O melhor para o seu intelecto com o buffet de hoje

Hoje vou ser o seu nutricionista cerebral por alguns minutos, trazer um ponto de vista incomum, não sugerido para pessoas que nadam a favor da correnteza.

A ideia aqui é te fazer voar mais longe, retirando a nevoa do seu horizonte. Lembre-se “um avião levanta voo sempre contra o vento e não a favor dele. ” – Henry Ford

A presença das mídias tecnológicas no nosso dia a dia é massiva, algo que tende a crescer ainda mais com o surgimento de business inovadores e startups que chacoalham o mercado global, fazendo com que empresas sólidas revejam seus conceitos intocáveis. Isso nos mostra uma constante transformação em todos os sentidos empreendedores, onde quem não se mantém diariamente sintonizado, pode ficar para trás.

Surgiu então um mundo que movimenta o nosso bolso e as nossas próprias emoções, com desejos aguçados pelo Mr. Marketing Digital e como consequência o aumento do consumo, pois o acesso a infomação seja ela qual for, está mais rápida e a nivel global. Dúvida? Por acaso você já participou de algum levantamento de recursos para alguma causa nobre, via redes sociais? Já ficou com desejo de comprar algum produto ou serviço quando inesperadamente surgiu aquela promoção “única e exclusiva” em sua timeline? Bom, então acredito que você sabe de que mundo estou falando.

Poderíamos utilizar todo esse acervo de informações, literalmente de A a Z, como um propulsor intelectual ou até mesmo financeiro, mas infelizmente não é o que acontece. Algumas pessoas, por exemplo, só utilizam essas mídias como uma simples forma de aplicar aquilo que ela própria deseja, que os outros acreditem que ela realmente é. Sem dúvida pouco produtivo e apenas satisfatório em seu próprio imaginário.

Imagine que todas essas midias sociais são como um canal de TV aberta, onde você alcança a visibilidade de uma multidão de pessoas. Eu te pergunto: O que será que você tem transmitindo para elas? Faça uma pausa e reflita. Pois o que você transmite, subentende-se que é o seu melhor, certo? Ódio alimenta o ódio, amor alimenta o amor, ou seja, o ambiente que você cria só é sustentado com os pilares da sua essência.

Se você possui um holofote utilize-o para ampliar o bem, para se comunicar e compartilhar conhecimento com as pessoas a sua volta, pois, com certeza, passamos para frente o que possuímos dentro de nós. Aliás, esse é um privilégio que entre todas as mídias poderosas, apenas o Dr. Google possui, nele vamos revelando todas as nossas dúvidas, curiosidades e talvez ele sozinho saiba muito mais sobre nós do que nós mesmos.

Um banquete de informações ao nosso dispor, que a maioria das pessoas utiliza apenas para o entretenimento, palavra essa, que reúne um turbilhão de coisas como: música, moda, humor, cinema, famosos, etc. E será que é possível adicionar mais algumas palavras nesse seleto grupo? Algo que complemente o seu profissional e pessoal?

Nós nascemos como um diamante bruto e não somos todos iguais, muito menos possuímos as mesmas medidas e capacidades. Normal, somos diferentes, mas todos nós somos como pedras preciosas que podem ser lapidadas, com apenas um único propósito: Brilhar. Brilhar na vida das pessoas que nos envolvemos, as que amamos, com quem trabalhamos. Moldamos a nossa personalidade com base nas nossas vitórias, derrotas e experiencias, nos tornando a média das pessoas que convivemos. Mas será que essa média, é realmente 100% de todo o nosso potencial liberado?

Dentro de nós podemos sentir todas as coisas que ofuscam o nosso brilho e, somente nós, temos o poder, a capacidade e a chave para abrir um novo horizonte e alcançar qualquer coisa que almejemos, pois nos tornamos especialistas naquilo que vivemos.

Mesmo uma pessoa no seu ápice de desinteresse pode se tornar apta naquilo que ela faz diariamente, sendo bem instruida, se adaptando a rotina, entrando no ritmo e respirando aquele ambiente. Agora, imagine se ela amasse o que faz?

Quando conseguimos identificar quais são nossas armadilhas internas, podemos nos alimentar com o melhor que existe, tão simples quanto selecionar o melhor produto na prateleira de um supermercado. Comece a filtrar as informações que alimentam o seu intelecto, corte as ancoras que te puxam para o fundo, se envolva e traga para seu ambiente tudo aquilo que agregue ao seu “eu”, tudo que te faça sair da inércia e te obrigue a dar o melhor de si, seu 100%.


Não utilize as desculpas como se fossem muletas, você não precisa delas para caminhar. Não de ouvidos a pessoas amargas que não agregam nada a você. Viva “deitado eternamente em berço explendido”, e se a única coisa que te interessa é isso, ótimo. Você se tornou especialista no que você focou. Se isso soma e te impulsiona ao seu máximo de produtividade para alcançar o seu melhor “eu” pessoal, profissional e financeiro, continue. Pois se você quiser voar com águias, comece a parar de nadar com os patos.

Não digo aqui, para excluir o entretenimento da sua vida, uma vez que precisamos dele, mas digo sim para dosa-lo e filtrar o que realmente te fará uma pessoa diferenciada naquilo que você ambiciona. Comece a pensar que o seu tempo é valioso. Ajuste seu mindset e de a largada para o que faz seu coração pulsar. Tudo que você foca, seu cérebro absorve e isso vai aprimorar quem você é.

Um exemplo simples é como a informação chega até nós. Sugiro que você forme sua opinião não seguindo A ou B, mas sim, seguindo A e B, para então poder comparar os lados positivos e negativos de cada lado, e refinar sua opinião em cima disso. Não se norteie por algo que você ouviu, sem nem mesmo confirmar se realmente é verídico. Hoje, a informação que você compartilha tem muito poder, e como qualquer poder, pode vir servir ao bem ou ao mal.

Faça uma pesquisa rápida nas suas redes, verifique se o que você visualiza diariamente em seu celular ou computador realmente agrega para você se tornar uma pessoa e um profissional melhor. Da mesma forma que você seleciona o melhor alimento para o seu corpo, a melhor roupa, o melhor carro, comece a selecionar seus hábitos. Assim, se você se alimenta diariamente com o mais nutritivo prato de informações, selecionados por você mesmo, é isso que você irá se tornar.

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administração coaching comportamento comunicação conhecimento crescimento dicas empreendedor empreendedorismo empresas liderança motivação

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração