Mais comentada

Uma dica rápida de como iniciar um negócio em consultoria ambiental

Quer saber por onde começar um negócio de Consultoria Ambiental ou posicionar melhor a sua empresa no mercado? Leia a seguir as dicas:

Resolvi escrever este post porque muitas pessoas têm me procurado pedindo uma dica de como iniciar seu negócio na área de Consultoria Ambiental.

De cara eu vou falar sobre um dos maiores erros que a maioria das pessoas, quando vai abrir a sua consutoria ou quando quer ampliar sua atuação, comete:

Oferecer todos os produtos possíveis e imagináveis!

Sim, isso mesmo.

Ao contrário do lhe parece quando você amplia demais a sua área de atuação mais difícil fica de você conquistar novos clientes ou fidelizar os clientes que você já tem. Principalmente se você está iniciando um negócio do zero.

Portanto, a minha dica é:

DEFINA O SEU CORE BUSINESS

Core Business é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia da sua empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.

Definir o Core Business de uma empresa é um ponto crucial da estratégia empresarial no mercado de hoje. Ele precisa ser forte e bem definido e é isto que posiciona uma empresa, sendo importante fonte de vantagem competitiva. O Core Business é a força de uma empresa que deve ser estrategicamente trabalhado com o objetivo de identificar o seu maior competidor, a fim de traçar estratégias, expandir e manter as suas vantagens comerciais.

Alguns dos riscos de se definir de maneira equivocada o Core Business, ou não dar a devida atenção para tal, é a ineficácia na utilização dos recursos do negócio, além de enfrentar dificuldades para trabalhar com a concorrência e buscar abranger segmentos diversos sem estratégia definida. O crescimento sustentável requer liderança do core business, e todos os colaboradores da empresa, nos diversos níveis, devem ter acesso a esta informação.

A seguir eu apresento as principais dicas para definir o Core Business para você que atua como consultor ambiental:

1.Reconheça a sua especialidade, tenha-a bem clara e definida, para depois trabalha-la em seu planejamento de uma maneira fortemente diferenciado;
2.Verifique os serviços prestado aos seus clientes mais fiéis e saiba porque eles chegaram até você.
3.Entenda a necessidade de seus clientes e desenvolva valor para eles;
4.Desenvolva um modelo de serviço que você possa replicar.

Se você vai iniciar um o seu negócio como consultor ambiental agora, as dicas são as mesmas mas com algumas peculiareidades.

1.Elenque os serviços que você mais se destaca, que mais tem facilidade em desempenhar, tem um maior conhecimento ou mesmo um conhecimento diferenciado dos seus concorrentes;
2.Analise o mercado, entre suas especialidades elencadas, verifique o serviço mais procurado pelos seus possíveis clientes;
3.Entenda a necessidade deles e estude formas de se diferenciar da concorrência para agregar valor ao seu produto;
4.Desenvolva um modelo de serviço que você possa replicar.

Com o Core Business definido o próximo passo é realizar a prospecção de clientes e os alvos certos!

A maioria dos especialistas e consultores que obtem sucesso na área ambiental afirmam que uma prospecção de cliente bem feita significa metade da sua venda fechada.

Sim, venda fechada.

Alguns profissionais acreditam que porque oferecem serviço especializado não trabalham com vendas.

Big mistake!

Segunda dica: assuma que você é um vendedor! E à partir de agora deverá trabalhar como tal se quiser também obter sucesso na área de consultoria ambiental. Não basta somente entender e dominar as áreas técnicas. Por melhor que você seja, se não for um bom vendedor dificilmente conseguirá captar e reter estes clientes para o seu negócio.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(2)
Tags: carreira, consultor ambiental, consultor em sustentabilidade, consultoria ambiental, consultoria em sustentabilidade, core business, desenvolvimento profissional, engenheiro ambiental, gestor ambiental, profissional ambiental, profissional de meio ambiente