O mito do self-made man

Você acredita que é capaz de realizar seus sonhos sozinho? Veja o que Arnold Schwarzenegger tem a dizer sobre isso

Georges Biard/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

O que diz Arnold Schwarzenegger sobre ser um conquistador autorrealizado (self-made man):

"Eu vim para cá (EUA) com praticamente nada. Eu tinha US$ 20 no bolso e algumas roupas de treino numa bolsa de academia. Mas entenda, eu morava num pequeno apartamento e, no Dia de Ações de Graças, os treinadores da Academia Gold vieram ao meu apartamento e me trouxeram travesseiros, pratos, talheres e todas as coisas que eu não tinha. Nenhum de nós é capaz de conquistar as coisas sozinho. Ninguém. Nem mesmo eu, que interpretei o Exterminador e voltei no tempo para salvar a raça humana. Nem mesmo eu, que enfrentei e matei predadores com minhas próprias mãos"
"Sempre digo às pessoas que podem me chamar de qualquer coisa, mas nunca me chamem de self-made man. Transmite a impressão errada de que podemos fazer tudo sozinhos. Nenhum de nós pode. Todo o conceito de conquistador(a) autorrealizado(a) é um mito. Eu jamais teria conquistado algo em minha vida sem ajuda. Quero que vocês entendam isso, porque quanto mais cedo compreendem que estão aqui porque tiveram muita ajuda de outras pessoas, mais cedo descobrem que agora é hora de ajudar os outros"

Mesmo que eu escreva bastante sobre independência e autoconfiança, tento permanecer consciente de outros fatores que permitem que esses valores cresçam e se desenvolvam. Eu tive a sorte de contar com pais que se importavam comigo. Também contei com vários privilégios -- racial, de gênero, socioeconômico, de cidadania, etc.

E, é claro, tive bastante ajuda... e é por isso que, assim como o Exterminador, acredito que agora é hora de ajudar os outros.


O artigo foi publicado no blog do autor e cedido gentilmente ao Administradores.com

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração