Mais comentada

Planejamento: Ser, Fazer e Ter

Crie metas para alcançar seus objetivos em 2018

O início do ano representa para as empresas e profissionais a oportunidade de fazer diferente, de recomeçar e iniciar uma nova história. Hora de avaliar tudo que passou e recalcular a rota para realizar os projetos e sonhos que ficaram para trás.

É época que os profissionais começam um novo hábito, que buscam desenvolver suas habilidades, conhecimentos e aperfeiçoar suas atitudes. As empresas tiram alguns dias e reúnem os líderes dos setores e diretores para avaliar o ano que passou e fazer o planejamento estratégico para alcançar as metas desejadas.

Antes de iniciar o seu planejamento de 2018, reserve um tempo para avaliar o que já passou. Sua história vai te ajudar a perceber o que vale a pena repetir e o que deve ficar para trás, será sua bússola. Aqui estamos concentrados no primeiro passo, o SER!
Quanto às metas que não foram alcançadas, questione e registre as razões pela quais não conquistou. O que faltou para dar um “Ok” nesses itens? Disciplina? Organização do tempo? Motivação? Interesse? Recursos? Descreva com sinceridade e de preferência faça essa autoavaliação, numa reunião importante com você mesmo.

Depois dessa avaliação, escolha os itens que ainda fazem sentido de serem alcançados e inclua na sua lista de objetivos para 2018. Tenha atenção nessa hora, pois a tendência é querer levar todas as ações. Escolha apenas a que realmente tem a intenção de investir tempo, energia e até recursos para atingir tais objetivos.

Após o “mergulho” no ano que já acabou, chegou a hora de planejar o seu novo ano. Pegue um papel e uma caneta e escreva tudo que deseja realizar nos próximos 365 dias detalhadamente, concentrando sua atenção para o FAZER. O que? Como? Onde? Quem? Quanto vai custar? Quando?

Embaixo de cada meta detalhada, escreva o propósito real de ter aquela ação, escreva com sinceridade e com detalhes o porquê vai realizar cada ação listada anteriormente. O que vai contribuir diretamente para a consistência das suas mudanças na sua carreira e na vida pessoal não é o que vai fazer, mas o porquê vai fazer.

Tenha um propósito inabalável, ou seja, lembrar o porquê de cada ação é uma chave valiosa para continuar enquanto todo mundo desistiria. Afinal, para ter resultados diferentes na carreira é necessário fazer ações diferentes, desenvolver competências comportamentais e gerenciais é essencial.

Busque também o acompanhamento de um profissional de coaching que irá te ajudar a ter a alta performance para os seus resultados serem alcançados e elevar seu patamar profissional em 2018. Sem um método, um passo a passo, é muito mais difícil para as pessoas ultrapassarem seus limites e terem um ano “fora da curva”.

Lembre-se que seus resultados são reflexos do seu relacionamento com você, portanto, invista no seu desenvolvimento pessoal para ser um profissional diferenciado e ter um crescimento na carreira não apenas para bater sua meta do ano como também para ultrapassar suas metas.

Vale ressaltar que o planejamento estratégico, além de detalhado, deve estar alinhado com os valores pessoais e também com o estilo de vida que o profissional deseja para si. O ideal é ter harmonia nos objetivos profissionais e pessoais, ou seja, ambos estarem em conexão para haver equilíbrio nos diversos papeis que atua.

Além disso, priorize as metas por mensal, trimestre ou semestre, assim fica mais fácil acompanhar o seu desenvolvimento e fazer avaliações com foco no crescimento contínuo. Nenhum planejamento sobrevive ao campo de batalha, é pouco provável que tudo que planejou no início do ano aconteça exatamente sem nenhuma alteração como sonhou. Os ajustes da jornada são constantes e merecem atenção para agir rapidamente quando o planejamento desenhado já não está mais congruente com a nova realidade apresentada.

O planejamento estratégico não é rígido, ele é flexível e deve estar aos seus olhos diariamente para poder ver e rever inúmeras vezes e acompanhar a evolução e as mudanças ao longo da caminhada. Fique de olho!

Após esse percurso com dedicação e comprometimento, os resultados irão acontecer, você terá suas recompensas encerrando o ciclo com o TER. Celebre, aproveite e comemore, e na sequência inicie novamente um novo plano, afinal, o ciclo nunca termina, sempre tem um próximo degrau à espera.

Vamos que Vamos!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: CARREIRA COACH COACHDECARREIRA COACHDECARREIRARENATACOX COACHING COACHRENATACOX METAS OBJETIVOS RENATACOX