Por que Aprendemos mais com as Derrotas do que com as Vitórias da Vida?

Ser profissional é acima de tudo aprender com as vitórias, com os empates e claro também as derrotas, pois cada fase da vida anos ensina algo que ainda não sabíamos.

Eugênio Sales Queiroz

Toda regra tem exceção, mais é quase certo que o ser humano aprende muito mais quando sofre uma derrota temporária do que quando alcança resultados positivos. Mas por que será que isso acontece?

Talvez pelo simples fato que um tropeço mexa com nosso emocional e sendo assim todo nosso ser acaba sendo abalando.

Mas como já dizia o renomado escritor Napoleon Hil a derrota temporária traz em si a semente de algum benefício igual ou maior daquilo que temporariamente perdemos.

Veja por exemplo um time de futebol quando ganha um jogo, a euforia toma conta tanto dos jogadores, comissão técnica e principalmente dos torcedores.

Mas quando o time perde, tanto jogadores, comissão técnica e também os torcedores começam a apontar falhas que foram cometidas durante a partida, quem acompanha os debates esportivos sabe muito bem do que estou falando.

Não quero dizer que não devemos comemorar a vitória, ao contrário, devemos sim, mas de alguma forma profissional e responsável precisamos também valorizar as derrotas, os atropelos, as falhas, para que de uma expectativa diferente possamos ajustar o que precisa ser ajustado, melhorado.

Mas não podemos é nos deixar abatermos quando uma reviravolta acontece na nossa vida profissional, onde parece tudo de repente perder o sentido. É exatamente onde profissionais mais qualificados e equilibrados aprendem a dar a volta por cima em relação a tantos outros que vão apenas sentar e se lamentar focando apenas no que perderam.

Ser profissional é acima de tudo aprender com as vitórias, com os empates e claro também as derrotas, pois cada fase da vida anos ensina algo que ainda não sabíamos.
Quem tem a mente aberta para aprender, consegue gerar uma expectativa melhor para sua própria vida e sendo assim aumente e muito o número das suas conquistas.

Afinal de contas, a nossa maior vitória é sobre nós mesmos.

Sobre nossos próprios limites.

Sobre nossas próprias crenças.

Acreditemos sempre. Que podemos muito mais do que já conseguimos até aqui.

Avante sempre.

www.eugeniosales.com.br – contato@eugeniosales.com.br

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: acreditar aprender conquista derrotas emocional eugênio sales Eugênio Sales Queiroz futebol profissional vencer vida vitória