O que vale é a competência!

Não tenho dúvida alguma que a época dos currículos recheados de diplomas, certificados e referencias do passado acabou. Em outros tempos, tudo isso tinha muito valor.

Não tenho dúvida alguma que a época dos currículos recheados de diplomas, certificados e referencias do passado acabou. Em outros tempos, tudo isso tinha muito valor. Um mundo linear, onde as coisas aconteciam com relativa previsibilidade e as mudanças podiam ser observadas com a tranquilidade do “chá das 5”. Hoje, bem, você sabe o mundo em que estamos todos vivendo.

Nossas certezas e seguranças foram pulverizadas na rapidez de um trem bala. Sendo essa a nova realidade, duvido muito que alguma empresa se prenda a currículos para definir a contratação de um novo colaborador. Mas, caso se for o currículo a base para contratação, certamente não será ele a base para permanência na empresa.

De um modo geral currículos passaram a ser considerados memórias póstumas ou balancetes onde se apresentam somente o ativo. O passivo sempre ficava escondido nas entrelinhas. A nova realidade do mundo dos negócios vem impondo uma nova verdade. Não basta supostamente ter aprendido alguma coisa. E preciso realmente saber fazer. Currículos substituídos por portfólios. Diplomas e certificados dando lugar a realizações concretas. Sejam na escola, em trabalhos voluntários ou em projetos na empresa.

Hoje é preciso mostrar competência com base em realizações. Conhecimento gerando resultados. Uma grande capacidade de abandonar a arrogância que currículos e um passado de realizações fazem nascer na vida de muitas pessoas. Hoje é precisa criar apego a novos conhecimento, novas competências. Um grande desejo de aprender mais e fazer sempre melhor.

Quem chega ao mercado de trabalho deve compreender que o momento é outro, é preciso se apresentar de outra forma. Quem já esta com seu emprego deve lembrar que ninguém vive mais de conquistas passadas.

Melhore sempre e tenha muito sucesso!

 

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: PalestranteDestaque PalestranteDestaqueSC PalestranteProfJair

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração