Universidade corporativa: educação profissional em alto nível

Descubra o que a educação corporativa pode fazer pelo desenvolvimento das competências dos seus colaboradores

(*) Por Pierre-Jean Quetant
Já passou pela sua mente, em algum instante, a possibilidade de ter na empresa um espaço 100% dedicado a treinamento e desenvolvimento? Quem sabe ter até uma universidade corporativa, assim como diversas empresas que possuem presença mundial?

Investir em uma universidade corporativa é uma decisão importante. Com a estrutura e o planejamento adequados, isso tem um ótimo potencial de retorno positivo. Saiba, porém, que levar em consideração apenas as vantagens da universidade corporativa não basta.

É necessário analisar diversas variáveis para ter a certeza de que é o momento certo da sua empresa levar essa ideia adiante. Continue lendo o artigo de hoje, pois vamos explicar tudo sobre isso!

Contexto geral de uma universidade corporativa
A universidade corporativa é um ambiente (físico, virtual ou ambos) de ensino vinculado a uma empresa pública ou privada. Diferente de uma parceria com uma instituição externa, a universidade corporativa já nasce com o DNA da empresa que a originou em sua essência.

Os cursos de uma universidade corporativa são pensados para desenvolver as competências da equipe com o máximo de eficiência. A personalização é uma das vantagens da universidade corporativa, pois as aulas são feitas com base nas estratégias e nos objetivos da empresa.

A universidade corporativa é tão diferente assim da tradicional?
Os conceitos básicos são semelhantes aos de uma universidade tradicional, mas há fatores que tornam a universidade corporativa algo exclusivo. O modelo de instituição de ensino tradicional, normalmente, se direciona bastante à parte teórica, sem um foco definido. A universidade corporativa se difere por ter finalidades específicas.

A autonomia está entre as vantagens da universidade corporativa. Você tem mais controle sobre o conteúdo e pode adaptá-lo conforme a estratégia de treinamento e desenvolvimento que considerar apropriada. Entende a importância disso, não é?

Pensa nos benefícios de ter uma universidade corporativa...
Vamos ao que interessa: os benefícios de ter uma universidade corporativa! Listamos abaixo tudo o que você precisa saber:

• Reforço da cultura organizacional: cursos com estrutura voltada ao fortalecimento do conjunto “missão, visão e valores” estão entre as principais vantagens da universidade corporativa – caminho fundamental para a sensação de pertencimento, o engajamento e o protagonismo dos participantes;

• Gestão do tempo: os cursos da universidade corporativa costumam ter uma duração menor do que os de uma universidade tradicional;

• Promoção de habilidades específicas: outra das vantagens da universidade corporativa é preparar os participantes para competências e funções específicas e bem delimitadas. Enquanto uma universidade comum pensa no mercado de trabalho como um todo, a universidade corporativa fixa a formação pensada para as necessidades do colaborador e da empresa;

• Gestão de talentos: colaboradores percebem a universidade corporativa como uma amostra maior de preocupação com o desenvolvimento humano e profissional. Com isso, eles tendem a permanecer na empresa. Reter talentos também é favorável ao ROI, pois os custos para repor vagas de substituição costumam ser altos.

Ainda tem mais! A universidade corporativa permite inúmeras possibilidades!
Sabe o que é mais sensacional ainda sobre a universidade corporativa? Como ela possibilita uma implementação de uma gestão de competências, que desperta o melhor dos participantes sob todos os aspectos.

Eles estão amparados por uma empresa que cuida da formação deles e se sentem confiantes para ser responsáveis pelas próprias trilhas de aprendizagem. O protagonismo, de que tanto falamos, novamente aparece como uma das muitas vantagens da universidade corporativa.

Seguros de si, os participantes são capazes de orientar a formação e a capacitação dos colegas. Aqueles que ensinam têm o sentimento de ser importantes no processo de educação corporativa. Os aprendizes, sejam eles colaboradores veteranos ou recém-chegados, se encorajam pelo aprendizado direto com quem vivencia a rotina plenamente. A formação na universidade corporativa ganha incríveis aspectos colaborativos!

Quando implementar a universidade corporativa na empresa?
Muito cuidado ao decidir quando é o momento certo de criar uma universidade corporativa. Um plano de aprendizagem viável para isso é um projeto de longo prazo, que demanda atenção exclusiva.

Vale enfatizar que ter uma central de treinamento e desenvolvimento na própria empresa é um investimento favorável para a redução de custos. As vantagens da universidade corporativa ficam sempre ao alcance de toda a equipe.

Todos, desde a presidência até os colaboradores que serão contemplados pela universidade corporativa, precisam se comprometer com a proposta. As tecnologias disponíveis também devem ser as mais atualizadas para que o treinamento ocorra com segurança e estabilidade.

Imagina só uma falha no sistema ou lentidão pelo excesso de pessoas online... não dá certo. Portanto, a nossa dica para concluir por hoje é: priorize a escolha de um sistema completo e eficiente de educação corporativa.

(*) Pierre-Jean Quetant – Atua como Country Manager Learning Tribes Brasil. Formado como Administrador de empresas pela Grenoble Ecole de Management e como Tecnólogo em Eletrônica e Informática Industrial, pela Université Jean Monnet Saint-Etienne. Quetant já passou por empresas como Neurograff Eletromedicina Ltda, Smart Cursos, EGG CRM Brasil, Uneequip (fundador), Wheelabrator Allevard, AGOMEZ LTDA, Sony Music Entertainment, PAUL HARTMANN AG.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: corporativo educacao empresa equipe treinamento