Mais comentada

Vender é uma ciência! Treine seu vendedor e converta visita em venda.

O artigo fala sobre como escolher melhor seus vendedores e a necessidade de treinar estes profissionais.

TREINE SEU VENDEDOR E CONVERTA VISITA EM VENDAS


Sim, uma ciência que deve ser desenvolvida dia-a-dia, o vendedor necessita conhecer o produto, o mercado, o cliente, a condição comercial e o principal, adequar cada cliente a condição comercial. Um erro cometido por vendedores e gestores comerciais que não são profissionais é liberar condição comercial para o cliente que não irá nem repassar a condição para o cliente final, melhorando o preço do produto na gondola e nem irá aumentar sua participação no mix de sua loja.


Por isso vender é uma ciência onde se faz necessário ter treinamento e desenvolvimento. E desenvolver uma equipe de vendas é investir nos vendedores, criar uma cultura vencedora, treina-los para que tenha autonomia, disciplina, atitude e coragem. Bons vendedores estão no mercado para converter visitas em pedidos e para isso precisam de TREINAMENTO constante e motivação pessoal e financeira. O vendedor não pode se sentir sozinho, ele precisa ter apoio da empresa para que seja auto motivável todos os dias.


Desenvolver uma equipe de alta performance tem seu início na contratação dos vendedores, nunca podemos contratar vendedores que tem outros negócios paralelos, precisamos ter homens de vendas que respirem vendas, que se incomodem com vender pouco, que conheça o cliente, que esteja disposto a sair sem horário de voltar para casa, mesmo que hoje as pessoas tenham a vontade de vender por whatsapp, e-mail, sistema, etc. a visita é condição para que o cliente saiba que o vendedor está presente e tenha confiança.


Após encontrar este vendedor é necessário treinar, treinar, treinar, passar conhecimento do produto, quem são os produtos concorrentes e de quem, dentre outras informações necessárias para que o vendedor esteja sempre conectado a empresa mesmo estando longe da sede.


Um pedido NUNCA pode ser moroso, chegou na empresa, foi aprovado pelo crédito e cobrança precisa ser liberado. O vendedor fez sua parte de vender e agora precisa acompanhar a venda até a baixa do título, por isso precisa estar treinado para saber que sua importância vai da venda até a liquidação do boleto.


Vendedor que não sabe quanto tem que vender NÃO CUMPRE META. Este número precisa ficar martelando na cabeça do vendedor o tempo inteiro, ele precisa sair da reunião mensal com este número e não pode nunca deixar de saber quanto precisa diariamente vender. Se não cumprir meta diária não alcança meta mensal e portanto seu esforço será jogado fora. Mas não é somente o gestor ficar cobrando, ligando, enviando mensagem, enviando e-mail. Para que o vendedor consiga cumprir sua meta é preciso que tenha apoio.


Negociações precisam ser pensadas estrategicamente, levando em consideração posicionamento da marca, do produto e participação no mercado, então o vendedor precisa aprender de forma a fazer sempre negociações ganha-ganha.
Se ao contratar um vendedor, encontrar um profissional que esteja determinado a desenvolver sua carreira como vendedor, que está pronto a correr riscos, que irá buscar a venda de qualquer forma, tenha certeza terá uma equipe que VENDE. Mas sempre será necessário treinar e desenvolver este vendedor, o investimento se converterá em VENDA.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)