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Recrutamento de pessoal

Mario sergio,
O Recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo (CHIAVENATO, 2008).

 

Numa simplificação, Recrutamento e Seleção atrai e capta os indivíduos com competências mais aproximadas para desenvolver determinada função na organização.

 

Empregando-se conhecimento científico, são desenvolvidas atividades técnicas como: dinâmicas de grupo, entrevistas psicológicas coletivas e individuais. O que traz facilidade para mapeamento e comparação de competências exigidos pela Organização.

 

A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização (CHIAVENATO, 2008).

 

São processos complementares na atração de talentos para a organização, sendo firmemente baseados na comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades, sendo eficiente quando traz candidatos.

 

O recrutamento subdivide-se em interno e externo, onde o interno abrange promoções para cargos mais complexos ou elevados dentro da mesma companhia, sendo um menos oneroso e o externo busca candidatos fora dos muros da empresa.

 

Abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potenciais. Ele deve ser efetuado em unidade centralizada e é uma atividade permanente, sendo apenas intensificada nas ocasiões em que existem vagas (LACOMBE, 2008).

 

No Brasil, os principais métodos de recrutamento são: anúncios na mídia, tabuletas na porta, informações em quadros de avisos, apresentações, indicações de empregados, apresentações espontâneas, agências de emprego, intercâmbio com outras empresas, anúncios em revistas técnicas, empresas de headhunting, instituições de mão-de-obra especializada e de profissionais de alto nível e sites na internet de oferta e procura de mão-de-obra.

 

 



REFERÊNCIAS:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

 

LACOMBE, Francisco José Masset. Administração: Princípios e Tendências. S. Paulo: Saraiva, 2008

 

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