Mais comentada

Não deixe que o medo de falar em público atrapalhe sua vida profissional

Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil, para muitos pode provocar sintomas como crise de ansiedade, desconforto físico, náuseas, boca seca e até ataques de pânico, que são facilmente percebidos pelo aumento da sudorese e/ou tremores pelo corpo.

(*) Por Gilberto Brant
Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil, para muitos pode provocar sintomas como crise de ansiedade, desconforto físico, náuseas, boca seca e até ataques de pânico, que são facilmente percebidos pelo aumento da sudorese e/ou tremores pelo corpo. De acordo com uma pesquisa realizada não faz muito tempo, falar em público é um dos maiores medos dos jovens americanos de hoje em dia, isso se deve por inseguranças, traumas antigos, problemas de personalidade, entre outros. Listamos, abaixo, algumas dicas que podem ajudar a superar esse medo e encarar os palcos da vida.

Identifique a raiz do problema
A primeira atitude que deve ser tomada para enfrentar o medo de falar em público é identificar a sua origem. O medo pode surgir por diversos fatores, sendo eles traumas antigos, problemas de ansiedade, de personalidade, entre outros. 

A maioria das pessoas que se sente mal em falar em público, geralmente, costuma imaginar o que a plateia está falando ou pensando dele, aumentando assim, o nível de nervosismo. Imaginar o que o público está pensando sobre a sua apresentação pode comprometer o seu desempenho. Uma dica para que isso não aconteça, é tentar enxergar a sua plateia de uma forma menos intimidadora.

Fique atento e se aproxime do público
A tensão pode ser usada à seu favor, isso porque o estado de alerta ajuda a evitar erros e a estar preparado para possíveis imprevistos. Portanto, utilizar o nervosismo ao seu favor deve ser uma das estratégias para fazer uma boa apresentação. Além disso, é importante fazer conexões com o dia a dia dos interlocutores, citando situações que eles possam ter vivido, garantindo uma interação maior e um clima mais tranquilo.

Domine o assunto
É importante apresentar total domínio do assunto durante a apresentação, organizando o conteúdo que será abordado e um roteiro para guiar o profissional durante a sua fala. Outro fator que pode aumentar a autoconfiança é a repetição do texto, que pode ser feita na frente do espelho, em uma conversa com familiares ou amigos, ou até com uma gravação de vídeo.

Use linguagem corporal
A linguagem corporal é essencial para se falar melhor em público, isso porque os movimentos podem dar mais ênfase a algumas falas. Esse tipo de linguagem serve para complementar o discurso e aproximar o público e não distraí-los.

(*) Gilberto Brant - Master Practitioner em PNL e Diretor de Marketing da SBPNL

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: falar medo problema público