Mais comentada

O que é coaching, sua aplicabilidade e benefícios

Coaching, um processo que levará você a atingir sua alta performance.

Coaching é um processo que transforma e potencializa os resultados de um indivíduo, grupo ou empresa, visando expandir suas
competências e habilidades para alcançar seus objetivos. Esse processo é executado por um profissional denominado coach,
que através de técnicas, ferramentas e metodologias conduz o coachee (cliente) em direção ao alcancedos seus resultados. A metodologia do coaching trabalha a expansão do desempenho profissional e pessoal com intensidade eaprofundamento, onde o coach orientae auxilia o coachee a sair do estado atual (ponto de partida) e chegar ao estado desejado (aonde quer chegar, objetivos, sonhos e metas).

O processo de coaching pode ser aplicado de forma individual ou em grupos e é divido em sessões, onde na primeira sessão o coachee indica para seu coach o que deseja alcançar. As sessões são executadas utilizando-se de técnicas, ferramentas e metodologias, onde o coach é responsável porconduzir seu coachee ao estado desejado, através de diálogo (questionamentos, feedbacks e observações). Faz-se necessário uma conexão e permissão entre coach e coachee para que se crie uma sintonia e um ambiente onde o coachee se sinta seguro, onde consiga expor com clareza seus valores, objetivos, metas, seu planejamento pessoal e profissional e principalmente entenda a importância de agir em prol de alcançar seus objetivos. O coach conduz seu coachee ao autoconhecimento, a descobrir seus pontos fortes, seus pontos de melhoria e suas limitações, propõe ações para aprimorar suas competências e construir sua melhor versão.

“Coaching é um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre coach e coachee, no qual o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, por meio de identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades” (José Roberto Marques).

O coaching tem como seus principais elementos: foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua e resultados. 

Dentre tantos benefícios que o coaching pode proporcionar ao coachee, destaco:

Aumento deprodutividade: melhor gestão do tempo, se organizar de forma que consiga executar todas as tarefas e atividades necessárias no dia a dia. Ser mais eficiente, produzir mais com menos.

Transformação: o coachee percebe que é necessário mudar a forma de agir para conseguir atingir seus objetivos.

Assertividade: ter mais clareza e objetividade paratomada de decisão.

Acelerador de resultados: coachee desenvolve habilidade e entendimento de que para alcançar seus resultados, depende apenas de suas ações.

Foco no que deve ser feito: o coach conduz o coachee a descobrir quais ações são necessárias e traça um plano de ação.

Autoconhecimento: o processo proporciona o coachee a se descobrir e o leva ao autoconhecimento.

Autoresponsabilidade: o coachee enxerga de forma mais clara suas responsabilidades.

Autodesenvolvimento: o coachee cria a cultura de buscar se desenvolver cada dia mais e melhorar suaperformance.

Desenvolvimento intelectual: o coachee aprimora seus conhecimentos edesenvolve sua inteligência cognitiva, emocional, social e biológica.

Superação de medos, crenças e limitações: o coachee consegue superar os fatores que estão limitando seu desenvolvimento.

Melhora na comunicação: se comunica deeficiente.

Melhoria na qualidadede vida: coachee se torna mais produtivo, mais organizado, mais assertivo e como consequência disso, melhora sua qualidade devida como um todo.

Portanto coaching é um poderoso processo de transformação de vida e autoconhecimento. Essa metodologia que já é muito utilizada por profissionais que buscam alcançar sua alta performance e excelência no que fazem. O coaching subiu de patamar, deixando de ser experimental passando a ser um processo de aperfeiçoamento de desempenho e resultados dentro das empresas e na vida pessoal dos indivíduos. Tornou-se um processo de aprendizado e desenvolvimento contínuo.

 “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. (Mahatma Gandhi)

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)