Mais comentada

Retrato de um líder: 26 características da liderança

Liderança é uma complexidade misteriosa e dinâmica que é uma jornada de descobrimento sem fim. Há uma mistura de características e técnicas que dão ao líder a fórmula necessária para alcançar a meta desejada

iStock

A sociedade elogia muito indivíduos que lideram mudanças transformadoras, mas isso algumas vezes se provou ser uma tarefa difícil e desanimadora. São poucos os líderes que podem ser classificados como notáveis. Esses líderes foram pioneiros em grandes mudanças que revolucionaram positivamente nosso mundo, mas a um grande custo. Martin Luther King jr. foi assassinado. Mahatma Gandhi foi assassinado. Nelson Mandela foi preso. Abraham Lincoln foi assassinado. Todos eles chegaram ao momento de tomada de decisão e aguentaram "Atravessar o Rubicão".

A frase "Atravessar o Rubicão" significa passar por um ponto sem volta, e se refere à travessia de Júlio César sobre o rio Rubicão no ano 48 a.C., o que era considerado um ato de insurreição. Se refere a qualquer indivíduo ou grupo que está se comprometendo irrevogavelmente a um percurso arriscado ou revolucionário de ação. Quando tomamos uma decisão difícil de onde não há para onde voltar, dizemos que atravessamos o Rubicão.

Júlio César pronunciou a famosa frase "alea iacta est" - A sorte está lançada - enquanto seu exército marchava através do rio raso.

Liderança é uma complexidade misteriosa e dinâmica que é uma jornada de descobrimento sem fim (Schaffer, 2002). Há uma mistura de características e técnicas que dão ao líder a fórmula necessária para alcançar a meta desejada. Mas errar é humano, e os líderes mais fortes e mais influentes hoje passaram por transformação significativa durante suas vidas (Satell, 2014). Liderança de sucesso demandam determinadas habilidades e qualidades em um líder.

Aqui estão 26 Qualidade Essenciais da Liderança Efetiva:

A de Authentic (autêntico): Se a liderança não for autêntica, então o que é? A autenticidade age como um catalisador que ganha respeito dos outros. A autenticidade é essencial quando você supervisiona outros, já que constrói confiança, e seguidores amam líderes que podem confiar. Quanto mais sua equipe confia em você, mais facilidade eles terão para seguir sua liderança. "Para ser um líder efetivo e influente hoje, deve-se começar a fazer uma avaliação honesta e autêntica de si" (Kruse, 2013).

B de Brave (corajoso): Um líder deve ser corajoso e decisivo. "Isso irá se manifestar ao confrontar desafios de cabeça erguida, buscando feedback, dizendo o que deve ser dito, e mantendo-se e mantendo os outros responsáveis pelos resultados" (Tardanico, 2013).

C de Communication skills (habilidades de comunicação): "70% do tempo de um indivíduo é gasto em comunicação. Normalmente, 45% desse tempo é gasto escutando e 30% falando" (Adler, Rosenfeld, Proctor, 2001). Grandes líderes entendem a arte da comunicação para passar sua mensagem efetivamente. Eles são bons ouvintes. "Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes tarefas e trabalho, mas sim ensine-os a desejar a infinita imensidão do oceano", Antoine de Saint Exupéry.

D de Determination (determinação): Comandar mudanças requer determinação. Líderes acreditam em sua causa e estão determinados a fazer com que ela aconteça. Isso requer enfrentar a jornada em meio a enormes adversidades e obstáculos. Requer comprometimento, paciência, persistência para alcançar objetivos. Abraham Lincoln, que é amplamente considerado como o maior presidente na história americana, era um pilar de determinação. Apesar dos enormes obstáculos e adversidades enfrentadas, ele se manteve focado em seus objetivos. "Com talento ordinário e perseverança extraordinária, todas as coisas são alcançáveis", escreveu Thomas Foxwell Buxton.

E de Emotional Intelligence (inteligência emocional): "Liderança é sobre influenciar interações humanas" (Ignatius, 2013), que requer entender e controlar suas emoções assim como a dos outros. Décadas de pesquisa agora apontam para a inteligência emocional como um fator crucial que diferencia grandes líderes do resto do pacote. É um componente chave para a liderança efetiva. É aprender a se expressar de uma forma que encoraja bons relacionamentos através da empatia e entendimento.

F de Flexibility (flexibilidade): Flexibilidade promove criatividade e traz melhorias. Estes líderes enfatizam as pessoas acima dos procedimentos. Eles estão constantemente sondando o ambiente, assim reconhecendo tendências internas e externas e adotando as mudanças necessárias para se manter atuais e efetivos enquanto defendem seus valores. Organizações passam por diferentes ciclos e líderes que abraçam a flexibilidade são mais capazes de transicionar sua equipe através de mudanças.

G de Gratitude (gratidão): Liderar com uma atitude de Gratidão permite que se aprecie as pequenas contribuições. Tais líderes elogiam abertamente sua equipe e reconhecem publicamente suas contribuições. Reconhecimento e recompensa são importantes para construir comprometimento e fortalecer relacionamentos, "As pessoas trabalham por dinheiro, mas elas vão mais além por reconhecimento, elogio e recompensas", Dale Carnegie. "Líderes devem formar relacionamentos baseados no respeito genuíno, um interesse sincero em ver os outros terem sucesso, e uma apreciação por uma variedade de contribuições a um objetivo" (Axner, 1993).

H de Humility (humildade): Humildade é uma força fundamental da liderança. Líderes verdadeiros sempre buscarão servir em vez de serem servidos. Líderes humildes utilizam seu poder para empoderar outros. Eles são capazes de genuinamente se identificar e empatizar com seus seguidores. Eles atraem pessoas pela humildade e honra, não pela posição e poder. De acordo com um estudo da Foster School of Business da Universidade de Washington, "pessoas humildes tendem a se tornar os líderes mais efetivos".

I de Inspiration (inspiração): Liderança Inspiradora é sobre energizar e criar um senso de direção e sentido para seguidores e entusiasmo e impulso para alcançar objetivos. Líderes inspiracionais são capazes de levar a organização e pessoas a novas alturas. Como você é capaz de inspirar sua equipe, através de suas ações e exemplos, é um importante componente para alcançar o sucesso da liderança. "Um líder é um vendedor de esperança", Napoleão Bonaparte

J de Jovial (jovialidade): Uma boa atitude atrai pessoas até você. Ter um grande senso de humor é frequentemente uma qualidade negligenciada no sucesso da liderança. Entretanto, humor é uma grande forma de conquistar e influenciar uma equipe. Ele minimiza as distinções de status entre líderes e seguidores e encoraja interação. Líderes que usam humor permitem que as pessoas se sintam confortáveis ao seu redor. Isso age como um catalisador para influenciar e inspirar outros.

K de Knowledgeable (inteligente): Líderes são confiados por conta de sua inteligência e habilidades, que determinam a qualidade do desempenho da organização. Eles devem mostrar competência. Para ter um desempenho eficiente, líderes devem ter um bom conhecimento sobre suas áreas de trabalho e acompanhar todas as mudanças do ambiente, para poder tomar decisões embasadas. O aprendizado contínuo é a forma mais eficiente para os líderes para sobreviver à competição e administrar mudanças. Quando um líder para de aprender, é um sinal de declínio de seu status de liderança.

L de Love (amor): Eles amam seus companheiros. Madre Teresa disse isso de forma sucinta, "Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar." Entretanto, na cultura de auto-busca de hoje, o amor parece um termo tabu na liderança. Para um líder maximizar situações, isso requer ir além das planilhas e rotinas. É sobre ter um interesse genuíno na equipe, o que incluirá um respeito comum e apreciação para cada indivíduo. "Ninguém que é um amante do dinheiro, um amante do prazer, ou amante da glória é um amante do homem", escreveu o filósofo grego Epiteto.

M de Management by Objectives (gestão por objetivos): Colocar objetivos organizacionais estratégicos é o ponto de partida. A grande necessidade para inspiração é um dever, mas, igualmente, sistemas devem ser monitorados e controlados para assegurar tarefas, e mapas do caminho são criados para operacionalizar a visão, o que é normalmente alcançado através da função de administração. Sem as habilidades de administração eficientes, a direção colocada por um líder corre o risco de ser insustentável. Liderança é sobre alcançar resultados. Se os resultados não são obtidos, sua presença na liderança pode ser reduzida.

N de Noble (nobre): "A qualidade suprema para a liderança é integridade inquestionável", Dwight D. Einsenhower. Grandes líderes são conhecidos por princípios éticos que promovem e suas ações é que promovem esses valores. Eles são justos e promovem justiça. A liderança não é um direito, mas um privilégio outorgado para o líder pelos seguidores. Quem recebe muito, deve corresponder. Responsabilidade é importante para liderança efetiva. Líderes devem fazer um esforço consciente para tomar responsabilidade por seus pensamentos e ações. Para eles, ter um locus de controle interno alto é superior a ter um locus de controle externo alto (Nguyen, 2013).

O de Opportunity seeking (procurar oportunidades): O foco dos líderes é em oportunidades, não em problemas. Eles não sentam e esperam passivamente para algo acontecer ou alguém agir. Eles são proativos, em vez de reativos. Eles agem enquanto os outros esperam por uma situação mais segura ou resultados mais garantidos. Indivíduos comuns enxergam o copo como metade vazio enquanto líderes o enxergam como metade cheio. Eles se preparam e planejam cautelosamente. Eles acreditam que que há o desejo, há um caminho, e eles são determinados para transformar isso em realidade.

P de Personal Development (desenvolvimento pessoal): Líderes que abraçam o pensamento de crescimento sabem que o desenvolvimento da liderança é um processo contínuo então eles estão constantemente procurando maneiras de melhorar. Autoconhecimento é uma plataforma para alcançar maiores níveis de desempenho. Você deve ser capaz de identificar tanto seus pontos fortes quanto suas fraquezas. "Há um único recanto do universo que podemos ter certeza de melhorar: o nosso próprio eu". ~ Aldous Huxley

Q de Quality (qualidade): Como afirma Vince Lombardi "A qualidade da vida de uma pessoa é diretamente proporcional a seu comprometimento com a excelência, independentemente do campo de atividade escolhido por ela". Líderes se concentram em criar excelência. No momento em que o líder impor o exemplo, todos na equipe também irão seguir. "Seja a mudança que você ver no mundo" ~ Mahatma Ghandi

R de Risk (risco): Liderança é sinônimo de mudança. O risco traz mudança e oportunidade. Tomar decisões arriscadas é uma parte indispensável da liderança. Quando olhamos para líderes que estão fazendo uma diferença, vemos que eles têm coragem de traçar novos caminhos. Eles tomam os riscos necessários, porque eles sabem que é o único caminho adiante. Criatividade e Inovação são o sangue de qualquer organização.

S de Social Responsability (responsabilidade social): Grandes líderes não focam simplesmente na organização e em seus funcionários, mas na própria sociedade como um todo. Eles olham para o contexto maior. Liderança é sobre fazer contribuições significativas. Eles estão preocupados com o futuro e como suas decisões irão impactá-lo. Líderes são responsáveis por completar seu dever cívico; as ações de um indivíduo devem beneficiar toda a sociedade.

T de Teach (ensinar): Treinamento e coaching - Grandes Líderes ensinam. Eles ajudam sua equipe a se desenvolver e a crescer. Como líderes, um de nossos papéis primários é ajudar nossa equipe a compreender seu potencial total. É sobre entender cada motivação e prioridade de sua equipe e permitir com que ela floresça e alcance seus objetivos. Seu foco é em produzir mais líderes e não simplesmente mais seguidores. Eles abraçam o planejamento de sucessão.

U de Unite (unir): Grandes líderes constroem grandes equipes. Eles são capazes de reunir pessoas e conseguir apoio para seus objetivos. Eles trabalho pela união e não pela divisão. Construir pontes é seu objetivo primário. Eles reunem pessoas por um bem comum. Eles fazem um esforço para entender os outros, seus guias, motivações e conjunto de valores para realmente dar e receber o melhor deles.

V de Visionary (visionário): Os líderes mais visionários pintam uma obra convincente do que é possível. Eles enxergam no futuro e se empenham para levar outros até lá. Martin Luther King Jr. sintetiza isso em seu discurso legendário "Eu tenho um sonho que um dia essa nação se levantará e viverá o verdadeiro significado da sua crença: "Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais".

W de Wisdom (sabedoria): "A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento" ~ Provérbios 4:7. Sabedoria é fundamental para a existência da liderança. Sabedoria é a aplicação efetiva do conhecimento. O conhecimento só lhe leva longe. É a sabedoria que lhe levará para o limite. "É melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos celebrando uma vitória por algo muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha de frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança". ~Nelson Mandela

X de X-Factor: Liderança requer estar presente no lugar certo e na hora certa. Você pode ser um líder, mas o que importa é se você está numa posição em que seus talentos possam resplandecer. Se Mahatma Ghandi tivesse nascido em uma era diferente ou outro país, suas habilidades seriam utilizadas efetivamente?

Y de Youthful - Equilíbrio e Bem-Estar: Em última instância, seu bem-estar é muito importante para todo o seu sucesso como um líder. A menos que você seja saudável, você não poderá liderar sua equipe com vitalidade e vigor. É importante cuidar da sua saúde. Apenas quando você cuida de si que você pode aproveitar os frutos da liderança.

Z de Zealous (dedicação): Como disse Ralph Waldo Emerson "O entusiasmo é uma das ferramentas mais poderosas para o sucesso… Sem entusiasmo nunca se realizou nada de grandioso". É o entusiasmo que irá lhe energizar e impulsionar sua causa para frente. O espírito do entusiamo irá erguer você e aqueles ao seu redor quando a sorte não estiver com você. A paixão é verdadeiramente o oxigênio da alma.

A grandeza de Napoleão, César ou Washington é apenas o luar para o sol de (Abraham) Lincoln. Seu exemplo é universal e irá durar milhares de anos. Ele era maior que seu país - maior que todos os presidentes juntos… e tão grande como personagem, ele irá viver o tanto que o mundo viverá. - Leo Tolstoy, 1909

Se você estiver no momento de tomar uma decisão e no ponto de deliberar o caminho adiante, talvez seja hora de você adotar a fórmula A-Z e "Atravessar o Rubicão". Não há garantia de uma jornada suave, mas é a única rota para esculpir suas pegadas na pedra. "Um homem deixa todo tipo de pegada enquanto ele caminha pela vida", diz a escritora Margaret Lee Runbeck. "Um homem não pensa sobre isso, mas em todo lugar que passa, deixa algum tipo de marca". Lembre dessas palavras e você fará o melhor para deixar um legado positivo para trás.

 

Avalie este artigo:
(3)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração