Pirâmide do sucesso

Uma característica presente na grande maioria das sessões de coaching é aplicação de ferramentas baseadas em perguntas poderosas. Esses recursos podem ter objetivos diversos, dependendo do momento da sua aplicação e dos objetivos do coachee.

Há ferramentas de coaching com o objetivo de diagnóstico de cenários, de aumento do autoconhecimento, descoberta de motivações, tomada de decisão, traçado de metas e outros.

Uma das melhores ferramentas para ajudar o coachee a traçar metas e caminhos para atingir o seu estado desejado é a pirâmide do sucesso. Neste artigo você saberá como funciona, como aplicar essa ferramenta e quais são os seus benefícios para o coachee.

Como funciona a pirâmide do sucesso

A aplicação da ferramenta pirâmide do sucesso é bem simples. O coach deve apresentar ao seu coachee o desenho de uma pirâmide dividida em 3 níveis (camadas). No primeiro nível (topo) deve ser escrito o estado desejado do coachee no seu processo de coaching.

No segundo nível o coachee deve definir 3 metas que devem ser cumpridas para atingir o seu objetivo específico descrito no topo da sua pirâmide do sucesso. Por fim, na terceira camada, é preciso colocar 3 ações necessárias para atingir cada meta que foi escrita no segundo nível.

Exemplo de aplicação da ferramenta pirâmide do sucesso
Usaremos um exemplo de aplicação da ferramenta pirâmide do sucesso para o coaching de emagrecimento, para facilitar o seu entendimento sobre o uso desse recurso em uma sessão com o coachee.

Nível 1 (topo da pirâmide):

Perder 20kg em 4 meses;

Nível 2 (meio da pirâmide dividido em 3 partes):

Meta 1 - Fazer reeducação alimentar;

Meta 2 - Controlar a compulsão alimentar;

Meta 3 - Participar de um programa de atividades físicas;

Nível 3 (base da pirâmide divida em 9 partes, sendo 3 para cada meta do nível 2):

Ação 1 para meta 1 - Consultar um nutricionista até o final da semana atual;

Ação 2 para meta 1 - Fazer a compra semanal de todos os ingredientes;

Ação 3 para meta 1 - Fazer a preparação do cardápio semanalmente para congelar as porções exatas de cada refeição;

Ação 1 para meta 2 - Consultar um psicólogo e iniciar a psicoterapia;

Ação 2 para meta 2 - Pedir ajuda a todos da casa para controlar a compulsão;

Ação 3 para meta 2 - Rever todos os fins de semana os relatórios de todas as sessões de coaching de emagrecimento;

Ação 1 para meta 3 - Procurar um profissional de educação física;

Ação 2 para meta 3 - Fazer as atividades físicas às segundas, quartas e sextas-feira;

Ação 3 para meta 3 - Fazer avaliações físicas de 2 em 2 semanas para controlar a evolução do emagrecimento;

Benefícios da pirâmide do sucesso

A ferramenta pirâmide do sucesso é um dos recursos mais interessantes para serem usados em diversos tipos de processos de coaching, na etapa de tomada de decisão e traçado de metas, que levarão o coachee até o seu estado desejado.

Durante o processo de coaching, o coach não deve interferir nas decisões dos seus clientes. A aplicação da ferramenta pirâmide do sucesso é uma forma de incentivar e encorajar o coachee a tomar decisões e se comprometer com as metas definidas por ele mesmo.

O desenho da pirâmide do sucesso facilita com que o coachee defina o passo a passo das ações necessárias para atingir cada meta do seu estado desejado. Entender todos os passos a serem percorridos rumo ao objetivo final é essencial para que o cliente atendido não se perca no meio do caminho.

A divisão em níveis e ações do gráfico também ajuda a desmembrar o todo em suas diversas partes, facilitando o raciocínio lógico que deve estar presente em cada ação, que deve estar sempre alinhada ao objetivo específico colocado no topo da pirâmide.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: coaching