O que é a avaliação 360º e como ela pode contribuir para o seu sucesso?

Você pode até ter certeza absoluta de que com você não é bem assim, mas tem coragem de conferir?

iStock

Também conhecida como feedback 360º, esse modelo de avaliação é uma ferramenta muito poderosa para que um profissional enxergue como está sendo visto pelos profissionais a sua volta, podendo ser seus subordinados, colegas ou mesmo seus líderes, e é claro por si mesmo.

Você alguma vez já teve a curiosidade de saber se o modo como você se avalia está minimamente condizente como o modo como as ouras pessoas te avaliam?

Há quem diga que não devemos dar importância nenhuma ao que os outros pensam, costumo dizer que todo tipo de radicalismo é negativo, logo, desde que você consiga refletir bem e filtrar os feedbacks das pessoas a sua volta eles podem ter valor inestimável para o seu crescimento.

Afinal, quem é que nunca viu aqueles dois típicos casos:

De um lado as pessoas que se acham “a última Coca-Cola do deserto”, quando na verdade todos acham que do modo como ela está agindo ultimamente tem dado pouco resultado.

Do outro lado as pessoas que se julgam inferiores a tudo e a todos, quando na verdade têm estado entre os melhores profissionais da equipe.
Você pode até ter certeza absoluta de que com você não é bem assim, mas tem coragem de conferir?

Se a sua abertura para uma avaliação 360º é maior do que o seu comodismo com a sua auto avaliação e maior do que o seu medo de saber como está sendo avaliado pelas pessoas à sua volta, então vamos lá!

O ideal é que essa avaliação seja promovida pelo departamento pessoal da sua empresa, mas se eles não costumam usar essa ferramenta, sem problemas, vá lá e faça você mesmo.

01 - Escolha pelo menos 10 pessoas que convivem frequentemente com você e nas quais você confia que serão sinceras, que terão coragem de expor como realmente avaliam você.

02 – Elabore um questionário padrão para todos responderem, contendo questões objetivas sobre como elas avaliam você em relação a:

Proatividade;
Interesse;
Organização;
Flexibilidade;
Sociabilidade;
Liderança;
Disponibilidade;
Eficiência;
Trabalho em Equipe;
Ética;
Dedicação.

É muito importante você ter consciência de que esse tipo de avaliação só pode ser produtiva se você interpretar as possíveis críticas dos seus colegas como oportunidades para crescer e melhorar, se você não tiver maturidade suficiente para receber críticas, então é melhor procurar desenvolver esse lado primeiro. A avaliação 360º é muito poderosa e pode transformar a maneira como você conduz a sua carreira, não a transforme em ferramenta para criar inimizades no seu ambiente de trabalho.

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: avaliação 360º feedback