Mais comentada

Qual o impacto da comunicação na empresa?

"Se você pensar duas vezes antes de falar algo, você falará duas vezes melhor.", por Willian Penn

Aguilar Pinheiro,

Como causar impactos produtivos? Antes de entrarmos no que fazer, torna-se necessário que respondamos a algumas questões:

O que é comunicação corporativa ou negocial?

Há diferenças entre a comunicação social e a profissional?

A comunicação corporativa exige mais da pessoa do que a do seu convívio social?

Se você chegou a este artigo através da news em seu e-mail provavelmente gostará de ler o segundo artigo desta semana: Ter propósito influencia o sucesso pessoal? ele pode ser relevante para você.

Numa empresa há três níveis distintos de circulação de informação: 

1 – Identidade empresarial – diz respeito à marca, visão, missão e valores. Define a estratégia da empresa;

2 – Núcleo produtor – É a razão de ser da empresa, é ela em si. Diz respeito aos processos produtivos e operacionais e agrega ali os profissionais que colocam a mão na massa e envolve os diversos departamentos, com suas linguagens e microculturas, dentro da cultura estabelecida pela Visão, Missão, Valores e objetivos.

3 – Ambiente – Diz respeito ao contexto no qual a empresa está inserida, a comunidade, fornecedores e clientes.

Uma cultura é criada pelo conjunto dos fatores acima mencionados, mas quem define isso é a identidade empresarial. A partir dela devem fluir os paradigmas, as crenças e o norte para os objetivos, incluindo a comunicação, cuja função é criar o fluxo de influências que levarão aos objetivos.

Uma empresa é movida pela eficiência da sua comunicação. O mesmo se aplica a uma pessoa. Quanto mais eficiente for a comunicação em virtude de seu contexto e objetivos, mais forte será o seu impacto nos diversos níveis acima mencionados.

A comunicação é a maneira pela qual a empresa comunica, nos diversos sentidos, incluindo receber, processar e transmitir informações. Em tempos de mudanças contínuas, como os atuais, a comunicação é quase sinônimo de mudança, portanto, empresas com culturas engessadas ou com hierarquia verticalizada tendem a ter mais dificuldade para transformar seus processos de comunicação em processos competitivos. A comunicação não precisa somente de qualidade, mas sim desta, associada à velocidade..

Os orientais tendem a utilizar um sistema de comunicação denominado de raciocínio tangencial, no qual há excelência espiritual elevada e excelência negocial baixa. Os latinos utilizam, via de regra, o raciocínio recorrente, que mantém a excelência espiritual e negocial na média. Os anglo-saxões utilizam o raciocínio direto ao ponto, no qual a excelência negocial é alta em contraponto a uma baixa excelência espiritual.

Desde Darwin sabe-se que o meio exige do organismo flexibilidade adaptativa e adaptativa aqui representa a luta pela sobrevivência. Em se tratando de mundo corporativo significa lucratividade e ascensão mercadológica e de carreira. Assim, tomando como premissa o que vimos até aqui temos que mencionar a empatia como regra de ouro para juntar tudo e fazer da comunicação um diferencial competitivo.

Agora podemos responder às três perguntas do início deste artigo:

Comunicação é o meio que as pessoas utilizam para fazer com que as mensagens transitem de uma pessoa a outra, de forma tão eficaz a ponto de gerar uma ação coordenada na outra pessoa. Em se tratando de empresas isso também se aplica aos departamentos internos e a relação destes com fornecedores e clientes. Isto é a comunicação corporativa ou negocial. 

Sim, a diferença entre a comunicação social e a profissional reside na dimensão dos impactos de ambas. Enquanto na vida social os impactos atingem apenas às pessoas na comunicação profissional as imagem da pessoa e da empresa estão envolvidas, sendo que ainda podem envolver cifras altíssimas e contratos altamente relevantes que uma falha de comunicação pode destruir..

Portanto, a comunicação profissional envolve a destreza do profissionalpara que este maneje bem a si mesmo, suas emoções, seu equilíbrio emocional, seus projetos pessoais e de carreira para utilizar a comunicação como ferramenta na boa condução de suas atividades..

Em síntese: o seu poder pessoal e profissional é diretamente proporcional à sua capacidade de se comunicar, de fazer a comunicação gerar resultados e alcançar objetivos.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: comunicação, coaching, pnl, profissional, mudança, persuasão, objetivos

Shopping