Mais comentada

O que é preciso para se tornar um líder inesquecível?

Ser líder é ser uma pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras

Ser líder é muito mais que um cargo ou nomenclatura. Um líder de verdade apresenta características que vão além da motivação e inspiração.

O verdadeiro líder não é aquele que manda fazer, é aquele que indica e ensina a direção. Muitos são líderes, mas poucos se tornam inesquecíveis e inspiradores. Então, o que é preciso para se tornar um líder inesquecível?

Um líder inesquecível acredita no impossível. Esse impossível pode aparecer de diversas maneiras, seja uma meta difícil de ser alcançada, determinada negociação que pode não dar certo ou qualquer outro adversidade que uma organização possa enfrentar. O líder inesquecível acredita no potencial da sua equipe e incentiva até o último instante, sem desanimar.

Ele coloca paixão naquilo que faz independe do setor em que trabalha, quantas pessoas estão em sua equipe ou qual tarefa lhe é designada. O líder inesquecível tem prazer em realizar suas atividades, coloca paixão naquilo que faz e consequentemente, as coisas tendem a ser feitas com uma certeza leveza e tranquilidade, mesmo quando as tarefas são árduas e desgastantes.

Além de acreditar no impossível e colocar paixão naquilo que faz, o líder inesquecível ainda tem outra capacidade, a de enxergar oportunidades na crise, ver aquilo que ninguém viu e tirar proveito de determinada situação para obter o melhor resultado possível. O que para muitos pode parecer um pesadelo ou um momento de recessão, para o líder inesquecível, essa pode ser uma oportunidade de sair na frente, de levar a sua equipe a outro patamar e ganhar aquela fatia de mercado ou quem sabe, lançar um novo produto.

Outra característica do líder inesquecível é a de proteção. Ele protege a sua equipe no sentido de valorizá-la, incentivá-la a ser mais, buscar mais. É claro que ele corrige e chama a atenção quando é necessário, mas a proteção é um fato importante, pois o líder sabe e conhece a sua equipe, ele a respeita e valoriza cada membro.

A ética deve fazer parte da filosofia de todo o profissional e com o líder inesquecível não é diferente. Ele age com ética independente da ocasião ou de quem está presente. É através da ética, que o líder mostra seus valores e preceitos e espera assim, ter uma equipe também ética e que possa agregar valor a organização.

A arte de inspirar é para poucos e o líder inesquecível sabe como fazer isso. Inspira a ser melhor é uma das características do líder inesquecível. Por ser uma referência para o time, ele inspira a sua equipe a agir melhor, buscar melhores resultados e também ser inspirador assim como ele é.

Além de tudo isso e talvez o mais importante, o líder inesquecível não é opressor, ele lidera pelo carisma e não pela autoridade. Isso cativa e motiva sua equipe, a encoraja e superar os desafios e buscar melhores resultados.

Ser líder é muito mais do que comandar pessoas, é acreditar no impossível, ter paixão por aquilo que faz, é enxergar oportunidades onde ninguém enxerga, é proteger a sua equipe, é ser ético, é ser inspirador, ser referência para sua equipe e acima de tudo ser um líder por carisma, não por autoridade.

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: carreira crise ética inspiração inspirador ispiração líder liderança motivação oportunidade ser líder

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração