Seja protagonista da sua carreira!

Se você está aí "batendo cabeça” para mudar o rumo da sua carreira, não espere que alguém o reconheça sem que, antes, você o faça. Não espere que alguém te dê a satisfação que você quer, sem antes você saber exatamente o que te satisfaz. E não espere que as oportunidades caiam do céu. Voe alto e busque todas elas você mesmo.

Já escrevi sobre intraempreendedorismo, educação digital, visibilidade profissional e até sobre amor pelo trabalho. Mas sobre ser “gente como a gente” eu ainda estava devendo... 

Confesso que pensei bastante antes de escrever sobre a parte da história que ninguém gosta de contar, e senti que se eu também não a contasse, contribuiria para uma ilusão de que a vida profissional de todos que te rodeiam é um sucesso, menos a sua. E não é bem assim. Não sempre. 

Para mim não foi diferente. Antes de dividir com tanta alegria conquistas, aprendizados e realizações de carreira, também bati muito a "cara na porta" - e para algumas coisas continuo batendo, afinal, ser "gente como a gente", antes de ser uma boa profissional, é isso aí: acertar em algumas coisas e errar em outras, mas continuar "tocando o barco" em busca de aprendizado e evolução. 

Também não pense que tive prestígio em todos os trabalhos que fiz. Já trabalhei muito sem reconhecimento. Já senti muitas vezes que merecia bem mais do que eu tinha. Já remoí a promoção alheia. Já chorei várias “pitangas” e pensei muitas vezes em desistir de lutar pelo meu espaço. 

Só que a minha vontade de virar o jogo era muito maior. E mudar essa situação exigia uma grande transformação. Uma transformação que dependia da minha iniciativa e da minha coragem de abandonar a zona de "reclamação sem ação", mesmo que inconscientemente eu insistisse em culpar o mundo pelas minhas frustrações. 

Comecei então a buscar soluções para que eu pudesse tomar as rédeas da minha carreira e da minha visibilidade profissional, podendo escolher onde eu queria estar, o que fazer e que tipos de oportunidade atrair (oportunidades que iam além de uma vaga de emprego, mas que pudessem me realizar na vida!). 

Passei a ser protagonista da minha própria carreira quando entendi que o reconhecimento e a realização que eu tanto desejava já estavam dentro de mim, e que eu só precisava colocar isso para fora, do jeito certo, na hora certa e para as pessoas certas (afinal, eu não pretendia agradar a todos, mas me comunicar de maneira coerente e consistente com aqueles que podiam se interessar pelo o que eu tinha a oferecer). 

Coloquei a “cara na rua” (na Internet, melhor dizendo) e muita coisa boa começou a acontecer. Foram convites para eventos, palestras, aulas, cursos em escolas de negócios, universidades, coautoria de livros e até uma promoção no trabalho veio no meio do caminho.

Nem todo mundo "curtiu" esse movimento e entendo que isso faz parte. Só que mais gente curtiu e me apoiou. Por isso quero retribuir o que aprendi ajudando outros profissionais para que também tomem uma atitude transformadora em relação às suas trajetórias.

Se você está aí "batendo cabeça” para mudar o rumo da sua carreira, vou usar minha própria história para te dizer: não espere que alguém o reconheça sem que, antes, você o faça. Não espere que alguém te dê a satisfação que você quer, sem antes você saber exatamente o que te satisfaz. E não espere que as oportunidades caiam do céu. Voe alto e busque todas elas você mesmo. 

Visibilidade gera oportunidade. Não tenha medo de "esparramar" a sua mensagem e o seu talento na Internet. O nome disso é visibilidade profissional. E abre portas. Garanto!

> Vamos falar mais a respeito?

Conheça o site www.portaldalunogueira.com.br/educacao-digital e saiba como impulsionar sua visibilidade profissional para atrair novas oportunidades de carreira.

Portal da Lú Nogueira, também no Instagram, Youtube e Facebook: @portaldalunogueira

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: atitude carreira comportamento emprego liderança oportunidade reputação digital sucesso transformação visibilidade profissional