Seu desenvolvimento pessoal: foco para 2018

Dicas para realizar o seu planejamento pessoal para 2018 com foco, determinação e energia, rumo ao sucesso.

Estamos chegando ao final do ano de 2017 e esse período incita tantas reflexões, quanto novos desejos de mudança para o ano que virá. O cenário brasileiro foi bastante desafiador em vários quesitos como político, econômico e até em âmbito pessoal para a maioria das pessoas. Porém, desafios representam além de uma nova forma de enxergar as situações, grandes oportunidades.
Nesse sentido, é preciso pensar nas oportunidades que o ano de 2017 deixou para fechar as pontas no ano de 2018. Assim é que se começam os planejamentos para os próximos anos. Engana-se quem pensa que é só as grandes corporações que devem fazer metas e planos ousados para os anos que seguirão. Já parou para pensar nos seus objetivos em curto, médio e longo prazo?
Começar a definir essas metas é fundamental para saber onde você deseja chegar e começar a trabalhar para isso. Afinal, o seu esforço é que irá determinar o sucesso que você almeja. Por isso, preparei algumas dicas especiais para você desenvolver estratégias poderosas para começar 2018 com o gás que você precisa para alavancar aqueles sonhos que ficaram guardados em 2017, seja por falta de dinheiro, seja por falta de estímulo.


Análise do que passou
Tente se lembrar de tudo o que aconteceu no ano de 2017. Você havia feito algum tipo de planejamento para esse período? Quais objetivos foram concretizados e quais foram outros que tiveram que ser adiados? Vale a pena fazer uma reflexão sobre o ano que está quase acabando. Uma dica? Coloque no papel essa análise para que você possa visualizar de forma clara e objetiva.
Além disso, passar as ideias para o papel proporcionará a você, a recompensa de ter realizado muito neste período, mesmo que você não tenha percebido. Quanto aos objetivos não realizados, vale a pena reconsiderar alguns deles para o ano que vem. Ainda são válidos? Não pertencem mais ao que você deseja? Organize essas vivências em ordem de prioridade e transfira para o(s) próximo(s) ano(s) aquilo que você ainda não realizou. Lembrando sempre de respeitar o seu próprio tempo, sem culpas, mágoas ou ansiedades.

A importância da gratidão
A gratidão tem uma energia poderosa a quem a pratica com frequência. O exercício de ser grato pelas suas realizações no ano de 2017 te impulsionará ainda mais para alavancar os seus objetivos para 2018. Isso porque, o sentimento de gratidão, coloca você diante das suas ações realizadas e de tudo o que você fez por si mesmo e pelas pessoas. Isso pode influenciar diretamente no seu sentimento de autoconfiança e autoestima, ao lembrar-se da sua importância como ser único no mundo.

Organização de planos e metas
Toda atividade demanda certo método em sua concepção. Por isso, é fundamental que você desenhe os seus planos e metas em algum meio físico. Pode ser um quadro, uma agenda, um calendário. O importante é ter uma forma de visualizar os seus objetivos e trabalhar para eles diariamente. Quando você vê as suas metas, também consegue estabelecer um compromisso com elas e se mantém mais focado para as suas realizações.
Tente começar com um planejamento de 2018 com os planos que você acredita que pode realizar. Quando eles saírem do papel, risque-os. A sensação de recompensa irá te motivar ainda mais para concretizar os seus próximos objetivos, produzindo assim, um círculo virtuoso de realizações. Se você deseja ter ainda mais método nessa organização, divida o ano em bimestres, trimestres ou semestres, da forma que acreditar ser mais conveniente para você.

Obtendo ânimo e energia para a alavancar os seus objetivos
Ao passarem o olho nas metas não realizadas de 2017, muitos podem se questionar sobre a falta de motivação para efetuá-las. Mas, é importante lembrar que a motivação não deve ser buscada em fatores externos como outras pessoas, por exemplo. O motivo para realizar, ou motivação, deve sair de você ao responder algumas perguntas simples, como:
1. Por que isso é importante para mim?
2. Quais serão os ganhos dessa atividade?
3. Como poderei me desenvolver buscando isso?
4. Quais serão os passos a serem seguidos para concretizar essa meta?
Assim, por meio dessa auto análise é possível desenvolver e descrever o que você precisa para conseguir concretizar os seus objetivos. E, além disso, enxergar de forma concreta os passos que você precisa dar em cada uma dessas situações.
A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos também é uma forma de obter a energia física que você precisa para a obtenção do que você acredita. Os esportes aumentam a sua vitalidade, a força e também a sua concentração para enfrentar os desafios, além de te ajudarem a dormir melhor.
O descanso é fundamental para repor a sua energia e, por isso, organize o seu dia para dormir mais e com mais qualidade. O recomendado pelos médicos é no mínimo 8 horas por noite, no entanto, nós sabemos que muita gente não dispõe desse tempo para descanso todos os dias. Por isso, ainda é aceitável o mínimo de 6 horas por noite. Organize a sua rotina e priorize o seu horário de descanso. Durante esse momento, evite usar o celular e descanse a mente.
Segundo o filósofo coreano Byung Chul Han, grande parte do nosso cansaço, que nos configura como membros da “Sociedade do cansaço” (2015) é a nossa incapacidade de desligar e silenciar, inclusive dos aparelhos celulares, computadores e aplicativos. É como se estivéssemos com a mente sempre ligada e ativa. Isso pode trazer graves consequências à nossa motivação e foco, gerando ansiedade e outros males inerentes à modernidade.

A importância de buscar o autoconhecimento
O autoconhecimento é fundamental para você que deseja se desenvolver e realizar os planos para o ano de 2018. Somente ao se conhecer, você entende os seus limites e capacidades, o que facilita diretamente na construção das suas metas. E, ao entender as suas fraquezas, você consegue encará-las e identificar até que ponto elas te atrapalham nas suas realizações.
Se você deseja buscar o autoconhecimento, uma ajuda profissional capacitada vai te ajudar bastante. A procura por psicólogos e terapias alternativas tem crescido no país. Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que somente no SUS, em oito anos, de 2008 a 2016, o número de atendimentos em terapias alternativas e complementares cresceu 670%. O que significa que grande parte da população tem demandado esse tipo de serviço a fim de melhorar a fundo a qualidade de vida.


Conectando-se ao que realmente importa
Em suas metas para o ano de 2018, lembre-se de conectar-se ao que realmente importa. Isso representa que você deve priorizar as atividades e pessoas que te dão alegria. Somente a alegria é a manifestação genuína do amor e deve ser compartilhada com as pessoas que você ama. Portanto, em seus planos, não se esqueça das pessoas que estão com você, dos familiares, amigos, companheiros de trabalho. Quando você constrói relações saudáveis e positivas, sente-se energizado e feliz para continuar realizando os seus sonhos e objetivos.


A otimização do seu tempo como recurso poderoso
Para realizar os seus objetivos, o tempo é um recurso primordial. No entanto, se você não sabe lidar com ele, terá sempre a sensação de estar atrasado, fora do tempo ou mesmo não saberá a aproveitar as oportunidades que lhe são apresentadas. O tempo, assim como o dinheiro, é um recurso escasso e finito. Por isso, deve ser administrado como tal.
Não abra mão de sua agenda ou calendário e tenha sempre em mente a importância de dizer não ao que não está em seu planejamento. Para ter foco, é preciso negar as atividades que roubam o seu tempo e não agregam nada em seu desenvolvimento. Posso citar a fofoca como um exemplo clássico de ladrão de tempo. Não agrega em nada tanto para quem a faz, tanto para quem a espalha. O seu tempo é precioso, não o perca com frivolidades e aproveite o melhor que ele tem para te dar.

O personal branding como apoio nessas questões:
Diante de todas as circunstâncias apresentadas, você já pensou como o Personal Branding pode te ajudar? Além de fortalecer a sua autoconfiança e melhorar o seu autoconhecimento, trabalhar com a sua marca pessoal pode fazer com que você influencie a vida de muitas pessoas. Já reparou que quando você está bem e pensando de forma positiva, as situações parecem se harmonizar com essa energia? Então, quando você trabalha a sua marca de sucesso, o espelho de si mesmo, você se mostra único e necessário para as pessoas que te rodeiam. Ao fazer uma consultoria de Personal Branding, você:
● Consegue dar mais valor a si mesmo;
● Enxerga a sua importância no mundo e para as outras pessoas;
● Consegue impressionar e manter essa boa impressão onde quer que você vá;
● Tem mais energia para as suas realizações;
● Desenvolve a sua autoestima;
● Fortalece a sua autoconfiança;
● Garante o seu bem-estar em longo prazo.

Dispor de uma consultoria de Personal Branding para iniciar o seu ano de 2018 com o pé direito, é uma forma de confiar em suas potencialidades para o futuro. E mais, desenvolvê-las com apoio profissional. O sucesso da sua marca pessoal serve como um pano de fundo poderoso para as suas realizações.

Boas perspectivas para os seus relacionamentos
A construção de relacionamentos mais saudáveis também deve estar na sua pauta para o seu ano de 2018. Nesse sentido, quando você se conhece, aprende a dizer não e estabelece os seus limites com mais clareza, essa conquista vem naturalmente. E ainda te ajuda a não se perder de vista diante de decepções ou frustrações que são inevitáveis em qualquer percurso em busca de um objetivo.
Ter o controle de si mesmo nas mãos permite que você visualize toda a sua trajetória e admire os passos dados para chegar aonde você chegou. Permite também exercer a gratidão e o reconhecimento de todos os que te apoiaram para chegar mais longe.

Tire “aquele” sonho do papel
A gente sempre tem aquele sonho especial que está engavetado há tempos. Qual é o seu? O intercâmbio, a maternidade, uma promoção na empresa, a viagem dos sonhos? Que tal colocá-lo em sua lista de realizações para 2018? Lembrando que estamos a cerca de um mês para encerrar o ano de 2017 e que novos sonhos já batem à porta, prontos para serem realizados.
Reafirmando tudo o que já foi dito até aqui, estabeleça o seu método, conte com ajuda profissional e reconheça tanto o seu empenho quanto o de outras pessoas para te levar ainda mais adiante. Sua hora é agora! Comece a sua lista de objetivos e busque forças para realiza-los.

Comece já a sua lista
Que tal começar a sua lista de 2018? Lembre-se do que passou no ano de 2017 e já prepare as suas resoluções para o ano que vem. Antes de começar, tenha em mente essas dez questões:
1. Seja realista;
2. Não tenha medo de errar;
3. Descreva detalhadamente;
4. Elabore um método para cada objetivo;
5. Conte com apoio da família e dos amigos;
6. Priorize os mais importantes;
7. Tenha paciência;
8. Revisite a sua lista com frequência;
9. Faça as suas anotações em um só lugar;
10. Guarde-as em um local acessível, porém seguro.

Agora que você já sabe como começar as suas resoluções, desenvolva os seus planos e busque os subsídios necessários para realizá-los. Eu já havia dito, mas é importante ressaltar que nessa jornada, você enfrentará alguns percalços e situações desagradáveis. Mas lembre-se: manter o foco representa não desistir e continuar acreditando na lista que você fez anteriormente. Por isso que é importante revisitá-la com frequência e riscar o que você já conseguiu realizar.

Viu só como você pode ir muito mais além do que imagina? É nisso que eu acredito com a força do meu trabalho: despertar as pessoas para as suas potencialidades e melhorar a vida de cada uma delas com base nos preceitos comportamentais, personal branding, coaching e outros conhecimentos frutíferos nessa área de atuação que conduzem para uma vida com mais plenitude, realizações e sucesso.

Conte comigo nessa jornada!
E tenha um excelente 2018.
Pollyana Guimarães
http://prosperecarreira.com.br/

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: #2018 #carreira #desenvolvimentopessoal #gestaodecarreira #marcapessoal #personalbranding #sucesso

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração