Seja um criador de oportunidades

Não fique sentado esperando as oportunidades baterem à porta. Este tipo de atitude pode ser fatal nos dias atuais. Prepare-se para criar oportunidades de ouro para sua vida.

iStock

Um antigo adágio popular diz que “cavalo arreado não passa duas vezes no mesmo lugar”. Este ditado sempre foi sinônimo para analisar uma boa oportunidade que aparece na vida da pessoa e que deve ser aproveitada, pois pode ser a chance de ouro dela.
Apesar de ser classificada como coisa “das antigas”, me parece extremamente atual, já que aproveitar oportunidades é cada vez mais raro e, portanto, saber reconhecer uma é vital.

Meus estudos na área de gestão de carreira demonstram que melhor que aproveitar as oportunidades é saber criá-las. Desta maneira, você assume o controle e não fica à mercê do belo e selvagem garanhão, que pode se transformar com o passar do tempo, num pangaré de primeira!

Muitas vezes, os profissionais confessam que o mundo atual assusta e que a certeza em relação ao mercado não existe mais. Pode até ser verídica esta constatação, mas não se preparar para aproveitar a oportunidade pode ser arriscado demais. Esteja sempre disposto a criar a oportunidade que vai modificar sua vida.

Algumas pessoas reclamam que nunca ninguém lhes deu uma chance real na vida. Outros confessam agradecidos, que receberam uma oportunidade de ouro e souberam aproveitar. Contar com a oportunidade advinda de alguém é sempre bom. Mas, eu creio que as oportunidades acima da média dificilmente vêm do ambiente externo: somos nós os responsáveis por criá-las.

Ninguém mais.

Perceba que as oportunidades só aparecem para quem estava realmente pronto para executar determinado desafio.

Qualifique-se bastante não apenas para poder aproveitar as oportunidades quando elas surgirem, mas principalmente para ser capaz de identificá-las e ter segurança necessária para agarrá-las.

"A faca e o queijo na mão" também demonstra um pouco desta analogia de saber aproveitar as oportunidades. O milionário norte-americano, John Rockfeller, um dos magnatas históricos do segmento petrolífero do seu país, dizia que “Sorte é o encontro da oportunidade com o talento”. Reza a lenda que disse esta frase a um amigo que teria dito que ele teve “muita sorte” ao criar sua fortuna, que o levou a ser o homem mais rico do planeta num determinado momento de sua história. Sua resposta indicava que ele acreditava no trabalho perseverante para chegar ao posto de primeiro americano a ter mais de um bilhão de dólares. Sua fortuna foi usada para criar um moderno e sistemático estilo de filantropia, com fundações que tiveram grande efeito na medicina, educação e pesquisas científicas, pois afirmava que era necessário fornecer estrutura para a criação de oportunidades.

Você pode argumentar que Rockfeller é exceção até mesmo no rol dos homens mais ricos da história, porém, quero que você fique atento ao faro que ele possuía para identificar ou criar oportunidades. Esta característica pessoal pode ser replicada por qualquer pessoa.

Devemos mudar o paradigma de espera que a grande chance da vida aparecerá por osmose ou apenas por que você chega e sai no horário do seu trabalho.

Hoje, ninguém está mais seguro sobre absolutamente nada do que se faz. As mudanças ao mesmo tempo fantásticas e, assustadoras do nosso Século XXI, devem levar à reflexão diária sobre o planejamento estratégico da sua vida.

Mais do que nunca, é preciso estar atento e aberto às mudanças.

Este é o momento de olhar, ouvir, ler, sentir, aprender, reaprender e analisar tudo que fazemos e que os outros fazem. Esteja atento ao mundo que evidencia novas formas de comunicação com a chamada Internet 5 G. Que trará um modelo diferente de indústrias com a Indústria 4.0.

As incertezas estão ao nosso redor. Prepare-se para não se tornar obsoleto. Desenvolva seu plano para identificar ou criar oportunidades, usando seus conhecimentos em novas áreas e novos campos do conhecimento humano.

Adquira competências ligadas à criatividade, diversidade, resiliência, colaboração, humildade, curiosidade, velocidade de resposta, proatividade e visão sistêmica.

O que você fez no passado, não garante mais nada para o seu futuro.

Você será reconhecido pelo que faz agora. Reflita e não se esqueça: crie oportunidades continuamente. Esta é sua garantia pessoal para não perder o cavalo arreado, trem bala ou foguete espacial que pode passar a qualquer momento na sua frente.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: carreira estratégia pessoal oportunidade planejamento