O que é estado de flow?

“Sentimo-nos num estado de êxtase que é como se nós próprios não existíssemos”

iStock

“Sentimo-nos num estado de êxtase que é como se nós próprios não existíssemos”: palavras de um compositor sobre como se sentia enquanto trabalhava em novas composições. Essa descrição é surpreendetemente parecida com a de centenas de alpinistas, campeões de xadrez, engenheiros, gestores, atletas e tantos outros que se empenham ao máximo naquilo que fazem, pessoas que se entregam de corpo e alma ao ofício e se permitem ser tomados pelo Estado de Flow.

Trabalhar em Estado de Flow (fluxo) significa estar completamente absorto na tarefa, as pessoas falam ao seu redor e é como se você não pudesse ouvi-las, o telefone toca e isso em nada muda o seu foco, o tempo passa e você não se dá conta disso. Você fica 100% concentrado e focado na tarefa do momento, nada nem ninguém é capaz de subtrair energia da sua mente.

Um cirurgião, por exemplo, recorda uma difícil operação durante a qual esteve em Estado de Flow, quando terminou, reparou que havia uma grande quantidade de detritos no chão da sala de operações e perguntou o que se passara. Ficou assombrado ao ouvir que enquanto operava uma parte do teto tinha caído, sem que ele se desse conta disso.

Infelizmente poucos são os profissionais que conseguem trabalhar em Estado de Flow, não porque não sejam capazes ou porque não têm esse talento. Na verdade, isso nada tem a ver com talento, nem com a sua magnifica codificação genética.

Entrar em fluxo significa atingir um alto nível de Inteligência Emocional em relação ao autocontrole, uma vez que você precisa tirar o foco de toda e qualquer distração que queira roubar a sua atenção, como, a briga que teve mais cedo com o namorado, as contas vencidas por pagar, as outras urgências do trabalho que a todo momento pressionam você, entre dezenas de outros pensamentos que pirilampam pela nossa mente no decorrer do dia.

Entrar em flow exige que você se dedique 100% apenas aquilo que está realizando naquele momento e subjugue seus ladrões de atenção. É difícil porque sabemos que principalmente quando nos ocorre situações que nos afeta com muita intensidade emocional (como um desentendimento em casa por exemplo), é necessário tempo para ir dissipando a atividade cerebral que gira em torno daquela situação, logo, fica mais complicado entrar em fluxo em dias assim.

Há duas maneiras básicas de entrar em fluxo:

Disciplina: Imagine que você passou por um momento difícil em casa antes de sair para o trabalho e mesmo quando chega no escritório não consegue pensar em outra coisa, entrar em fluxo em dias assim, por mais interessante que o seu trabalho seja, pode ser mais complicado, contudo não é impossível. Você só vai precisar de uma boa dose de disciplina para conduzir a sua mente a uma atenção focada até criar uma barreira para os ladrões de atenção. É como um foguete sendo lançado ao espaço, no início você precisará de uma grande quantidade de energia para impulsioná-lo e em seguida sua mente se entrega ao que você solicita dela e no estado de flow o seu consumo de energia reduz significativamente.


Fazer o que você ama: Trabalhar com o que te desperta paixão pode facilitar e muito a sua entrada constante em estados de fluxo, uma vez que uma tarefa seja para você algo superinteressante, extremamente prazeroso e minimamente desafiador, por mais que existam ladrões de atenção, você não terá muita dificuldade para focar 100% ali. Isso porque somos fortemente controlados pelas emoções de dor e prazer, logo, se aquela tarefa se mostra altamente prazerosa ela tem o poder de ofuscar suas dores e outras fontes de prazer que possam atrair sua atenção.

Como isso pode alavancar sua carreira?

Trabalhar em estado de fluxo é potencializar suas capacidades, reduzir erros, aumentar a produtividade, melhorar resultados e é claro ainda subir seus níveis de qualidade de vida, isso porque você vai fazer muito mais, consumindo muito menos energia e reduzindo significativamente os níveis de estresse.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: carreira desenvolvimento pessoal Estado de Flow Inteligência Emocional produtividade