Mais comentada

Somos heróis sem poderes

Herói é aquele com quem as coisas acontecem.

Existem no mundo muitos heróis sem poderes ao exemplo do Batman, Robin, Arqueiro Verde, Viúva Negra, Asa Noturna, Gavião arqueiro, Homem de Ferro, Elektra, Justiceiro, Fantasma dentre outros. Então o que define um Herói? Será que são apenas os seus conhecimentos, treinamentos, estratégia e amigos?

Chama-se de Herói aquela pessoa que consegue através de feitos excepcionais de coragem resolver crises e problemas sem perder seus princípios morais e éticos. Uma outra característica muito comum aos heróis é o altruísmo, ou seja, pensar no bem-estar e segurança de terceiros acima da sua. Ainda assim, não estava satisfeito até que encontrei uma definição simples: herói é aquele com quem as coisas acontecem.

Tony Stark foi capturado por um grupo militar para criar uma poderosa arma depois que uma explosão de granada que fizeram estilhaços se alojar próximo ao seu coração, ameaçando a sua vida. Tony então começou a criar algo que o mantivesse vivo e pudesse fugir ao invés de criar uma arma. Por sorte outro gênio estava preso com ele e o ajudou.

Anakin Skywalker era um escravo de nove anos junto a sua mãe em Tatooine que desde jovem apresentava habilidades de pré-cognição que o tornava um talentoso piloto e engenheiro. Foi ele que criou o famoso androide de protocolo C-3PO. Até que um dia o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn o encontrou e passou a acreditar que ele seria o escolhido de uma profecia Jedi para equilibrar a força. Começa assim a saga Star Wars.

Bruce Wayne era um garoto bilionário feliz e com um futuro brilhante até que sua vida virou do avesso ao presenciar o assassinato de seus pais.

Neo sempre achou que havia algo de errado com o mundo até que um dia Morpheus lhe apresentou Matrix.

Pode ter sido destino ou acaso, mas não podemos negar que algo aconteceu com eles.

Antes de alguma coisa acontecer o herói está preso à sua zona de conforto como qualquer um de nós. Mas, de repente ele é arremessado a uma jornada de provações e transformações.

Se uma granada não tivesse atingido Tony Stark não existiria o Homem de ferro, se o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn não tivesse feito um pouso de emergência em Tatooine a jornada dos Skywalkers nunca teria começado, se Neo não encontrasse Matrix em suas noites de hacker ou a família Wayne não tivesse saído àquela noite nenhum deles teriam recebido o ”chamado” que transformaria, ao seu modo, a vida de cada um deles. Tornando-os mais fortes. Isso somente ocorreu, pois coisas aconteceram pra eles, e aí eles reagiram fazendo outras coisas acontecerem.

Por outro lado enquanto os superamigos discutem o poderiam presentear a um homem que pode ter o que quiser. Na historia “O Legado das Estrelas” Allan Moore mostra o dia do aniversário do Superman quando Mulher-Maravilha, Batman e Robin encontram Superman em um transe causado por uma espécie de planta alienígena, presenteada por um de seus inimigos.

Esta planta-parasita tem o poder de revelar o maior desejo na mente de seu hospedeiro. No caso do homem de aço ao contrario do que podemos imaginar ele apenas sonha com uma vida simples, sem poderes em seu planeta natal, com a sua mulher e filhos.

Isto prova que nunca ninguém está satisfeito com que é ou possui, pois até o Superman, o super-herói mais poderoso que conhecemos, deseja apenas uma vida normal.

São os acontecimentos, problemas e desafios ao nosso redor que nos propiciam o cenário para nos tornarmos heróis.

Então ao invés de reclamar do que está acontecendo ao seu redor porque você não experimenta ouvir o chamado para a sua jornada do herói?

Se você observar perceberá que existem basicamente três tipos de personagens nos quadrinhos e filmes: os heróis, os vilões e os figurantes, aquelas pessoas sem muita importância para a história, estão lá apenas para serem reféns dos perigos e serem salvas.

Cabe a cada um de nós perguntarmos a si mesmos quem desejamos ser em nossa historia de vida.

Suce$$o

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(4)
Tags: autoconhecimento carreira chacoalhacional coach coaching gestão liderança neurocomportamento recinella