O que a faculdade de administração não te ensina

Bem, vamos lá! Primeiramente nunca falarei mal do curso de administração de empresas, porque afinal foi uma escolha que fiz e algo que gostei muito e me orgulho muito de meu diploma.
Mas o que a faculdade de administração de empresas não te ensina? Primeiro vou começar com minha história, talvez algumas pessoas até se identifiquem.
Bom, por que escolhi administração de empresas? Concluí o ensino médio em 2005 e queria muito ingressar no curso superior, mas eu não tinha nenhum curso em mente; minha irmã havia conseguido uma bolsa de estudos para o curso de administração de empresas e então eu decidi fazer o mesmo curso que ela, porque era a única pessoa que conhecia que estava cursando o ensino superior e eu sonhava em ser uma executiva de sucesso em pouco tempo.
Vou contar alguns erros que cometi e o primeiro erro foi o de sonhar em ser uma grande executiva em um curto período de tempo; não que isso não pudesse acontecer, mas dificilmente você verá um grande executivo jovem, a não ser que a pessoa herde alguma empresa ou coisa assim.
Meu segundo erro foi o de não focar em uma área específic quando estava cursando a faculdade e posso dizer que isso me prejudicou bastante, porque eu conclui o curso sem ter um norte a seguir e o fato de eu não ter arrumado um emprego antes de iniciar a faculdade também me prejudicou bastante porque perdi muitas oportunidades por conta disto; ao procurar estagio na area muitas empresas queriam pessoas com experiência, apesar de que estágio deveria ser a primeira experiência profissional.
Mas, voltando para o que a faculdade não te ensina; as teorias de administração são lindas; planejar, organizar, dirigir e controlar; você aprende a tomar as melhores decisões, as histórias que os professores contam e os cargos que alcançaram nos fazem almejar ser aquilo que se tornaram.
Mas administração de empresas é mais complexo, a faculdade não te ensina a fazer relatórios, planilhas de controle, a faculdade não te ensina a administrar uma empresa específica, a faculdade não te ensina a ser lider. A faculdade te ensina o básico de tudo, marketing, Rh, Finanças.

A faculdade de administração nos ajuda a entender a empresa, saber basicamente o que cada área faz e isso é muito bom. Mas você não entra na empresa sabendo tudo baseado no que aprendeu em sala de aula, você consegue entender melhor as aulas, entender o que os professores dizem.
Mas para ser um administrador de empresas, assim como em qualquer profissão, você precisa bem mais que um diploma; precisa ter o conhecimento na prática; precisa saber tudo da empresa que administrará ou ser especialista  em determinada área. Mas onde conseguir tanto conhecimento? A resposta é trabalhando, aprendendo e conseguindo experiência.

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração