Mais comentada

O CEO da minha vida: sobre assumir as rédeas da carreira e do desenvolvimento pessoal

Vivemos em uma era tecnológica e informativa que imprime exigências de mercado diferentes da época de nossos pais e avós.

É um mundo hiper conectado e urgente onde empresas demandam profissionais multifacetados, que inovem o tempo todo e que façam cada vez mais com menos e mais rápido.

Toda essa fugacidade nos trás a sensação de que estamos sempre desatualizados e obsoletos. E o mercado por sua vez, servindo-se disso, lucra bilhões com a venda de facilidades que prometem milagres da noite para o dia:

“Receba seu diploma do ensino médio em três meses”; “faça sua graduação 100% online e sem provas”, “perca 30 quilos em 5 dias”, “aumente seu pênis em 10 centímetros e melhore seu potencial na hora do sexo” e por ai vai.
Surfando na onda do senso de urgência, vez por outra um guru qualquer aparece nas mídias sociais com promessas de facilidades para uma carreira meteórica e de sucesso do tipo:

⇨ Pare de trabalhar e fique rico com esses 07 passos;

⇨ Trabalhe 4 horas por semana;

⇨ Trabalhe de qualquer lugar do mundo apenas com seu notebook e seja feliz;

⇨ Faça só aquilo que você ama e ganhe milhões.

Calma ai, antes que me censure devo dizer que a ideia deste artigo não é criticar os mais importantes gurus de carreira da última semana. Longe disso. Eles sempre existiram e continuarão a existir, não quero lutar contra eles.

Até porque; pode ser que alguém iluminado acerte a mega sena das ideias de negócio, digitais ou analógicos, e viva no modelo sugerido pulando os estágios normais. Mas você há de concordar comigo que essa não é a realidade de 99,98% dos mortais…

A ideia de trabalhar pouco e ganhar muito certamente já fez parte dos seus sonhos, fazer só o que dá prazer e quantas horas por dia quiser; não cumprir horário e muito menos aguentar chefe mala, é um sonho do tipo Alice no país das maravilhas não é mesmo?!

Mas, nem mesmo CEOs de grandes empresas conseguem isso (CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que em português significa Diretor Executivo)…

…é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização, o CEO é responsável pelas estratégias, visão e crescimento da empresa. [Você como CEO de sua vida tem a mesma missão. Mas falamos disso daqui a pouco].

A despeito de nossos sonhos, só existem duas formas de ser bem sucedido e você vai precisar escolher uma:

Estabelecer CEOs para si: Sonhar com o sucesso mais fácil e sem dor, seguindo os sete passos “mágicos” ou mentorias reprogramadoras de Mindset, vendidas por gurus, às vezes com menos de 30 anos, mas que já adquiriram experiências e sabedorias milenares através de uma abdução extraterrestre ou revelação transcendental. Ah, e todo esse conhecimento foi masterizado e condensado em 20 horas aula que custam R$ 7.000 ou R$ 15.000, e te ajudarão a conquistar a riqueza e o sossego que você merece. Aí é torcer para ter sorte.

Ser o CEO de sua vida: Ou, você pode entender como o sistema realmente funciona e assumir as rédeas de sua carreira e crescimento pessoal, não delegando seu sucesso a terceiros, mas sendo protagonista de suas ações.

O que vai escolher?

ILUSÃO OU REALIDADE

Você assistiu Matrix?! Assisti lá, tem até no Netflix.

No filme, Morpheus oferece ao protagonista Neo a oportunidade de escolher entre a pílula azul ou a pílula vermelha. Uma fará com que ele desperte e enxergue a Matrix do jeito que ela realmente é. A outra fará com que ele continue dormindo e acreditando no mundo maravilhoso que a Matrix apresenta.

Assim como Morpheus oferece a Neo, eu lhe ofereço a escolha da sua vida. Ao escolher a pílula azul você escolhe a ilusão, deve parar a leitura aqui mesmo, e voltar para sua vida de sempre. Ao escolher a pílula vermelha estará decidindo por a verdade da Matrix e como quebrá-la (caracaaaaa, tô me sentindo o Morpheus :)).

Pílula azul ou vermelha?

Escolheu a pílula vermelha? Excelente escolha e, bem vindo a verdade por trás da Matrix.

Nessa viagem você vai compreender que “Não existe essa coisa de almoço grátis”, facilidades na carreira, atalhos ou milagres.

Saberá que a empresa não é responsável pelo seu desenvolvimento pessoal; não tem obrigação de pagar sua especialização, e seu chefe não é seu amigo.

A verdade é que você não tem emprego garantido apenas pelo fato de chegar no horário, fazer o que te mandam ou porque tem muito tempo de casa.

compreenderá que não existe estabilidade, que você não é insubstituível e, pode ser demitido ao sinal da primeira crise…

Esquecerá o vitimismo, coitadismo ou qualquer outro sentimento de alto comiseração, se quiser ter sucesso.

Você escolheu o caminho de entendimento da Matrix e a partir de agora lhe darei os insights que precisa para se tornar o CEO da sua vida.

Essas são as únicas regras que valem na Matrix:

REGRA #1

Nunca pare de estudar. A mágica está aqui!

Não estou falando de graduações, MBA, pós, mestrados ou doutorados. Obviamente são também imprescindíveis — facilitarão sua vida. Falo de estudar as mudanças que acontecem rápida e exponencialmente em sua área, e em todas as outras.

Pense na vida como uma esteira rolante que está sempre em movimento, não para nunca. Se você estagnar, ficará para trás: obsoleto, irrelevante, dispensável (isso é o que acontece na zona de conforto).

É preciso adotar o estilo de vida: formação continuada.

Leia sempre as novidades da sua, e, de outras áreas correlatas. Estude as tecnologias existentes, criatividade, psicologia e futurismo. Enfim, busque sempre se atualizar.

Como?

Vou te apresentar três coisas que faço e que é um estouro:

1 – Ouça PODCAST

Pouco conhecido, o Podcast é um modelo de conteúdo compartilhado em formato de áudio. Uma prazerosa maneira de consumir conteúdos relevantes e expandir sua mente. O arquivo é compartilhado para download, gratuitamente para ser ouvido no seu próprio celular.

O que é bacana no Podcast é que esse conhecimento é consumido enquanto você faz outra coisa qualquer: enquanto dirige no transito ou estrada, na academia, enquanto lava louça, usa o banheiro, enfim, em qualquer lugar que permita.

É conhecimento ao quadrado, visto que não precisa parar a vida para se dedicar exclusivamente a ele. Não é fantástico?

Como adentrar ao mundo do Podcast?

Vou indicar o aplicativo que uso, mas tem dezenas de outros gratuitos e pagos que você pode baixar:

Podcast & Radio Addict – Entre na loja, baixe no celular e encontre seus Podcasts favoritos. Você pode encontrar Podcasts específicos sobre: viagens, liderança, filosofia, resumo de livros, religiosos, carreira, empreendedorismo, sexo, jurídico, rural, esportes ou qualquer outro tema que preferir.

A minha lista de preferidos é essa:

  • Café Brasil (notícias, cotidiano, política e cidadania);
  • Líder Cast (liderança e empreendedorismo);
  • Líder HD (liderança);
  • Nerdcast (curiosidades, assuntos diversos, ciência e cultura nerd);
  • Escriba Café (História);
  • Mamilos (feito por umas meninas bem legais. Tratam de temas como: empatia, respeito, bom humor e tolerância).

2 – Leia até bula de remédio

A boa e velha leitura expande a mente e separa homens de meninos. De fato quem lê vive muitas vidas e quem não lê vive apenas uma. Esse já deveria ser um forte argumento para que você inicie a leitura e mantenha o hábito de ler pelo menos dois livros por mês.

Alguém importante, que não lembro agora quem, disse que: o homem/mulher que lê vale por dois: tem vocabulário expandido, escrita mais rica e elegante e sabe conversar sobre qualquer assunto. Precisa de mais motivos para começar?

Vou deixar uma lista de 07 livros que acabei de ler blz, só pra você começar!

  • Pimentas. Por Rubem Alves: (para provocar um incêndio, não é preciso fogo) é Rubem Alves, despensa apresentações;
  • Roube Como Um Artista. Por Austin Kleon: (10 Dicas Sobre Criatividade. Esse é um dos meus livros de cabeceira, simplesmente fantástico);
  • Antifrágil. Por Nassim Nicholas Taleb: (um conceito denominado “antifrágil”, que abrange as coisas e ideias que não apenas se beneficiam do caos, mas que precisam dele para sobreviver);
  • O Poder do Agora. Por Eckhart Tolle: (Nós passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes).
  • O Poder do Hábito. Por Charles Duhigg: (Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas).
  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Por Dale Carnegie (o melhor. Coloque em sua cabeceira e leia mais de uma vez);
  • As Armas da Persuasão. Por Robert B. Cialdini (o autor trata de fantásticos gatinhos mentais da persuasão. Psicologia para os relacionamentos).

 

3 – Abandone a programação da televisão, faça sua própria programação

A programação televisiva é tendenciosa, alienadora e porque não dizer emburrecedora. Claro que tem boas coisas, mas é a exceção.

Na era da informação você pode eleger seus curadores. Se trate como uma empresa: Eu S/A. Defina o seu conselho curador. A galera que te influenciará: o blog que vai ler, os canais do Youtube que vai assinar, os filmes no Netflix que vai assistir.

Torne-se o CEO de sua programação, você é o que você vê e ouve. Você é a média das cinco pessoas que mais convive e admira. Não vai querer seguir qualquer um não é?!

#Faça cursos: complemente o conhecimento com cursos gratuitos: gestão do tempo, gestão de pessoas, melhoria contínua, português, escrita corporativa, gestão das emoções e todos mais que conseguir…

REGRA #2

Seja um fazedor. Sem isso seu potencial não vale nada

Vejo muitos jovens que acreditam que devem ser valorizados, promovidos e ter altos salários só pelo fato de ter uma graduação legal, falar outro idioma e por ser alguém de potencial.

Não é bem assim que funciona. No inicio de carreira, como Trainee, estagiário ou assistente, você receberá salários baixos e fará trabalhos que não gosta. Até mostrar o seu valor. E olha só; isso pode demorar.

Ser bom é sua obrigação, o sistema não espera nada menos de você. Para ocupar bons e importantes cargos você terá que entregar resultados expressivos. Não só aqueles que já esperam de você, mas outros mais que talvez nem estejam amarrados ao seu escopo. Seja um fazedor:

⇨ O sistema espera que você trabalhe muito. Chegue cedo e saia tarde; seja como empreendedor ou CLT; Entregue mais e antes do que prometeu;
⇨ Ser pontual não é gentileza, é obrigação. Chegue na hora marcada;
⇨ Ame seu chefe ou encontre outro;
⇨ Tenha sempre uma agenda onde anota os seus compromissos e ideias;
⇨ Tenha foco no que é importante e se puder delegue o resto;
⇨ Gestão do tempo é primordial para não se perder nas tarefas;
⇨ Tenha ousadia, autoconfiança e seja um excelente orador.
⇨ Resolva problemas que a maioria não resolve. Dê a porrada certa e será reconhecido chegando a lugares que a maioria não chega.

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Albert Einstein

REGRA #3

Desenvolva Networks fortes

No mundo corporativo contato é tudo, aliás, na vida. Você sempre vai depender das pessoas. Nunca terá sucesso ou será promovido sem a aprovação das pessoas.

Tinha um excelente professor que brincava sempre proferindo uma frase de sabedoria milenar: “O mais importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe”.

Ser alguém isolado que não participa das reuniões, encontros pós-trabalho, churrasco com os colegas, corridas no parque, encontro com líderes para uma cervejinha ou qualquer outro programa assim, não te ajudará em nada. Faça parte de tudo e desenvolva bons relacionamentos com todos.

Mais importante ainda:

⇨ Seja original e nunca falso;
⇨ Seja interessante e não interesseiro;
⇨ Dê mais do que espera receber;
⇨ Ajude todos e todas sempre que possível;
⇨ Esteja disponível quando alguém pedir ajuda;
⇨ Ligue para alguém diferente todos os dias, se possível para mais de uma pessoa.
⇨ Network é uma arte, mas também uma verdade. As pessoas percebem quando não é sincero e verdadeiro, assim esforce-se e mude para criar e cultivar relacionamentos duradouros e de parceria.

Você escolheu a realidade, decidiu ser CEO da própria vida e responsável pelo gerenciamento da carreira e do seu crescimento. Parabéns!

Desde que o mundo é mundo, esforço, foco e trabalho nunca fez mal a ninguém. Sempre que aparecer um pseudo guru vendendo as fantasias surreais de facilitações e atalhos para o sucesso, desconfie.

Este tipo de promessa é como ganhar na mega sena, e acredito que assim como eu, você não conhece muitos destes sortudos não é mesmo?

Seja o CEO de sua vida.

Até a próxima!

Achiles Rodrigues

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração