Precisamos de Líderes Fortes

Seja uma liderança instituída por um cargo, a chamada liderança formal ou a liderança natural, espontânea, informal. Não importa. Para que os resultados aconteçam é preciso à presença de lideres fortes.

Líderes competentes são muito importantes em todos os tipos de organizações. Famílias, clubes, instituições e empresas, todas funcionam bem se nelas encontrarmos líderes de qualidade.
Seja uma liderança instituída por um cargo, a chamada liderança formal ou a liderança natural, espontânea, informal. Não importa. Para que os resultados aconteçam é preciso à presença de lideres fortes.
Estudos mostram que um dos principais problemas que levam as organizações ao fracasso é a ausência de lideranças. A ausência ou liderança fraca se apresenta sob a forma de falta de visão de longo prazo, falta de planejamento, desorganização, demora na tomada de decisões e execução truncada e lenta.
A falta permanente de tempo, rotatividade exagerada na equipe de trabalho, falta de trabalho em equipe, clima organizacional pesado quando o ambiente esta recheado de intrigas e mentiras, também são sintomas fortes.
Quanto e onde não existe liderança os problemas brotam por todos os cantos como ervas daninha. São incêndios e mais incêndios. Trabalha-se muito, com muito esforço e desgaste, somente para resolver problemas. Problemas, que normalmente, na semana seguinte se repetem.

Líderes fortes inspiram e sabem orientar suas equipes. Suas atitudes servem de exemplo e seus exemplos orientam as atitudes das pessoas. Líderes fortes visualizam o que precisa ser feito e fazem. Seus encaminhamentos sempre vinculam ideias, valores e metas a suas equipes. Com isso as pessoas não cumprem somente ordens. Seguem com clareza e empolgação para que a missão seja concluída.
Lideres que inspiram confiança criam um ambiente de responsabilidade onde as pessoas não se sentem perseguidas quando erram, pois sabem quais são suas atribuições e sempre procuram ir além.

Em tempos instáveis, de grandes transformações como estamos vivendo hoje, o líder forte sabe lidar com a complexidade e com os desafios. Enfrenta as situações difíceis sem passar desespero as pessoas. Tem controle emocional, pois sabe que quando isso não acontece, ele acaba desestabilizando a equipe.

O mundo precisa de novos líderes, em todas as áreas. Que tal você se lançar neste desafio e se tornar um líder que faz a diferença?

Pense nisso, melhore sempre e tenha muito sucesso!

Prof. Jair

www.profjair.com.br

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: liderançaverdadeira palestrante professorjair profjair

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração