que a maioria absoluta 114 (cento e quatorze) ou 100% dos colaboradores que sim concordando que o desempenho da líder é satisfatório. E se a líder assume os compromissos estabelecidos com os funcionários, pode-se constatar que a maioria absoluta dos colaboradores 114(cento e quatorze) ou 100% disseram que Sim.
Por fim, quando perguntado se a líder motiva as pessoas,elevando a sua auto-estima e o seu sentimento de realização. Podendo constatar que uma grande parcela de colaboradores 107(cento e sete) ou 94.73% disseram que Sim e 7 (sete) ou 5,27% que Não.

CONCLUSÕES
A partir do que foi evidenciado em toda abordagem teórica que levou a concretização desse trabalho, pode-se concluir que o comportamento da líder influencia diretamente no desempenho organizacional e na motivação dos funcionários, na medida em o papel de um líder dentro da organização é influenciar seus colaboradores a caminharem em direções que sozinhos não conseguiriam.
Depois da realização desta pesquisa, é nítido e significativo para nós a importância de um líder competente e eficaz em toda e qualquer organização, e ainda que a líder da Penalty Itabaiana exerce um satisfatório poder de influencia (autoridade) em seus subordinados, visto que a grande maioria deles realizam as tarefas sempre de boa vontade.
É de fácil percepção que os funcionários obedecem a sua líder não pela sua posição, força, ou devido cargo em que ocupa. Mas sim pelas suas atitudes e pelas suas características pessoais que impõem respeito e admiração em todo ambiente organizacional.
Em síntese, a liderança da Penalty Itabaiana, tem comportamentos eficazes e influencia diretamente no bom desempenho organizacional. A líder se mostra acessível, flexível, bem relacionada com os colaboradores e comprometida com o trabalho. Sabe motivar e satisfazer seus subordinados e sabe trabalhar em equipe. Usa apenas de sua autoridade para conseguir que as tarefas sejam cumpridas.
A líder dá direção a organização, esclarecendo as pessoas sobre o que se espera que elas façam, sendo, desse modo, responsável pela realização dos objetivos e pelas metas de desempenho da organização, bem como responsável pelo desempenho e sucesso da mesma.
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Tags: lideranca motivacao satisfacao