Sobre a atuação de Glória Pires no Oscar: o que podemos aprender?

No mínimo podemos tirar duas lições: a importância de preparar-se para novos desafios e a importância da sinceridade. Cabe ressaltar a importância de preparar-se para não precisar da sinceridade ao assumir que não está preparado

Revista Claudia/Divulgação

Quem viu o nome da atriz brasileira Glória Pires em segundo lugar nos trend topics do Twitter durante o Oscar na noite de domingo (28/02/2016) poderia achar que ela estava entre as indicadas ao prêmio. O ator Leonardo Di Caprio que ganhou, finalmente, sua estatueta, ainda passou longe da popularidade de Glória Pires ao menos no Brasil, quando se trata do tema Oscar 2016.

Convidada pela Rede Globo, que foi a única emissora brasileira que transmitiu a cerimônia, a atriz mostrou nítido despreparo para o papel de comentarista. Alguns dos principais momentos de sua atuação, que chamou a atenção de todos os que assistiam, resultou em milhares de memes:

- "Não sou capaz de opinar", respondeu a atriz, ao ser questionada se Lady Gaga ganharia a estatueta de canção original.

- “Achei interessante”, disse ela, sobre a premiação de Mad Max, o filme mais premiado da noite.

- “Bacana”, soltou em alguns momentos sem mais nenhum argumento.

- “Não assisti”, disse com sinceridade ao ser questionada sobre as animações que estavam concorrendo à estatueta.

- “Eu adoro Trumbo”, respondeu a atriz ao ser questionada sobre qual o seu filme preferido, pela jornalista Maria Beltrão ao lado do também jornalista Artur Xexéu. Com essa resposta, a jornalista diz educadamente: “Ah, é maravilhoso mesmo, mas não está concorrendo”.

Vale destacar que Glória Pires estrelou quase 20 filmes brasileiros, recebeu mais de 20 prêmios e na TV fez 30 novelas. É sem sombra de dúvidas uma das maiores atrizes brasileiras da atualidade, o que com certeza levou a emissora a convidá-la para participar como comentarista da premiação, da qual participou no ano passado o ator Lázaro Ramos, substituindo o ator José Wilker após sua morte em abril de 2014.

Sobre a atuação de Glória Pires no Oscar: O que podemos aprender? No mínimo podemos tirar duas lições:

1ª lição - A importância de preparar-se para novos desafios

Muitos profissionais se dizem preparados para novos e maiores desafios, por isso reclamam quando não são dadas estas oportunidades a eles. Mas o que é estar preparado? Na verdade o estar preparado é uma postura de proatividade, onde busca-se a capacitação constante que o deixará cada vez mais preparado para enfrentar os desafios que virão pela frente.

Estes desafios podem “cair no seu colo” de uma hora para a outra e podem ser desafios variados, que na maioria das vezes você não escolhe e sim é escolhido para enfrentá-los. Quando se trata de algo que você tem como prever, é importante informar-se além daquilo que lhe será exigido. Se você está consciente de seu despreparo para aceitar um nova oportunidade, talvez seja o caso de rejeitar, principalmente se sua resposta negativa ao convite não causar consequências maiores que seu mau desempenho.

Precisamos antecipar sempre o aprendizado e os métodos para estarmos prontos para enfrentarmos crises e /ou problemas. Nunca estaremos 100% preparados para enfrentar todos os desafios. Nunca despreze as pessoas, o estudo, a pesquisa, a qualificação, a experiência e a importância de preparar-se, de antecipar-se às demandas. Quem acha que sabe tudo, está dando os primeiros passos em direção ao caminho errado...

Você está preparado para enfrentar os desafios? Você se qualifica para vencer os seus desafios? 

2ª lição - A importância da sinceridade

De acordo com Leonardo Antônio, CEO no LAS Soluções, "não importa sua área de atuação, seja ela no comércio, na confecção, na indústria ou na prestação de serviço. Todos nós devemos assumir o compromisso com nossos clientes e também com os nossos amigos. Não cumprir esta aliança com a sinceridade, é gastar todo seu dinheiro, gastar toda sua força e todo seu tempo em medidas corretivas, e essas não te resguardarão de ser mais um, que em pleno século XXI, esqueceu-se do significado da sinceridade".

Se para uma minoria, o importante é a sinceridade, para muitos ela pode causar espanto, em um mundo em que se tem opinião para tudo – isso se torna nítido na internet, onde lê-se uma enxurrada de bobagens que aparecem não como opinião, mas erroneamente como conhecimento.

A atriz Glória Pires foi gloriosa ao ser sincera no que lhe foi questionado. Talvez se fosse levar a função de comentarista como uma personagem e omitisse sua falta de conhecimento sobre o assunto a gafe poderia ser maior, o que poderia prejudicá-la profissionalmente. Independente do que tenha ocorrido, continua inquestionável o brilhantismo da atriz em sua carreira.

Cabe ressaltar a importância de preparar-se para não precisar de sinceridade assumindo que não está preparado.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(6)
Tags: carreira lições preparação sinceridade