Mais comentada

Planejamento estratégico pessoal

Cada vez mais, iniciamos uma formação acadêmica com várias inseguranças. Incertezas mercadológicas, economia instável, tecnologia, falência da indústria nacional, cenários políticos desanimadores. São alguns dos fatores que causam um certo receio ao se ingressar num investimento de tempo e dinheiro aplicados na formação acadêmica. Como gerar ações que minimize essa situação?

Se você vai cursar ou está cursando uma graduação ou uma pós-graduação ou então tentando entrar no mercado de trabalho, isso tem a ver com você!
Há muito tempo que a obtenção de um diploma de nível superior deixou de ser sinônimo de emprego e de sucesso, essa condição se agrava ainda mais, quando temos instituições de ensino com um distanciamento entre as teorias ministradas nas grades curriculares e as necessidades de competências latentes do mercado de trabalho. A formação de administração sofre em tese, desta mesma síndrome!


Para ilustrar:
Via de regra, os cursos de Administração, não dão a devida atenção em gestão de micro pequena empresas e em empresas de serviços, isso demonstra claramente que não estamos focados nas necessidades do mercado, uma vez que esses dois universos representam 95 % das nossas empresas (SEBRAE) quanto ao seu tamanho, e um percentual 70% do Pib (IBGE) para o setor de serviços. Posto isso, é fácil constatar que teremos profissionais da área de gestão, com dificuldades de entrar no mercado de trabalho, não só por conta de cenários desalentadores, mas também por não ter em sua formação, conhecimentos habilidades e atitudes que o deixem mais próximos das competências valorizadas pelas empresas. Mas a culpa não é só das instituições, nós como futuros administradores ou administradores formados temos que fazer essa leitura e se preparar! entendendo que somos um recurso dentro dos processos de produção.


Como se preparar para essa realidade?
Análise interna e externa
1.Quem sou eu e o que quero desse curso.
Quem é você?
Por que está fazendo administração?
O que eu sei sobre o curso que estou fazendo?
Quais áreas me interessam?
Qual o setor da economia gostaria de trabalhar?
Qual empresa gostaria de trabalhar (Se possível responder)
2.Quais competências esse setor (empresa) exige ou valoriza?


Conhecimentos:
• Quais disciplinas dentro da minha grade podem me preparar melhor, para pleitear as vagas de empregos nesse setor ou empresa (todas as disciplinas te preparam, porém algumas podem ter a profundidade maior, de acordo com os seus anseios)?
• Quais os tipos de conhecimentos que devo adquirir que não são oferecidos no meu curso de graduação, mas que irão me tornar mais competitivo para o setor ou empresa.
Ex: Inglês, Excel, Project. etc..


Habilidades:
Quais habilidades devo me dedicar mais que as outras (sem esquecer a importância de todas), dentro dos aprendizados exigidos na graduação, e nas oportunidades existentes no campus?
• Quais as habilidades que devo buscar no meu cotidiano que poderão ajudar nas competências que o setor ou empresa valorizam?
Ex: Trabalhos sociais, Oratória, Yoga. etc...


Atitudes:
• Que atitudes posso desenvolver no meu processo de graduação, e como posso usar o ambiente, a estrutura e o corpo discente e docente para desenvolvê-las?
EX: Disposição, proatividade, resiliência. etc...


Diretrizes e Objetivos e Missão:
Agora é hora de definir como queremos chegar no final da graduação, ou seja, quais serão as características que vou querer desenvolver. Defina também os objetivos que quer atingir, e quais valores você vai priorizar para alcançá-los


• Missão: aqui você deve definir qual será sua razão de estar fazendo o curso de administração, e como você quer ser reconhecido, pelo meio acadêmico e pelo mercado, isso mesmo, o seu posicionamento na instituição de ensino pode lhe render reconhecimentos externos.
EX: Quero ser reconhecido como um profissional empreendedor que seja proativo!


• Objetivos: Nessa etapa com base na sua missão e na análise ambiental, você deve definir alguns objetivos que colaborem para alcançar a performance que você busca!
EX;

Objetivo  Processo  Prazo  Custo
Adquirir conhecimentos de software de gestão de Projeto Curso Ms Project 2 messes R$550
Desenvolver habilidade de oratória Participar de seminários e outras atividades que possa me exercitar a oratória 6 messes Zero


Formulando a Estratégia:
Nesta etapa, temos que estar muito atentos de como vamos elaborar um modelo, que nos permita mapear e escolher quais as melhores estratégias para isso, tente responder as seguintes questões:


Onde meus objetivos vão me levar?

A estratégia está alinhada com meus objetivos?

Quais fatores impedem a implantação dessa estratégia?

Dinheiro, tempo, localização?


Como posso aproveitar minhas forças e oportunidades para implantar essa estratégia
Tipos de Estratégias?


Estratégias de acúmulos de Conhecimentos;


Estratégias de Mudança de Rotinas (Atitudes);


Estratégia de desenvolvimentos Práticos (Habilidades)


Implantando a Estratégia:
Uma vez definida a estratégia é hora de ter mais garra do que nunca, pois segundo Mintzberg :
"A estratégia não é a consequência do planejamento, mas o contrário, o seu ponto de partida."(The Rise and Fall of Strategic Planning (1994).Neste sentido, é a implantação da estratégia, que vai realmente fazer com que o planejamento aconteça.

Então é hora de planificar as ações:

Oque? Quem? Onde? Quando? Como? Quanto?
DesenvolverTemperança Eu Em casa, na faculdade, no comercio, nas redes sociais No cotidiano visitar instituições e participar de grupos diferentes R$000
DesenvolverHabilidades de Negociação Eu

Compras no comercio,Trabalho da faculdade,Jogos redes sociais

No cotidiano

Ler sobre o assunto R$100,00 Livros


  

 

Metas e Controle
Para sabermos onde estamos indo, é fundamental definirmos onde queremos chegar, essa condição, pode ser alcançada através de metas! Significa entender e acompanhar seu desenvolvimento, registrar seus avanços, para fazer correções e finalizar etapas.

 Considerações
Com a velocidade em que as coisas estão acontecendo no mundo, é mais que prudente nos contextualizarmos como profissionais, saber quais são os cenários do mercado, quais são suas melhores ferramentas, assim ser agente de mudança, no meio em que está inserido.Esse entendimento e condição, passa pelo crivo do autoconhecimento e do reconhecer o outro, isso é base das ciências sociais, O curso de administração trata com uma amplitude maior do que qualquer outro esse assunto, pois a vida necessita de gestão, e nós como administradores devemos aplicar o constructo em nosso dia a dia!
A gestão muda o Mundo!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)