O que é uma vida sistêmica?

Você pode até não saber mas cada resultado que obtém pode afetar positivamente ou negativamente outros pilares da sua vida. Tudo é interdependente.

A Teoria Geral dos Sistemas que nasceu nas pesquisas do biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy entre os anos de 1950 a 1968 tem uma grande aplicabilidade na sua vida. Essa teoria afeta sua vida diretamente, afinal todos nós possuímos uma vida sistêmica. Segundo essa teoria, sistema é definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns, e dessa forma o resultado do sistema como um todo é maior do que se cada unidade funcionasse independentemente.

Mas como assim vida sistêmica? O que isso significa? Significa que em nossas vidas tudo está de alguma forma interligado e é interdependente, a sua área profissional, seus relacionamentos, sua área financeira, sua saúde, espiritualidade, desenvolvimento intelectual e o controle emocional. Cada elemento da sua vida não pode ser analisado separadamente. Cada resultado que obtém nessas áreas afeta sua vida como um todo.

Pilar Profissional: sua profissão se relaciona com sua missão de vida, seu propósito, sua realização profissional? Será que o trabalho que faz hoje te traz satisfação no final do dia? Está conectado com suas metas de vida? De alguma forma você sente seguro na carreira que busca?

Pilar Relacionamentos: Como você se relaciona com as pessoas? Como está seu relacionamento amoroso? Como está o relacionamento com seus familiares? Como é o relacionamento social?

Pilar Financeiro: como estão suas finanças? Como está sua relação com o dinheiro? É fácil para você ganhar dinheiro? Ou sempre está endividado? Ou apenas mantém seu padrão de vida?

Pilar Saúde: Como está sua alimentação? Seu nível de energia durante o dia? Você tem um sono de qualidade? Pratica exercícios físicos com frequência? Possui tempo para você mesmo?

Pilar Espiritualidade: cada um possui sua crença em uma religião, e até mesmo quem não acredita que exista um Deus, acredita que existe uma força que rege o Universo. Você alimenta sua alma de alguma forma? Possui um tempo para refletir sobre a vida cotidiana?

Desenvolvimento Intelectual: Com que frequência você busca conhecimento na sua área de atuação? Você é um líder em seu departamento então quanto livros já leu sobre liderança e alta performance? Você é vendedor então quantos livros leu sobre vendas? Quantos workshops participou sobre atendimento ao cliente? Você buscou formação superior, pós-graduação, MBA, Mestrado para se desenvolver em sua carreira?

Você é apenas uma pessoa, por mais que saiba dividir seu tempo entre vida pessoal e profissão mesmo assim você continua sendo mesma pessoa que em um dia pode brigar com a pessoa mais importante da sua vida, e 1 hora depois fechar um negócio de longo prazo com um novo sócio. Você é a mesmo sujeito que está financeiramente endividado, preocupado e ansioso, porém vai participar de uma reunião importante de negócios que vai definir o futuro da sua empresa. Você é a mesma pessoa que fez um check-up e seus exames não tiveram bons resultados e você vai ser pai/mãe/avô/avó em breve.

Não existe separação entre vida pessoal e profissional, você pai de família e você CEO de uma empresa, são apenas contextos diferentes e pessoas diferentes, mas você continua sendo a mesma pessoa com as mesmas qualidades e os mesmos pontos de melhoria. Alcançar resultados de alta performance em um pilar afetará positivamente outro pilar da sua vida. O inverso também é verdadeiro, resultados negativos em um pilar afetam negativamente outros pilares da sua vida. Estamos em constante evolução, acredito que se você não está evoluindo você está estagnado. A vida é igual a um rio está sempre em movimento, se você não evoluir infelizmente ficará para trás.

Ninguém é feliz sendo bem-sucedido em apenas uma ou duas áreas na vida. Você tem o relacionamento dos sonhos, entretanto não se dedica a sua carreira de maneira efetiva, um dia as consequências virão e portas podem se fechar e isso pode te deixar frustrado de alguma forma, e impactar seu relacionamento. Assim como o inverso, possuir a carreira dos sonhos e não possuir ninguém para compartilhar essa alegria. Ter milhões na conta do Banco e não ter saúde para usufruir do patrimônio que construiu.

Nossa vida é sistêmica, cada ação, cada resultado em um pilar da sua vida pode afetar positivamente ou negativamente seus resultados em outros pilares, afinal tudo na sua vida é interdependente e se relaciona com o mesmo objetivo que é fazer com que se sinta realizado em todos os pilares da sua vida.

“Em um mundo de médias seja o desvio-padrão”

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Autoconhecimento Coaching Desenvolvimento Pessoal Evolução Pessoal Resultados de Alta Performance

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração