Um hábito para impulsionar sua carreira

Planejar o seu dia na noite anterior pode ser fator determinante na capacidade de produzir resultados

#1. Planeje seu dia.

Sem um planejamento efetivo da sua agenda, você facilmente conseguirá ser direcionado para outras atividades menos importantes e com menor grau de urgência. Essa é uma cilada constante na vida das pessoas. Chegar ao final do dia e descobrir que você não realizou nada importante geralmente é frustrante.

Elabore uma lista das coisas que você tem que realizar no dia seguinte e decida aonde estão suas maiores prioridades. Uma sugestão é: sempre faça isso na noite anterior.Para iniciar pode ser suficiente uma folha de papel e uma caneta.

Faça uma lista com as três coisas mais importantes, inicie pela mais difícil. Pela manhã seu corpo está mais descansado e sua capacidade de resolução de tarefas é maximizada. 

Focar em três tarefas elimina um problema comum aonde as pessoas anotam - quando anotam - dezenas de atividades que não conseguem completar. Atualmente existem aplicativos (Todoist/Evernote) para smartphones que facilitam o acesso aos seus objetivos diários. Há relatos de pessoas que realizam apenas essas três grandes tarefas e consideram que seu dia foi extremamente produtivo.

Fazer uma lista dessa forma dificulta o sentimento de fracasso quando você tem uma lista enorme e não consegue fazer quase nada.

Tente ser realista. Não tente criar uma lista que está além das suas capacidades para aquele dia.

Algo que pode facilitar a criação da sua lista é a “Matriz de urgência de Eisenhower”.
Segundo esta matriz, podemos utilizar quatro grandes blocos. O primeiro bloco são as coisas importantes e urgentes. O segundo bloco engloba as coisas que são importantes, mas não são urgentes. O terceiro bloco é composto por coisas não importantes, mas que são urgentes. Por fim, o quarto bloco possui coisas não importantes e não urgentes.

Se essa matriz fizer sentido para você, comece resolvendo as coisas que estão no primeiro quadrante. Ainda, você pode adicionar um tempo específico para cada tarefa, com alguma margem de erro e incluir pausas. (Pomodoro)

Algumas pessoas separam as tarefas por manhã, tarde e noite, pois, acreditam que a matriz de Eisenhower deixa muito rígida a agenda.

De qualquer forma, a ideia central é separar seu dia em atividades que gerem valor para seu trabalho e bem estar.

Isso tudo faz algum sentido para você? Posta aí nos comentários as técnicas que vocês utilizam! Vamos nos desenvolver mais!!! 

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: carreira desempenho empreendedorismo empresa performance produtividade trabalho

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração