10 livros que toda mulher de sucesso deve ler

Veja uma lista de livros imprescindíveis para mulheres que desejam chegar ao topo em suas carreiras

Thinkstock

Vários são os fatores que fazem uma mulher alcançar o sucesso. Dentre eles, o conhecimento é um dos pontos chave, que embasa tanto habilidades como atitudes, pois leva a refletir sobre nossas ações e assim podemos ajustá-las de acordo com as oportunidades que nos surgem, sendo esta uma das premissas para o sucesso de qualquer pessoa.

A lista que apresento aqui não tem a pretensão de se tornar uma bibliografia obrigatória para mulheres,  até porque excelentes livros ficaram de fora e vários outros ainda estão por vir. Mas quero que, com essas sugestões, você possa ampliar seus conhecimentos para assim vencer e ter sucesso, não somente na carreira, mas em todas as áreas em que uma mulher deseja se destacar.

1 - Faça Acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar, de Sheryl Sandberg

O livro, lançado em 2013 pela Chefe Operacional do Facebook, apontada como a 10ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, despertou polêmica ao levantar a questão da estagnação das mulheres em suas carreiras, apontando fatores relacionados à forma de agir e pensar como algo fundamental para o sucesso da mulher no âmbito profissional. O livro traz ainda sugestões práticas de como resolver questões pessoais  para atingir um alto potencial de desempenho e assim chegar ao topo nas organizações.

2 - Feito Homem – A jornada de uma mulher ao universo masculino, de Norah Vincent

Norah Vincent queria saber como realmente era a vida dos homens, pois muitas mulheres sempre acreditaram que eles vivem melhor do que elas. Para descobrir por si mesma se isso era verdade, por dezoito meses ela se disfarçou de homem e relatou nesse livro tudo o que pode perceber acerca do universo masculino. Tendo estado onde certamente nenhuma mulher esteve, Norah Vincent narra de forma bem humorada e cativante os muitos mistérios singulares da identidade de gênero.

3 - Nos negócios, jogue como homem, vença como mulher, de Gail Evans

De forma direta, Gail Evans faz uma análise realista e sincera do segredo para o sucesso nos negócios e ensina mulheres de todos os níveis de uma organização através de exemplos práticos, como participar do “jogo” aumentando assim as chances de sair vencedora.

4 - Homem líder, mulher líder, de Michael Gurian & Barbara Annis

O livro apresenta ferramentas científicas para que os leitores possam compreender o cérebro feminino e masculino além de entender a si mesmo e uns aos outros. Analisando a diferença de homens e mulheres e como através do equilíbrio de uma equipe mista, as empresas podem alcançar maior vantagem competitiva, utilizando o que cada gênero tem de melhor.

5 - Mulheres, elas fazem história, de Mayla Di Martino

Com coragem e comprometimento social, 64 executivas integrantes do Espaço Mulheres Executivas (MEX-Paraná),  relatam os desafios enfrentados para chegar a posições de liderança, além de refletirem sobre as condições que podem tornar o mundo corporativo mais afável ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, tanto para homens quanto para mulheres.

6 - Executiva, a heroína solitária, de Emerson Ciociorowski

Escrito de forma leve, cativante e fluida, o autor busca levar mulheres a uma reflexão profunda, sobre a importância de seu papel na vida e sua responsabilidade na concretização de um mundo melhor. Através de temas instigantes, a leitora é convidada a explorar o potencial que cada mulher tem, mas que consequentemente é esquecido por falta de tempo e coragem.

7 - Mulheres que correm com lobos – Mitos e Histórias do arquétipo da mulher selvagem, de Clarissa Pinkola Estes

Esse livro propõe que toda mulher tem em si um lado a ser descoberto, uma essência selvagem e poderosa que procuramos esconder, ou não entrar em contato por medo de nós mesmas. No entanto, a autora descreve, através da análise de mitos, que esse lado feminino nos coloca frente a frente com nosso eu verdadeiro, transformando a realidade através da força que está por trás de cada mulher, contribuindo assim para que a essência feminina se fortaleça e possa guiar cada uma para o sucesso e realização pessoal.

8 - Marketing da Mulher, de Vanda Neves

De forma clara e reflexiva, Vanda Neves desafia elas a promoverem mudanças que muitas desejam, mas acabam não concretizando. Com a proposta de ser um guia para mulheres, o livro mostra através de princípios do marketing que é possível ser mulher e amante, ter uma carreira e ser mãe, abraçar muitas causas e ser uma pessoa mais feliz.

9 - Mulheres no topo – Como mulheres bem sucedidas conciliam trabalho e família, de Diane F. Halpern e Fanny M. Cheung

Através do depoimento de profissionais influentes, as autoras buscam mostrar que é possível conciliar família e trabalho através da discussão dos principais dilemas vividos pelas mulheres na sociedade contemporânea: ser uma boa mãe e esposa e ao mesmo tempo conquistar o sucesso profissional.

10 - A era da mulher – Entenda e prepare-se para a mudança econômica em curso, de Alison Maitland

O livro aponta a importância e a força econômica das mulheres, argumentando que a posição feminina como consumidoras, profissionais e líderes tem sido reconhecida como um indicativo de saúde, maturidade e viabilidade econômica. Apontando que as mulheres atualmente exercem um papel essencial para as soluções do mercado de trabalho, para a diminuição das taxas de natalidade e para a escassez de qualificações.

Inspire-se e boa Leitura!

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(2)
Tags: carreira conhecimento dicas liderança